Após semanas de incerteza e declarações públicas dos responsáveis da emissora estatal do Estado de São Marino que colocaram em dúvida a continuação do país no Festival Eurovisão, a SMRTV confirmou, esta manhã, oficialmente, a participação de São Marino no Festival Eurovisão 2026. A confirmação foi feita através das redes sociais da emissora, com um acordo entre a SMRTV, o Ministério do Turismo e a Media Evolution a garantir a realização do San Marino Song Contest até 2028.
"Estamos a investir num ativo turístico de alto valor. O objetivo é projetar a República de São Marino num cenário continental, promovendo o turismo e a economia" frisou Federico Amati, Secretário de Estado do Turismo, semanas depois do Conselho de Estado de São Marino ter alocado uma verba de 350 mil euros para a participação no concurso internacional do próximo ano. Por sua vez, Roberto Sergio, da SMRTV, realçou "a missão de serviço público, ao garantir produtos televisivos de alto padrão técnico e editorial, bem como a representação com orgulho do nome de São Marino da Europa".
Por fim, Denny Montesi, CEO da Media Evolution, entidade que voltará a ser a responsável pela produção da final nacional, destacou que o objetivo é "descobrir e desenvolver talentos, oferecendo uma experiência de alto nível que prepare cada artista para o palco internacional da Eurovisão", destacando que novos detalhes sobre a final nacional serão anunciados posteriormente.
De realçar que, recentemente, a SMRTV recusou-se a avançar com a confirmação da participação de São Marino no Festival Eurovisão 2026, frisando que a decisão final apenas seria tomada após a resolução dos desacordos da mesma com a EBU/UER relativamente ao concurso.
São Marino estreou-se no Festival Eurovisão em 2008, contando com 15 participações desde então e 4 presenças na Grande Final (2014, 2019, 2021 e 2025), tendo como melhor resultado o 19.º posto de Serhat em Telavive. Em 2025, Gabry Ponte representou São Marino com "Tutta L'Italia": depois do 10.º lugar na semifinal, o DJ alcançou o 26.º (e último) lugar na Grande Final com 27 pontos, fruto do 25.º lugar no júri (9) e o 20.º no público (18), onde recebeu os 12 pontos do televoto italiano.

Sem comentários
Enviar um comentário