A emissora da Irlanda - RTÉ - confirmou que ficará de fora do Festival Eurovisão 2026 caso a participação de Israel seja autorizada: "Seria inconcebível dada a contínua e terrível perda de vidas em Gaza".
Depois das declarações das emissoras da Eslovénia, Espanha e Islândia sobre um possível boicote ao Festival Eurovisão 2026 caso a participação de Israel seja autorizada, a emissora estatal da Irlanda - RTÉ - emitiu um comunicado a confirmar o boicote do país ao concurso caso Israel participe. O comunicado, difundido no site oficial da emissora, mostra a posição da emissora, garantindo que a decisão final da participação apenas será tomada após o anúncio da EBU/UER sobre a participação de Israel na edição de Viena.
Na Assembleia Geral da União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER), em julho, vários membros da EBU/UER levantaram várias preocupações sobre a participação de Israel no Festival Eurovisão da Canção.
A RTÉ gostaria de agradecer à EBU/UER pelo amplo processo de consulta iniciado após aquela reunião e pela extensão da opção de retirada da participação sem penalização financeira até dezembro.
A posição da RTÉ é que a Irlanda não participará do Festival Eurovisão da Canção 2026 se a participação de Israel for adiante, e a decisão final sobre a participação da Irlanda será tomada quando a decisão da EBU/UER for tomada.
A RTÉ considera que a participação da Irlanda seria inconcebível dada a contínua e terrível perda de vidas em Gaza. A RTÉ também está profundamente preocupada com o assassinato seletivo de jornalistas em Gaza, com a negação de acesso de jornalistas internacionais ao território e com a situação dos reféns restantes.

Disseram o mesmo sobre 2024 e 2025. 😴
ResponderEliminar