A Alemanha escolhe os seus representantes para o Festival Eurovisão 2026 numa final nacional. O Chefsache ESC não será usado como formato de seleção.
Depois da confirmação da participação no Festival Eurovisão 2026, a emissora alemã SWR, que assume a participação eurovisiva pela primeira vez desde 1978, já definiu o método de seleção dos seus representantes com uma final nacional televisionada no final de fevereiro. A transmissão acontecerá no horário nobre da ARD, conforme patente num comunicado enviado pela GEMA aos seus membros e destacado pela imprensa alemã.
Ainda que não tenha sido revelada a definição do formato, já está confirmado o fim do Chefsache, concurso introduzido na última temporada e associado a Stefan Raab e à RTL que, este ano, não terão qualquer envolvimento no processo de seleção eurovisivo.
As inscrições para artistas e compositores já estão abertas e prolongam-se até 22 de outubro, com o processo de seleção a dividir-se, posteriormente, em várias fases: numa primeira etapa, todas as canções serão avaliadas pela equipa editorial da SWR que avaliará a qualidade artística, vocal e a experiência mediática dos candidatos; os candidatos aprovados serão colocados à avaliação de um painel de especialistas do Festival Eurovisão que votará nos seus candidatos favoritos, com os mais votados a serem apurados para a final nacional televisionada.
Sem data definida, a final nacional será restrita a uma só gala - a Grande Final - com a emissora a confirmar que não serão realizadas quaisquer semifinais e/ou elminatórias, sendo que os resultados estarão a cargo do público alemão e de um júri internacional com especialistas da área musical.
Estreante em 1956, a Alemanha participou em 68 edições do Festival Eurovisão, falhando apenas a edição de 1996, ano em que falhou o apuramento na ronda de pré-seleção, registando duas vitórias (1982 e 2010). Em Basileia, Abor & Tynna e "Bailer" representaram o país terminando em 15.º lugar com 151 pontos, fruto do 13.º lugar no júri (77) e o 11.º no televoto (74), não tendo sido pontuada por Portugal.

Sem comentários
Enviar um comentário