A emissora belga VRT declarou o apoio aos países que ameaçaram boicotar o Festival Eurovisão 2026 em caso de participação de Israel e admite não transmitir a competição.
A Bélgica é o único país a concurso no Festival Eurovisão cuja participação é partilhada por duas emissoras estatais - RTBF e VRT. Com a participação na edição de 2026 a estar a cargo da emissora de língua francesa (RTBF), que anunciou que o processo de seleção dos representantes já está em andamento apesar da decisão da participação apenas só ser tomada em dezembro, a emissora VRT emitiu um comunicado sobre o Festival Eurovisão 2026 onde declara que "compartilha e apoia a posição dos países" que ameaçam desistir do concurso devido à presença de Israel.
A emissora flamenca admite ainda esperar um "sinal forte" por parte da União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) relativamente à questão de Israel, destacando que, caso o sinal não seja "forte o suficiente", reserva-se ao direito de não transmitir a presente edição do Festival Eurovisão.

Esqueçam. Nenhum país vai desistir caso Israel permaneça.
ResponderEliminarEm 2024 e 2025 também não sei quantas estações de TV tentaram chantagear a EBU UER e depois nenhum se retirou. 😂