A emissora ucraniana Suspilne confirmou a participação da Ucrânia no Festival Eurovisão 2026. O Vidbir 2026 será usado como final nacional.
Semanas depois de ter realizado uma reunião informal com seguidores do formato, emissora pública ucraniana - Suspilne - confirmou, esta manhã, a participação da Ucrânia no Festival Eurovisão 2026 em Viena. O anúncio foi feito por Oksana Skybisnka, chefe de delegação do país, que confirmou a utilização do Vidbir como final nacional tal como acontece desde 2016.
"Em 2026, a Eurovisão terá uma edição muito especial ao comemorar a 70.ª edição. Com eventos desta dimensão, só podemos esperar uma grande atenção da imprensa e, para a Ucrânia, esta é uma oportunidade para elevar a sua voz e, uma vez mais, confirmar a força e singularidade do nosso ADN musical" frisou, "Considerando os desafios impostos pelo último concurso, queremos provar que, antes de mais, a Ucrânia impressiona com artistas de qualidade que compõem música de nível europeu. Este concurso, que atrairá a atenção mundial, é a melhor oportunidade para tal.".
Estreante em 2004, a Ucrânia é um dos países com maior sucesso no Festival Eurovisão, contando com 3 vitórias (2004, 16 e 22) e nunca tendo falhado o apuramento para a Grande Final. Em Basileia, o país foi representado pelos Ziferblat com "Bird of Pray": depois do triunfo na semifinal, a canção ficou em 9.º lugar na Grande Final com 218 pontos, fruto do 14.º lugar no júri (60) e o 6.º no televoto (158), tendo recebido 18 pontos de Portugal (10 do televoto e 8 do júri).

Sem comentários
Enviar um comentário