Slider

ESC2026: RTCG aprova participação de Montenegro no Festival Eurovisão 2026

 


 A emissora de Montenegro aprovou, por maioria, a participação do país no Festival Eurovisão 2026. O método de seleção será revelado em breve.

De regresso ao Festival Eurovisão em 2025, o que culminou com o último lugar na semifinal com apenas 12 pontos (todos oriundos da Sérvia), Montenegro continuará a concurso no Festival Eurovisão em 2026. A decisão foi tomada em reunião da direção da RTCG que reuniu ontem com a participação eurovisiva a ser um dos pontos da reunião, contrariando os rumores iniciais que apontavam que a decisão apenas seria tomada em setembro.

Contudo, as opiniões dos membros do Conselho de Administração da RTCG divergiram. Camović Veličković manifestou-se contra a participação do país no Festival Eurovisão, enfatizando a inutilidade do investimento público no evento, sendo também bastante crítico com o Montesong, final nacional montenegrina para a edição de 2025, que terminou envolta em polémicas.

Em contrapartida, Janko Ljumovic defendeu a importância da presença de Montenegro no certame: "A Eurovisão é organizada de tal forma que as emissoras públicas são as produtoras do evento. Acredito que, independentemente de todas as tendências, a nossa ausência do concurso é uma perda que não podemos permitir" defendeu. Também Boris Raonic, diretor geral da RTCG, garantiu que a participação de Montenegro em 2026 não está em questão, ficando apenas por definir o método de seleção: "O nosso orçamento para a Eurovisão é, pelo menos, dez vezes menor do que o orçamento de outras emissoras públicas. Além disso, pelo menos metade do nosso financiamento vem de patrocinadores".

Posteriormente, o Conselho de Administração da RTCG votou um regulamento relativo ao processo de escolha dos seus representantes, cujo conteúdo não foi revelado, sendo o mesmo aprovado por maioria, com três votos a favor e uma abstenção. 

Montenegro conta com 13 participações no Festival Eurovisão desde 2007, com o melhor resultado a remontar a 2015, com o 13.º lugar de Knez. Em Basileia, naquela que foi a primeira participação desde 2022, Nina Žižić representou o país com "Dobrodošli" tendo terminado em 16.º (e último) lugar na semifinal com 12 pontos, todos oriundos do televoto da Sérvia.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte: RTCG / Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.