O Conselho Municipal aprovou, por maioria, o plano de candidatura e financiamento para acolher o Festival Eurovisão 2026.
Depois do anúncio da União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) e da emissora austríaca ORF em que Innsbruck e Viena disputarão, nas próximas semanas, o direito de receber o Festival Eurovisão 2026, a cidade de Innsbruck aprovou ontem, 17 de julho, o plano de candidatura e financiamento para receber o concurso. A proposta foi aprovada por maioria em Conselho Municipal, com 22 votos a favor e 18 contra, com a proposta a contar com o apoio da coligação governamental formada pelo partido do presidente da câmara, JA – Jetzt Innsbruck, o Partido Social-Democrata (SPÖ) e os Verdes.
O presidente da câmara, Johannes Anzengruber, destacou o acordo financeiro estabelecido entre o município e os setores do turismo e da economia: "Conseguimos definir um excelente acordo de financiamento em conjunto com os setores do turismo e da economia. A contribuição destes parceiros é superior à da cidade. Este foi o ponto crucial, pois Innsbruck não poderia suportar os custos sozinha. Desta forma, o projeto torna-se viável e exequível.".
A oposição à candidatura veio dos partidos FPÖ (Partido da Liberdade da Áustria), KPÖ (Partido Comunista da Áustria), Liste Fritz, Das Neue Innsbruck e Alternative Liste, que manifestaram preocupações quanto à transparência financeira, à sustentabilidade do projeto e aos custos com segurança. O FPÖ chegou mesmo a classificar a candidatura como um "desastre financeiro".
O custo total previsto para a organização do certame ronda os 17 a 19 milhões de euros, sendo que cerca de um terço seria assegurado diretamente pelo município de Innsbruck, e o restante suportado por parceiros turísticos e patrocinadores privados.
Se for escolhida, Innsbruck tornar-se-á a primeira cidade fora da capital austríaca a acolher uma Eurovisão. O centro nevrálgico do evento será a icónica Olympiahalle, palco dos Jogos Olímpicos de Inverno e situada no complexo compacto e pedonal OlympiaWorld. A cidade propõe uma Eurovisão acessível, sustentável e cénica, com todos os espaços – arena, centro de imprensa e zonas de fãs – localizados a menos de 15 minutos a pé, sob o lema "Together on Top" ("Juntos no Topo"). Além da arena principal, o plano de candidatura inclui a instalação da Eurovision Village na Landestheaterplatz, em pleno coração do centro histórico da cidade.
Sem comentários
Enviar um comentário