Fora do concurso desde 2012, a Eslováquia poderá regressar ao Festival Eurovisão em 2026 com a STVR a admitir reavalar a participação no certame.
A emissora pública da Eslováquia, STVR, anunciou que irá reavaliar sua possível participação no Festival Eurovisão da Canção, após mudanças em sua direção. A informação foi confirmada por Filip Púchovský, representante do Departamento de Marketing e Comunicação da emissora, em entrevista ao site ESC Spot.
Segundo o comunicado divulgado, a STVR afirma que a participação da Eslováquia no Eurovision já foi analisada diversas vezes no passado, com destaque para os altos custos envolvidos no processo. "Há muito tempo se comprovou que os custos da participação plena – incluindo taxas de licenciamento, produção e logística – são desproporcionalmente altos em relação às receitas ou à percepção pública", destacou a emissora.
A STVR ressaltou ainda que, como instituição pública, enfrenta prioridades concorrentes no orçamento, priorizando o investimento em conteúdos originais, produção de programas locais, jornalismo e apoio a jovens talentos do país.
Apesar dos obstáculos, o canal abriu a porta para uma possível solução por meio de parcerias externas. "A Eslováquia é um país pequeno, com um mercado de mídia e orçamento público limitados. Alguns países de tamanho semelhante participam do Eurovision, mas frequentemente em cooperação com o setor privado ou com o apoio de parceiros patrocinadores. A Eslováquia ainda não se beneficiou dessa forma de financiamento.".
Com a chegada de uma nova direção à STVR, há planos para reavaliar projetos internacionais, incluindo o Eurovision. Segundo a emissora, um retorno poderá ser considerado caso as condições orçamentárias e artísticas sejam favoráveis.
Sem comentários
Enviar um comentário