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[Olhares sobre o ESC2025] Alemanha, França e Reino Unido


Olhares sobre o Festival Eurovisão 2025 continua com a análise dos três finalistas automáticos que atuam na segunda semifinal: Alemanha, França e Reino Unido.  

Cada comentador pontuou todas as canções a concurso segundo a escala de pontos da Eurovisão, e comentou um lote de canções, distribuídas aleatoriamente. 

Olhares sobre o ESC2025 - Alemanha


Adão Nogueira - A Alemanha este ano será representada pelo duo de irmãos Abor & Tynna. Este duo irá interpretar "Baller", que é uma fusão de hip-hop, pop e eletrónica, destacando-se pela sua produção moderna. Acaba por cair um pouco na repetição, mas caso Tynna recupere dos percalços que tem sofrido em conjunto com o seu refrão refrescante, poderão ter um dos melhores resultados dos últimos anos.

Gonçalo Canhoto 18 anos depois, a Alemanha volta a trazer o seu idioma ao concurso europeu. O país faz-se representar por “Baller”, uma proposta catchy, moderna e fresca, que tenta inverter os crónicos maus resultados dos últimos anos. O maior trunfo desta aposta é refletir com autenticidade a sonoridade que domina os gostos musicais de grande parte dos jovens alemães. Ainda assim, e apesar de apreciar a canção, permanece a incerteza perante o que esperar da atuação ao vivo. Entre cancelamentos e dúvidas, Tynna ainda não nos deu uma performance vocal segura que permita descansar os fãs e reforçar a confiança no duo. O futuro do país dependerá da resposta a duas questões: Irá conseguir conquistar o voto do público jovem? Os jurados estarão dispostos a valorizar a ousadia?

Marcelo Silva - “Baller” é uma canção pop contemporânea com influências de hip-hop e música eletrónica, que mistura energia e caos de forma muito própria — uma espécie de “bela catástrofe” à moda alemã. Embora a proposta ainda não me convença totalmente, é de valor destacar o regresso da Alemanha à sua língua nativa, algo que não víamos desde 2007, o que traz identidade e autenticidade à performance.

Nuno Carrilho - Um mixed feelings que nem sei por onde começar. "Baller" é uma canção que tanto dá para estar a ouvir em loop (ou para ser a minha escolha predileta para stories do Instagram) ou então um surto tão grande que passo logo à frente... Depende do dia e da maré... Nota positiva para o uso do alemão, a primeira vez em quase duas décadas, e para o "captar" de novas gerações para a Eurovisão. Sobre os resultados? Acho que pode acontecer tudo...

Patrícia Gargaté - A canção da Alemanha é morna e sensaborona. Compreendo que tenha conquistado algum público, mas sinto que não é para mim. Precisa claramente de algo mais inovador para se destacar. Ponto positivo para o facto de cantarem em alemão. Tudo o resto… meh. 

Pontuações da Alemanha

Adão Nogueira - 4 pontos
Alina Aleixo - 1 pontos
Emanuel Nabais - 6 pontos
Gonçalo Canhoto - 8 pontos
Hugo Sepúlveda - 6 pontos
Ivo Mendonça - 7 pontos
João Diogo - 7 pontos
Madlen Tutelian- 10 pontos
Marcelo Silva - 3 pontos
Nuno Carrilho - 7 pontos
Patrícia Gargaté - 6 pontos
Pedro Espírito Santo - 4 pontos
Rita Fonseca - 6 pontos

Total: 75 pontos

Olhares sobre o ESC2025 - França


Ivo Mendonça - A mensagem que França traz é fortíssima, uma balada muito forte que enaltece o papel de qualquer mãe. Vai ser certamente um momento bastante bonito e emotivo em palco, e Louane vai ser capaz de agradar ao público com o seu olhar e palavras. Pode vir a ser um dos momentos épicos da noite. Boa sorte.

João Diogo - França prometeu muito mas acabou por desiludir com “maman”. É pena pois este poderia ser o seu ano (estou convencido que Slimane venceria este ano). Não me interpretem mal: é das melhores composições do ano, mas não é uma vencedora. E acho que poderá até ter alguns problemas na hora da votação. Se o staging não for bom o suficiente corre o risco de cair no esquecimento. Espero que isso não aconteça. É fofinha, é tocante, mas tem um quê bastante alto de inofensiva também.

Rita Fonseca - Existiu uma grande expectativa em volta da Louane e a sua aposta para a Eurovisão. Confesso que ao início, as expectativas ficaram aquém, mas como sou um coração mole, aos poucos a canção foi-me conquistando. Em termos vocais, nada a apontar. Estou extremamente curiosa para ver a aposta em palco. Não será um Slimane com certeza, mas com uma boa aposta, poderá chegar perto. Não gosto da língua francesa, mas não resisto a uma boa balada em francês, vai-se lá perceber porquê. Se ela trouxer a filha ao palco para cantar “Maman”, será o meu fim.

Pontuações de França

Adão Nogueira - 8 pontos
Alina Aleixo - 4 pontos
Emanuel Nabais - 7 pontos
Gonçalo Canhoto - 8 pontos
Hugo Sepúlveda - 8 pontos
Ivo Mendonça - 7 pontos
João Diogo - 8 pontos
Madlen Tutelian- 12 pontos
Marcelo Silva - 8 pontos
Nuno Carrilho - 8 pontos
Patrícia Gargaté - 8 pontos
Pedro Espírito Santo - 5 pontos
Rita Fonseca - 8 pontos

Total: 99 pontos

Olhares sobre o ESC2025 - Reino Unido


Alina Aleixo - O próprio título já entrega aquilo que esta canção promete: uma confusão. A letra é cómica e leve, com um tema que faz lembrar a "Last Friday Night" de Katy Perry, e as variações melódicas do princípio ao fim são propositadas para enfatizar ainda mais o caos de que falam. No entanto, não me parece que nada disto seja suficiente para fazer o Reino Unido triunfar este ano. Falta intensidade, força, algo que a torne surpreendente e inesquecível... Infelizmente creio que aos olhos do público será apenas só mais uma canção em que anseiam pelo início da próxima.

Emanuel Nabais - A impressão que me dá, é que cada ano a delegação britânica depara-se com a obrigação de escolher entre duas opções: ou levar uma boa canção, ou levar um bom cantor. As duas em simultâneo é complicado (Sam Ryder conseguiu romper com o paradigma, deus o abençoe). Os pontos que atribuo a esta proposta baseiam-se nas harmonias e numa prestação vocal que me parece muito boa. Quanto à canção, é um déjà vu de tantas outras. Outro grande problema é que da composição à letra, tudo tem uma temática tão...adolescente. E, na verdade, eu sou alérgico a tudo o que tem a ver com adolescência, os meus olhos reviram automaticamente. Sem paciência. Resumidamente, não amo, mas vejo aqui algum mérito. Boa o suficiente para fugir aos últimos lugares. 

Hugo Sepúlveda - “What The Hell Just Happened?” não sei, mas o Reino Unido lá foi subindo no meu top! Remember Monday trazem-nos uma canção caótica, ousada e energética sobre uma noitada também ela caótica! O primeiro impacto é que tudo parece muito confuso e pouco coeso devido às mudanças dos estilos musicais e isso pode fazer com que muita gente estranhe. Ainda assim, gosto da aposta arriscada e até original e especialmente das harmonias! Acredito que ao vivo elas consigam fazer uma boa actuação, já que são um grupo com alguma experiência. Não espero um grande resultado, mas seria bom que as Remember Monday tirassem o Reino Unido do “bottom 5”, pelo menos.

Madlen Tutelian - É uma canção radio friendly, mas ao mesmo sem muita personalidade, precisava ouvi-la muitas vezes para lembrar a melodia. O aspecto forte sem dúvida são as vozes e as harmonias entre as três, devem receber muito apoio do júri.

Pontuações do Reino Unido

Adão Nogueira - 12 pontos
Alina Aleixo - 5 pontos
Emanuel Nabais - 7 pontos
Gonçalo Canhoto - 7 pontos
Hugo Sepúlveda - 7 pontos
Ivo Mendonça - 8 pontos
João Diogo - 5 pontos
Madlen Tutelian- 5 pontos
Marcelo Silva - 10 pontos
Nuno Carrilho - 7 pontos
Patrícia Gargaté - 6 pontos
Pedro Espírito Santo - 5 pontos
Rita Fonseca - 6 pontos

Total: 90 pontos
1
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  1. Dan Carv19:01

    Alemanha
    Bonita morena a fazer estragos quase no fim da sua agitada atuação, usando e abusando de toda a energia que consegue ir buscar para manter até ao fim o belo espetáculo musical que nos proporciona. Um som contemporâneo que exige muito fôlego da bela intérprete.: 12 pontos para a minha favorita deste ano.
    França
    A lamechice é um argumento que muitos usam para provocar muitas emoções como a pena , a tristeza, a solidariedade, a lágrima fácil. A França recorre a este falso estratagema este ano para tentar reconquistar muitos pontos mas não vai contar com os meus para esta composição muito sórdida: 1 ponto.
    Reino Unido
    Muito espalhafato para nada. Uma desarrumação completa nesta canção, vozes esganiçadas apenas e brilhantismo nenhum.:1 ponto.

    Classificação:
    1º-Alemanha
    2º-Reino Unido
    3º-França

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