A emissora albanesa RTSH confirmou que estará a concurso no Festival Eurovisão Júnior 2025, naquela que será a sua décima primeira participação no formato infanto-juvenil.
A RTSH, emissora da Albânia, confirmou a participação do país no Festival Eurovisão Júnior 2025, com cidade anfitriã ainda por definir. Segundo a emissora, a canção albanesa será escolhida através do “Festivali Mbarëkombëtar i Këngës për Fëmijë në Shkodër”, saindo o representante albanês da categoria dos 9 aos 14 anos. Esta será a 63ª edição do Festival e tem, segundo o presidente da cidade de Shkodër, um significado crescente: "Estamos convencidos de que o tradicional palco do Festival de Shkodër, agora na sua 63ª edição, será ainda mais bem sucedido e gratificante para as dezenas de compositores de música infantil e centenas de jovens talentos que de lá emergem, e que vão ter agora um caminho claro para a representação internacional através da RTSH e da Eurovisão Júnior".
Até ao momento, o Festival Eurovisão Júnior 2025 conta com a confirmação provisória de dez países: Albânia, Croácia, Geórgia, Irlanda, Itália, Macedónia do Norte, Países Baixos, Polónia, Portugal e São Marino. Por outro lado, a Alemanha e a Estónia confirmaram a retirada do concurso, tendo participado em 2024, enquanto Austrália, Bélgica, Israel e Suécia confirmaram que não regressarão ao evento em 2025.
Estreante em 2012, a Albânia participou em 10 edições do Festival Eurovisão Júnior, tendo como melhor resultado o quinto lugar alcançado na edição de 2015. Em Madrid, o país foi representado por Nikol Çabeli com "Vallëzoj" terminando em 7.º lugar (o segundo melhor resultado de sempre) com 226 pontos.

Sem comentários
Enviar um comentário