Henka e "I Wanna Destroy U" conquistaram a última vaga na Grande Final do Festival da Canção 2025.
Depois de NAPA, Diana Vilarinho, Fernando Daniel, bombazine e emmy Curl terem conquistado o apuramento para a Final do Festival da Canção 2025 na primeira ronda, o público escolheu o sexto apurado da noite: Henka e "I Wanna Destroy U". Deste modo, A Cantadeira, Tota, Inês Marques Lucas e Luca Argel ft. Pri Azevedo ficam de fora da Grande Final da competição.
Estreante em 1964, Portugal conta com 55 participações no Festival Eurovisão, tendo 46 presenças na Grande Final e a uma vitória (2017). Em Malmö, Iolanda representou Portugal com "Grito": depois do oitavo lugar na semifinal, alcançando o inédito quarto apuramento consecutivo para a Final, a canção portuguesa alcançou o 10.º lugar com 152 pontos, fruto do 7.º lugar no júri (139) e o 20.º no televoto (13).
Boa sorte para a Henka. Mesmo que possa não vencer o festival, para mim já é uma vencedora! E é preciso dar uma abanadela a Portugal com pop alternativo!
ResponderEliminarA canção da Henka e do Fernando Daniel foram as melhores da noite mas das duas a que se enquadra melhor na Eurovisão é a da Henka. Este tipo de canção é sempre bem sucedida na Eurovisão e apesar de não ser o meu género de música vê se que é uma canção bem conseguida. O facto de querermos levar uma canção totalmente cantada em inglês não significa que deixemos de ser portugueses mas sim que estamos num concurso de canções porque é disso que a Eurovisão se trata. Deixem de ser mentes fechadas
ResponderEliminarSim, sempre. Tipo San Marino o ano passado com os espanhóis Megara, muito melhores que Henka. Bambie Thug (ou pelo menos o subversivo Doomsday Blues) é muito superior a este DESTROY, que literalmente soletra o que é (um pastiche datado de Evanescence com toques de Kittie (Brackish, 2000) no caso de alguém nao ter entendido. Portugal importa modas tarde. Espero que a Henka seja melhor q isto, mas a amostra deixa-me convencido que para importar mofo, e na incapacidade de Portugal ser pop sem se envergonhar, ou feito de maneira calculista, mais vale aprimorar o que ja sabemos que resulta. A RTP deve diversificar? Sim. Mas enquanto os Bombazine e outro pessoal com talento e que por la têm andado, continuarem com medo de produção que soe a 2025 porque arriscavam a soar POP, Exceção à Maro.
Eliminar00:39 Olá Anónimo. Claramente não conheces toda a rock scene ou metal scene, deixa-me explicar-te. Não é por uma mulher cantar um som com mais guitarrada que é igual a outra, ok? Megara não eram melhores que a Henka nem piores. São diferentes. Bambie Thug não tiveram (estou a usar os pronomes corretos btw;)) uma boa prestação no festival da canção da Irlanda, se te recordas. Só na Eurovisão é que tiveram um staging brilhante, aí sim, toda a gente passou a amar Bambie Thug. A música da Henka nada tem a ver com Evanescence. O Rock já não está na moda, é sempre bom ganharmos alguma cultura musical e irmos à procura porque há mais rock além de Evanescence e Kittie. Sim, estamos em 2025, portanto, bora lá citar nomes de 2025, right? :) Artistas inspiram-se uns aos outros, não é profundo. Portugal não importa modas tarde, Portugal tem um tradicionalismo e conservadorismo que não faz sentido em 2025. A Finlândia consome o tipo de música que a Henka faz e levou. Não há esta coisa de ''ai meu deus, que som datado, next''. E ainda bem. Por isso é que lhes correm tão bem, sabes o que é? Não terem medo do ridículo, coisa que aqui temos.
EliminarDizes que sabemos o que resulta, e o que será isso? Também sabemos que nada dura para sempre, vai chegar o dia em que a Europa vai encher o saco. Da mesma forma que criticamos certos países por levarem sempre pop, queremos ser o país da tristeza e das baladas porque...resulta? Hmmm. Nope.
A canção da Henka, que até me pareceu por momentos imperfeita e desafinada, é um universo a galáxias de distância daquilo a que fizemos um esforço para ouvir neste FC: portanto imagine-se o horror de piano-bar que está a ser, do qual Henka se distancia totalmente.
ResponderEliminarAliás, tenho a sensação, a impressão que quem escolheu estas composições tem em mente promover cantores para piano-bar ou acompanhamentos em jantares de casinos... e não propriamente para um espectáculo eurovisivo. Parece haver um "qui-pro-quo" baseado mais em promover a música portuguesa; porque se for esse o caso é uma promoção muito limitada no género. A música pimba deixou de aparecer e ela é portuguesíssima, por exemplo! Concluo que me contam balelas...
Eu sei que há muita gente que quer que levemos algo diferente... mas diferente não significa bom automaticamente. E quem ouvir estes discursos de mudança ainda pensa que não temos tido anos recentes bastante positivos ou que nem ganhamos a Eurovisão com algo que na altura a maioria considerou "mais do mesmo" e afirmou que nunca resultaria na Eurovisão.
ResponderEliminarRelembro que a última coisa que enviamos e era "a cara da Eurovisão " foi o Conan... e todos sabemos como isso correu.
Esta canção é completamente vazia de substância, dentro do género não é interessante e tem zero originalidade. Já vimos versões disto imensas vezes na Eurovisão (e nem sempre resultou).
Prefiro 1000 vezes uma canção mais parecida com o habitual mas com alguma coisa para dizer do que uma canção que é diferente só porque sim.
Também acho se é Portugal não é inglês e de preferência cantores portugueses
EliminarA música teria potencial se ela tivesse voz. Levar diferente só porque é diferente não me parece critério suficiente. A Henka desafinou, a voz é insuficiente para a axompanhar a qualidade que temos levado. Espero que ela resolva o tema na final, caso contrário, temos melhores candidatos que a opinião internscional já tem de olho.
ResponderEliminarNo ranking do site da eurovisão colocavam Portugal no 5º lugar. Agora descemos para o 11º lugar. Penso que se deve ao facto de ter havido uma expetativa grande em relação à canção da Henka. Contudo o staging não foi deslumbrante e a perspetiva é que fique pelo caminho no próprio festival doméstico. Assim sendo o que temos para dar já é mais do mesmo : choradinhos, tristeza ou coisas enfadonhas ...
ResponderEliminar