Slider

ESC2023: "Ai Coração" seria a vencedora da Eurovisão 2023 para 2 dos 178 jurados

"Ai Coração", canção portuguesa no Festival Eurovisão 2023, foi a favorita de 2 dos 178 jurados da edição deste ano, ainda que tenha recolhido 4 últimos lugares. Mimicat ficou ainda no top10 em 50 votações.


Representado por Mimicat e "Ai Coração", Portugal ficou em 18.º lugar na votação do júri na Grande Final do Festival Eurovisão 2023, recolhendo 43 pontos, descendo para o 23.º lugar na classificação final depois da votação do público. Contudo, analisando individualmente as votações dos 36 júris que poderiam votar em Portugal, prefazendo um total de 178 jurados, Portugal teria sido o vencedor para dois dos jurados deste ano.

Os jurados que colocaram Portugal no 1.º lugar da Grande Final integraram os júris da Grécia e Moldávia, países que foram os maiores contribuídores de pontos do júri para Portugal com 10 e 8 pontos, respectivamente. No júri da Grécia, onde Portugal terminou em 2.º lugar, "Ai Coração" recebeu, para além do 1.º lugar já mencionado, dois segundos lugares e um quarto lugar, com o quinto jurado a colocar a proposta portuguesa em 11.º lugar. Cenário parecido aconteceu na Moldávia, com Portugal a receber um terceiro lugar e dois nonos, para além do 1.º lugar de outro jurado, com o painel a fechar com o 11.º posto do último votante.

Em sentido contrário, para um jurado do Azerbaijão, Geórgia, Irlanda e Letónia, "Ai Coração" foi a pior canção da Final do Festival Eurovisão 2023, ainda que Portugal apenas tenha acabado em último lugar (25.º) na votação de Israel. Ainda assim, em 178 jurados, 31 colocaram Portugal no bottom 5 da Grande Final, com destaque para a Dinamarca (4), Israel (4) e Geórgia (3).

Contudo, recuperando os dados positivos da votação em "Ai Coração", a canção portuguesa recolheu 9 presenças no pódio dos jurados, com Croácia (1), França (1) e Espanha (2) a juntarem-se aos já mencionados Grécia (3) e Moldávia (2), bem como 15 presenças no top5 e 50 no top10 da edição, destacando-se a votação dos Países Baixos, onde Portugal recebeu apenas 5 pontos mas ficou no top10 dos cinco jurados do país.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte/ Imagem e Vídeo: Eurovision.tv


0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.