Slider

[Olhares sobre a Etapa Națională 2023] Quem representa a Moldávia no Festival Eurovisão 2023?


A sétima temporada do Olhares sobre as Finais Nacionais continua com escolha da Moldávia para o Festival Eurovisão 2023. Qual será a favorita dos elementos do painel a triunfar no Etapa Națională 2023?


Olhares sobre as Finais Nacionais continua hoje com o Etapa Națională 2023, final nacional da Moldávia para o Festival Eurovisão 2023. Dez candidatos estão na corrida para representar o país no Festival Eurovisão 2023 em Liverpool, sendo que o resultado final resultará da combinação do televoto e do júri.

Os vários integrantes do painel do ESCPORTUGAL Regiões foram desafiados a votar nas suas candidaturas favoritas, deixando um comentário sobre qual a canção que gostariam de ver a representar a Moldávia em Liverpool, havendo a registar a participação de 27 elementos que elaboraram o seu top dez na escala eurovisiva.

Conheça, de seguida, as preferências do painel de comentadores:

Victor Gulick - "Let's Dance" -  2 pontuações máximas


Alina Aleixo - Estou satisfeita com a variedade musical desta final nacional. Acho que qualquer que seja a canção vencedora tem potencial para se destacar na Eurovisão e alcançar um lugar na final, desde que apostem no staging. A minha canção favorita é "Let's Dance" de Victor Gulick. Um rock nostálgico, com uma vibe contagiante, capaz de dar cor ao palco eurovisivo. Temo que a voz do intérprete não seja das melhores ao vivo, mas até maio tem tempo de melhorar. Não me parece que vá ser esta a escolha da Moldávia, mas na minha playlist já garantiu o seu lugar e atrevo-me a dizer que é das melhores canções que ouvi este ano em finais nacionais.

Ricardo Mota - Honestamente não tenho muito a dizer sobre estas músicas. É uma final fraca, e não gosto particularmente de nenhuma, há uma ou duas boazinhas mas nada demais. 


 Surorile Osoianu - "Bade, bădişor, bădiţă" - 3 pontuações máximas



Catarina Ramos - "Bade" é o tipo de música que eu dou imenso valor na Eurovisão. Geralmente é a música que ninguém entende mas que chega a mensagem a toda gente. É super tradicional, simples e cheia de simbolismos que representam a Moldávia. É sempre bom voltar a ouvir músicas tradicionais dos países, acho que é a melhor forma de ser representado, e a Moldávia não poderia escolher melhor que esta música. 

Ivo Mendonça - O que quero ver quando penso na Moldávia? A atuação mais tradicional, mais positiva, e mais "anormalmente" interessante! E por isso, dentro de um leque de canções que parecem mais do mesmo (e embora goste e siga alguns dos seus intérpretes), escolho o grupo Surorile Osoianu - precisamos de uma atuação destas na Eurovisão! Boa sorte, Moldávia! Lai la lai la lai la!

Mateus Brandoliz - Adoro o charme da música tradicional moldava! O ano passado foi uma "chapada de luva branca" a muitos... A performance precisa de um pouco mais de dinâmica no palco, mas é facilmente contornável.

Cosmina - "Indestructible" - 1 pontuação máxima


Pedro Pires - Duas semifinais extremamente más não são, de todo, receita para uma boa seleção. Escolhi a canção “Indestructible” não por gostar dela, mas sim por ser a que menos detesto. A desafinação não é extrema e pronto, é uma balada. 

Aliona Moon - "Du-mă" -  4 pontuações máximas



João Diogo - Que sofrível ter de ouvir esta final moldava. Algumas destas propostas nunca deviam ter chegado aqui e deveriam ter feito uma final só com 4 canções. A minha favorita é a da regressada Aliona Moon. "Du-Ma" destaca-se pela originalidade e modernidade, uma verdadeira raridade quando comparada com as outras concorrentes. Seria um bom regresso de Aliona Moon ao palco da Eurovisão, onde já arrasou uma vez. Espero que o consiga pois não vejo os seus maiores rivais, que creio serem os Sunstroke Project e Pasha Parfeny, a irem muito longe em Liverpool.

Márcia - Os meus 12 pontos vão para a repetente Aliona Moon. Pessoalmente, acho esta proposta superior à canção com que representou a Moldávia em Malmo. Uma proposta musicalmente consistente, com um drop bastante interessante e que envolve muito bem com os sons mais tradicionais da canção. A potência vocal da Aliona dispensa correções, é absolutamente flawless

Mariana Fernandes - A minha decisão não foi de todo difícil para esta final. Fiquei curiosa quando vi os SunStroke Project por causa do nome que já têm no panorama eurovisivo, mas a música ficou aquém daquilo que já se conhece. Optei então pela Aliona Moon e a sua música "Du-ma". Tem tudo para quebrar aquele estereótipo da Moldávia nos últimos anos e apresentar algo mais sério. No entanto, é uma música igualmente cativante e que acredito que a artista chegue à final. 

Raquel Pinheiro - "Du ma" para mim é a vencedora. Contudo, penso que poderão querer ser mais marcantes com Nordika. 

                                                  SunStroke Project - "Yummy Mommy" -  3 pontuações máximas



Fábio Vieira - Foi a primeira música que ouvi da final e fiquei com a certeza de que não seria a minha escolha. Porém, graças à falta de qualidade/originalidade/ousadia da Moldávia, não tenho alternativa senão reconhecer que a experiência é um posto e os "repetentes" seguraram as pontas. Não chegando ao sucesso das músicas anteriores, os SunStroke Project voltam a fazer o que melhor sabem que é animar a festa.

Luís Coelho - É tudo tão fraquinho que nem consigo escolher. Mas entre o pior lá terei que escolher os SunStroke Project, a música é das poucas audíveis e menos sofríveis. 

Nuno Carrilho - Não acho que seja uma obra prima da composição nem que tenha o power das duas anteriores participações, mas os meus doze pontos vão para a proposta dos Sunstroke Project nesta edição da final nacional da Moldávia. Animada e descontraída, acaba por vencer por falta de competitividade da gala deste ano, das quais ainda destaco as propostas de Pasha Parfeni e da sua então pupila Aliona Moon. Não espero uma grande competição, mas sinto que "Yummy Mommy" é a melhor opção para o evento em Liverpool.

Pasha Parfeny – "Soarele şi luna" - 14 pontuações máximas



Adão Nogueira - A Moldávia continua a apostar na sua final nacional para escolher o seu representante, mas o auge de outrora anda um bocado resfriado. Continua a apostar em ter na sua final antigos representantes no ESC, mas neste caso acaba por ser apenas mais do mesmo. Sem ter nenhuma que se destaque, a minha aposta vai para Pasha Parfeny com “Soarele si Luna”, pois apresenta-nos os sons étnicos característicos do país com com uma nova roupagem, tornando-a mais atual e com um refrão que acaba por ficar na cabeça.

André Pereira - E chegámos à final nacional da Moldávia, que este ano traz alguns conhecidos dos fãs eurovisivos. E como é claro, o meu favorito é uma desses conhecidos, o Pasha Parfeny. É sem dúvida de longe a melhor canção a concurso e que vai de certeza lutar por um lugar no top10 na Eurovisão. Espero ver uma performance ao nível da canção.

Carlos Fernandes - Gosto muito da canção do Pasha. É uma conjugação pop/ étnica muito bem conseguida. Só necessita de uma melhor entrega vocal ao vivo do seu intérprete e, talvez, de uma coreografia apelativa. 

Cláudio Guerreiro - As finais moldavas não são conhecidas pela sua capacidade de surpreender em termos musicais. Este ano não é exceção. Se em anos anteriores parecia sempre mais ou menos óbvio quem venceria a final, desta vez a situação parece estar mais baralhada devido ao facto de termos três antigos representantes a lutar pelo regresso ao ESC, os quais parecem ter elevadas chances de lutar pela vitória final. A minha preferência recai claramente em Pasha Parfeny, que onze anos depois da sua última participação apresenta-nos uma música pop que mistura de forma eficiente sonoridades contemporâneas com outras mais étnicas. Além disso, ganha também pontos extra por ser cantada na sua língua materna, possuir um refrão facilmente memorável e ser interpretada por um cantor que não tem dificuldades algumas na relação com o palco. 

Diogo Quintais - Penso que a melhor opção para a Moldávia será "Soarele si luna" de Pasha Parfeny! Tem um refrão muito catchy, com mais possibilidades para trazer o publico para o seu lado. É uma das canções que em termos de atuação pode trazer algo muito interessante para cima do palco em Liverpool! (E obviamente, seria muito bom voltar a ver Pasha Parfeny na Eurovisão). 

Diogo Martins - Não foi tarefa complicada escolher os meus favoritos desta final. A qualidade geral das canções deixa um pouco a desejar e os meus favoritos acabaram por serem aqueles que já pisaram o palco da Eurovisão. Para mim, Aliona, Pasha e os Sunstroke Project têm as melhores canções e têm mais possibilidades de chegar a uma final. Os meus 12 pontos vão para Pasha, apesar da canção não ser, na minha opinião, melhor que a de 2012. 

Francisco Gonçalves - Esta seleção da Moldávia apesar de variada, não é na minha opinião muito forte. Penso que se tratam de apresentações já desgastadas pelo tempo, com as mesmas melodias e sons já conhecidos. De todo o leque apresentado, o veterano Pasha Parfeny com "Soarele si luna", parece ter a melhor composição para defender em Liverpool. Contudo, penso que não voará para muito longe.

Hugo Sepúlveda - A Moldávia escolhe o seu representante e a probabilidade de termos uma “cara conhecida” é grande, visto que três das “melhores” deste lote de finalistas são artistas que já pisaram o palco da Eurovisão, uns até mais que uma vez. Por muito que goste de ver novos artistas a representar os países, aqui não encontro grande alternativa. Para mim a escolha está entre Aliona Moon e Pasha Parfeny, sendo que Pasha ocupa o primeiro lugar no meu top! "Soarele şi luna" é aquela canção de culto/rave no meio da floresta e é essa essência que lhe dá uma certa “graça”. É daquelas que pelo menos pode trazer um pouco mais de energia e ritmo a Liverpool!

Luís Truta - Custou-me imenso ouvir as 10 músicas e organizá-las num top 10 e não foi por boas razões.
Já todos sabemos quem irá vencer, no entanto, no meu gosto e comparando às outras propostas, "Soarele si Luna" parece-se a proposta com mais potencial eurovisivo. A proposta com trabalho a nível de staging pode marcar um lugar em Liverpool. 

Marcelo da Silva - Eu não esperava nada desta Final da Moldávia, e até esperava que a Moldávia optasse pelo mesmo método do ano anterior! E como não esperava nada, a Moldávia até me surpreendeu pela positiva. Com muitos retornados, é certo. E os meus 12 pontos vão exatamente para um dos retornados, Pasha e o seu tema ‘Soarele si Luna’. Tema este que por vezes até parece o ritual de uma bruxaria antiga, contudo, moderno, e que cantado na língua materna soa mais a uma bruxaria! O próprio vídeo-clip leva a crer que Pasha se inspirou nas últimas temporadas de ‘Riverdale’. Caso a escolha recaia no Pasha, vejo a passagem da Moldávia à final em Maio, mais uma vez. A Moldávia joga o seu próprio jogo, sempre bastante ‘out of The Box’, e sinceramente é o que os torna tão essenciais na Eurovision

Pedro Dias - Infelizmente tenho muito medo de que a Moldávia escolha as grandes estrelas nacionais - SunStroke Project para os representarem. É certo que já conseguiram grandes resultados na Eurovisão, mas a proposta que apresentam este ano não me conseguiu conquistar. Dito isto, sem dúvida que a canção mais misteriosa, e que mais vontade me dá de ouvir várias vezes de seguida, é o “Soarele şi luna” do Pasha Parfeny. Uma canção com um delicioso cariz étnico, que apresenta um instrumental muito interessante, que combina na perfeição os instrumentos musicais tradicionais com os ritmos dançáveis mais modernos. Espero que ele faça uma grande apresentação em palco, e consiga vencer os grandes favoritos. Força Pasha!

Pedro Maia - Pasha Parfeny com "Soarele si luna" são para mim a melhor proposta na seleção nacional da Moldávia. Embora não seja um género de música consensual, vejo esta canção a fazer um brilharete no palco da Eurovisão. É uma canção com uma mistura muito interessante entre música étnica e electrónica, também já conhecemos o Pasha da edição de 2012 e sabemos que é competente em palco. Se esta for a canção escolhida, acho que teremos a Moldávia novamente com uma boa classificação em Liverpool.

Rui Cardoso - Esta final é muito difícil de avaliar porque não há nada realmente espetacular. Ainda assim, de todas as músicas escolho a do Pasha Parfeny que traz algo diferente pois já chega de SunStroke Project e a música da Aliona é uma réplica original da “1944”.

Tiago Silva - A Moldávia a surpreender-me pela positiva! Tem três músicas que gosto muito, mas duas destacam-se completamente. "Du-ma" "Soarele Si Luna" teriam um passaporte garantido na final e espelham muito bem a cultura moldava. Entre as duas escolho o Pasha porque considero a canção da Aliona em 2013 melhor que a deste ano, por isso se algum artista quer regressar que venha com algo mais forte e o Pasha traz uma frescura e alegria que precisamos na eurovisão.


Aceda, de seguida, aos resultados das votações dos 27 comentadores do painel do Olhares sobre as Finais Nacionais:
(cada elemento votou no seu top 10 segundo a escala eurovisiva)

1.º Pasha Parfeny - "Soarele şi luna" - 261 pontos (14 PM)
2.º Aliona Moon - "Du-mă" - 227 pontos (4 PM)
3.º Sunstroke Project - "Yummy Mommy" - 214 pontos (3 PM)
4.º  Surorile Osoianu - "Bade, bădişor, bădiţă" - 182 pontos (3 PM)
5.º Cosmina – "Indestructible" - 160 pontos (1 PM)
6.º Donia - "Red zone"- 147 pontos 
7.º OL – “Why You Play It Cool” - 106 pontos
8.º Victor Gulick - "Let's Dance" - 93 pontos (2 PM)
9.º Nördika - "Damn and Down" - 89 pontos


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem/ Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.