Slider

[ESPECIAL] Quais os resultados dos candidatos da livre submissão do Festival da Canção?

Mimicat conquistou, este ano, o primeiro triunfo de um candidado da livre submissão do Festival da Canção. Mas quais foram as classificações dos anteriores selecionados por esta vertente do formato que foi implementada em 2018?


Depois da reformulação do modelo do Festival da Canção em 2017, a RTP abriu, em 2018, pela primeira vez, um sistema de livre submissão, permitindo a entrada de temas a concurso para além dos convites direcionados pela emissora pública. Ao longo dos anos o número de vagas destinadas à livre submissão sofreram alterações, com cinco vagas no concurso de 2023, que culminou com o triunfo de Mimicat e "Ai Coração", a primeira vitória das candidaturas expontâneas. O ESCPORTUGAL convida-o a recordar o resultado dos concorrentes do Festival da Canção escolhidos pela livre submissão.

Peter Serrado e Rita Dias foram os escolhidos em 2018
O Festival da Canção de 2018 foi o primeiro, após a reformulação do formato, a contar com a livre submissão de temas, ainda que com apenas duas vagas destinadas às candidaturas expontâneas. Com 346 candidaturas apresentadas, "Com Gosto Amigo", interpretada por Rita Dias, e "Sunset", de Peter Serrado, foram os escolhidos pela RTP, tendo destinos bastante diferentes na competição. A canção de Ritas Dias não passou das semifinais, recolhendo apenas 3 pontos (público) e ficando em 12.º (e penúltimo) lugar, enquanto "Sunset" conquistou o apuramento para a Final de Guimarães, onde ficou em 11.º lugar com 3 pontos, todos oriundos do público, tendo sido a melhor classificação de uma canção integralmente em inglês até 2021.



Filipe Keil e "Hoje" foram os selecionados da edição de 2019
Com a redução do número de concorrentes do Festival da Canção de 26 para 16, o número de vagas da livre submissão foi também reduzido para apenas uma vaga, com o processo a registar mais de 200 canções propostas para o evento. "Hoje", de Filipe Keil, cantor que já havia tentado representar Portugal no Festival Eurovisão Júnior, foi a canção escolhida, tendo ficado afastada na primeira semifinal, onde ficou em 7.º (e penúltimo) lugar com 8 pontos, fruto do 4.º lugar no júri (4) e no televoto (4).


Dubio feat. +351 com "Cegueira" venceram a livre submissão de 2020
Com o mesmo formato do ano anterior, o Festival da Canção 2020 voltou a contar com apenas uma vaga para a livre submissão, com os jovens Dubio feat. +351 a terem sido os escolhidos de um processo com 320 canções submetidas. "Cegueira" abriu a segunda semifinal do concurso, mas falhou o apuramento para a Final de Portimão ao terminar em 6.º lugar com 11 pontos, fruto do 7.º lugar no júri (4) e o 4.º lugar no televoto (7), a escassos dois pontos do último finalista.


Miguel Marôco e Pedro Gonçalves foram escolhidos em 2021
Com a abolição da vaga da Masterclass e o aumento do número de concorrentes, a edição de 2021 do Festival da Canção contou com duas vagas na livre submissão, processo que recebeu 693 canções, que foram entregues a Miguel Marôco e "Girassol" e a Pedro Gonçalves e "Não Vou Ficar". "Girassol" disputou a primeira semifinal do certame, tendo terminado em 8.º lugar com 8 pontos, fruto do 7.º lugar no júri (3) e o 6.º no televoto (5). Por sua vez, o repetente Pedro Gonçalves, que já havia participado em 2017, alcançou o apuramento para a Grande Final onde ficou em 9.º (e penúltimo) lugar com 5 pontos, tendo sido o 10.º classificado no júri (1) e o 7.º no televoto (4), tendo sido o segundo artista da livre submissão a apurar-se para a Final.



Inês Homem de Melo, Pepperoni Passion, Os Quatro e Meia e TheMisterDriver selecionados em 2022
Para a edição de 2022, a RTP duplicou o número de vagas para a livre submissão do Festival da Canção com quatro vagas a serem ocupadas pelos escolhidos de entre as mais de 600 candidaturas do concurso. The Mister Sun e "Calisun" foram os únicos de entre os escolhidos a falharem o apuramento para a Grande Final depois do 10.º (e último) lugar na semifinal com 2 pontos, fruto do 10.º posto nas duas vertentes de votação. Por sua vez, na Grande Final, as três canções da livre submissão tiveram destinos bastante distintos. Os Pepperoni Passion e "Código 30" não foram além do 10.º lugar na Grande Final com 2 pontos, com o 10.º posto nas duas vertentes, enquanto Inês Homem de Melo e "Fome de Viagem" ficou em 8.º lugar com 9 pontos, tendo sido a 9.ª classificada no júri (2) e a 4.ª no televoto (7). Por fim, os Os Quatro E Meia com "Amanhã" alcançaram o 2.º lugar na classificada final com 14 pontos, fruto do 7.º lugar no júri (4) e o 2.º na votação do público (10), sendo, à data, o melhor resultado de uma canção da livre submissão.





Edmundo Inácio, Inês Apenas, Mimicat, Moyah e Voodoo Marmalade escolhidos em 2023
Inicialmente com quatro vagas destinadas à livre submissão, que recebeu 667 candidaturas, o Festival da Canção 2023 contou com cinco vagas para as candidaturas expontâneas devido à desistência de um dos compositores convidados. E tal como na anterior edição, apenas um dos candidatos selecionados falhou o apuramento para a Final: Moyah e "Too Much Sauce" ficaram em 8.º lugar na votação com 5 pontos, fruto do 8.º lugar no júri (3) e o 9.º no televoto (2), com as restantes quatro propostas a apurarem-se nas primeiras rondas de votação de cada semifinal. Na Grande Final, INÊS APENAS e "Fim do Mundo" foram os únicos a falhar a primeira metade da tabela, tendo ficado em 13.º (e último) lugar com 3 pontos (2 do júri 1 do público). Por sua vez, os Voodoo Marmalade com "Tormento" ficaram em 7.º lugar com 7 pontos, todos oriundos do público, onde foram os quartos mais votados dos 13 concorrentes. Por fim, Edmundo Inácio e "A Festa" e Mimicat e "Ai Coração" disputaram a vitória com um empate no primeiro lugar do júri e o público a colocar os dois candidatos no top2 da edição: "A Festa" ficou em 2.º lugar, recebendo os 10 pontos, enquanto "Ai Coração" venceu o televoto e conquistou os 12 pontos e o passaporte para Liverpool. 






Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem/Vídeo: RTP
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.