Slider

Alemanha: Peter Urban é o comentador do Festival Eurovisão 2023 e anuncia retirada do cargo

Peter Urban será o comentador alemão do Festival Eurovisão 2023 pela vigésima quinta edição, tendo anunciado que será a última edição em que comentará o evento.


Depois de 25 anos enquanto comentador alemão no Festival Eurovisão, Peter Urban comentará o concurso pela última vez este ano. A confirmação foi dada pelo próprio em declarações à NDR, entidade de onde se aposentou em 2013 mas com a qual continuou a colaborar: "Desde 1997 tenho visto a evolução da Eurovisão em importância, diversidade e qualidade. Sempre tentei levar esta mudança para os telespectadores alemães: às vezes de forma informativa e factual, outras emocional e irónica e outras até de forma silenciosa. Espero que, mesmo nos anos em que tivemos maus resultados, tenha ajudado a manter o interesse por este evento fascinante, único e sem paralelo no mundo todo" frisou, agradecendo por todo o apoio recebido durante estes anos, "Obrigado pela confiança e fidelidade ao longo dos anos. Foi uma honra e um grande prazer para mim".

Contudo, além de comentar o Festival Eurovisão em Liverpool, o comentador estará ainda em destaque na NDR a 12 de maio, com a emissora alemã a anunciar um programa dedicado a Peter Urban: Lena, Stefan Raab und Co. - Peter Urbans 25 legendäre ESC Jahre (em português, Lena, Stefan Raab e companhia - os 25 anos lendários de Eurovisão de Peter Urban).

De realçar que Peter Urban assumiu o papel de comentador do Festival Eurovisão na emissora alemã NDR em 1997, comentando todas as edições desde então: a única excepção foi em 2009, quando o comentador adoeceu dias antes do concurso e foi substituído por Tim Fruhling. Além disso, Peter Urban foi ainda o comentador dos programas especiais de 2005 e 2015, Congratulations: 50 Years of the Eurovision Song Contest e Eurovision Song Contest's Greatest Hits, respetivamente, bem como o Eurovision: Europe Shine A Light, programa que substituíu a edição de 2020 do Festival Eurovisão.

Estreante em 1956, a Alemanha conta com 65 participações no Festival Eurovisião, tendo apenas falhado a edição de 1996, conquistando 2 vitórias: em 1982 e em 2010. Em Turim, o país foi representado por Malik Harris e "Rockstars", candidatura que ficou em 25.º (e último) lugar na Grande Final com 6 pontos, todos oriundos da votação do público (2 pontos da Áustria, Estónia e Suíça).Em 2023, o país será representado por Lord of the Lost e "Blood & Glitter".



Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: NDR/Eurovoix / Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.