Slider

[Olhares sobre o UMK2023] Quem representa a Finlândia no Festival Eurovisão 2023?

A sétima temporada do Olhares sobre as Finais Nacionais continua com escolha da Finlândia para o Festival Eurovisão 2023. Qual será a favorita dos elementos do painel a triunfar no Uuden Musiikin Kilpailu 2023?


Olhares sobre as Finais Nacionais continua hoje com o Uuden Musiikin Kilpailu 2023, final nacional da Finlândia para o Festival Eurovisão 2023. Sete candidatos estão na corrida para representar o país no Festival Eurovisão 2023 em Liverpool, sendo que o resultado final resultará da combinação do televoto (75%) e de um júri internacional (25%).

Os vários integrantes do painel do ESCPORTUGAL Regiões foram desafiados a votar nas suas candidaturas favoritas, deixando um comentário sobre qual a canção que gostariam de ver a representar a Finlândia em Liverpool, havendo a registar a participação de 26 elementos que elaboraram o seu top sete na escala eurovisiva.

Conheça, de seguida, as preferências do painel de comentadores:

Kuumaa - "Ylivoimainen" - 2 pontuações máximas


Márcia - Vou por exclusão de partes. Esta canção tem uma vibe 80's e ao mesmo tempo uma melodia actual capaz de nos transportar para os estilos musicais mais radiofónicos do momento. Despretensiosa mas ao mesmo tempo polida e sem erro, os KUUMAA são os meus favoritos para viajarem até Liverpool em representação da Finlândia na Eurovisão. 

Pedro Pires - A Finlândia apresenta este ano um conjunto de músicas que (há exceção de uma ou outra) me parecem muito semelhantes. A minha opinião é de que o primeiro lugar seria bem atribuído a “Ylivoimanen”: uma música animada mas também bastante nostálgica que se pode vir a destacar no certame. 

 Käärijä - "Cha Cha Cha" - 14 pontuações máximas



Adão Nogueira - Mais um ano e o UMK continua a apostar numa final com poucas propostas e sem muita qualidade, ao contrário de anos anteriores. Um ponto positivo é o facto de continuar a apostar em músicas na sua língua mas fica por aí… De entre as propostas apresentadas a que mais se destaca é a do Käärijä, até porque “Cha Cha Cha” é completamente fora da caixa. Uma junção de eletro-pop com rock-rap, e ainda um refrão inesquecível vai levar a que deixe tudo no palco.

Carlos Fernandes - Eu estava indeciso entre "Cha cha cha" e "No business on the dancefloor". Embora a segunda canção se enquadre num estilo que é mais popular, a primeira é muito apelativa porque é bem orelhuda, e o seu intérprete tem muito carisma, o que lhe vai dar uma vantagem sobre outros cantores menos carismáticos.

Diogo Quintais - Käärijä e "Cha Cha Cha" deverão ser os vencedores do UMK 2023. Este é o tema que mais rapidamente fica na cabeça e até tem potencial para ser uma atuação bem divertida no palco de Liverpool! No geral, acho que a final nacional finlandesa não apresenta grandes opções para que não se escolha "Cha Cha Cha" ao invés das restantes.

Diogo Martins - A Finlândia apresenta, no geral, um bom leque de canções na sua final nacional. Tanto a Keira, o Robin ou o Benjamin seriam boas opções. Contudo, a canção do Käärijä é a minha favorita. Uma mistela de diferentes tipos de música torna-a especial. Algo nela faz-me apetecer ouvir em modo repeat. Tem tudo para apresentar um grande show. Caso seja escolhida, será uma das minhas favoritas! 

Francisco Gonçalves - Todos os anos, o ESC tem sempre uma música que se destaca dos clichês usuais, A Finlândia já mostrou isso por várias vezes, já tendo inclusive ganho o ESC com uma música fora destes clichês. Käärijä com "Cha Cha Cha" apresenta uma música criativa, original, cativante e que fica no ouvido mesmo sem se querer. Não vamos desperdiçar esta oportunidade,  a Finlândia irá longe este ano no ESC. 

Hugo Sepúlveda - Reveladas todas as canções participantes no UMK deste ano e vemos que a Finlândia está quase decidida a trazer ritmo a Liverpool, já que só uma das sete é uma balada. A minha escolha parece previsível com toda a atenção que tem tido desde que foi lançada: “Cha Cha Cha”! Ninguém estava preparado para aquilo que Käärijä trouxe! Esta “mixórdia” finlandesa pode estranhar-se no início, mas entranha-se mais facilmente que uma piña colada! “Cha Cha Cha” traz-nos uma diversidade de géneros em três minutos que é difícil perceber como é que tudo consegue resultar, ao mesmo tempo que a letra evidencia uma mensagem curiosa e actual. Apesar da fasquia estar bem elevada, espero que Käärija surpreenda, já que tem potencial para uma grande actuação! Tornou-se uma das minhas canções favoritas da temporada e acredito que, a ser escolhida, terá o seu lugar cativo no meu top10 de 2023! Já quero a arena a entoar “cha cha cha”!

Ivo Mendonça - Finlândia a não desiludir uma vez mais, com um leque muito competente de canções e, acima de tudo, com propostas arrojadas, sem medos e sem estereótipos eurovisivos. Pessoalmente, a canção de Käärijä é aquela que mais me fica no ouvido, e mantém aquele rasgo mais "cru" e "pesado" que adoro nas canções Nórdicas. "Cha Cha Cha" fica no ouvido e não deixará ninguém indiferente. Será certamente um momento impactante. Boa sorte Finlândia.

João Diogo - Esta é a edição do UMK mais forte de que me lembro. Que grande conjunto de canções! Gosto de todas e acho que todas representariam muito bem a Finlândia na Eurovisão mas, e contrariamente ao que eu próprio esperava, a minha favorita é "Cha Cha Cha". Há algo nesta canção que me atrai de uma forma que me hipnotiza totalmente. É irreverente, é radical, cruza vários géneros musicais, não se cinge a nada, é de uma audácia mordaz. E é extremamente catchy. Se escolhida, toda a gente vai ficar a falar da Finlândia.

Marcelo da Silva - UMK'23, a melhor final nacional até ao momento! A Finlândia está de parabéns, independentemente de quem vá levar o troféu em casa! Temos música para todos os estilos, diversidade e autenticidade! É um Hit atrás de outro, o meu ponto forte é a menção ao imortal ‘Harry Potter’! Contudo, "Cha Cha Cha", é a surpresa, o hype, a energia, a letra. Caso seja escolhido em casa, Käärijä levará a arena em Liverpool ao rubro, e ninguém ficará indiferente. Finlândia tem ouro nas mãos,  e não me admiraria muito que ganhassem o televoto na grande final em Maio! 

Marcel Pessoa - Minha favorita para vencer é "Cha Cha Cha". Essa canção é bastante viciante e possui uma energia incrível. Apesar de ser cantada em finlandês é de fácil assimilação devido aos vários "cha cha cha" presentes ao longo da música. Seria um momento muito animado no palco eurovisivo. Sempre quis ver Robin e KUUMAA no UMK, porém creio que as duas propostas deixaram a desejar. Ainda assim, seria bom vê-los na Eurovisão. Outra boa proposta é a do Benjamin, um ótimo pop em finlandês.

Mariana Fernandes - Eu vejo imenso potencial na 'Cha Cha Cha'. O nome da música em nada denuncia nem nos prepara para aquilo que vamos ouvir. Tudo nesta música é genial e há algo que realmente nos prende porque estamos constantemente a ser surpreendidos. É aquilo que eu chamo uma música de Eurovisão, mas no bom sentido. Vejo claramente este artista na final e já imagino ele a destacar-se dos outros concorrentes a nível de personalidade. Todo este conjunto tem músicas muito fortes, no entanto, roçam um pouco o comercial. Acredito que os finlandeses vão fazer uma boa escolha e apostar no Käärijä.

Nuno Carrilho - É um dos casos que se ama ou se odeia. Aliás, é um dos casos em que o amor/ódio muda várias vezes no mesmo dia. Contudo, a ser escolhida, "Cha Cha Cha" é uma aposta seguríssima para a Finlândia e, tendo em conta o estado do alinhamento, arrisca-se a ser uma potencial vencedora da Eurovisão. Muito muito curioso para o direto.

Patrícia Gargaté - Não há dúvidas que a melhor proposta é "Cha Cha Cha". Não só pela inovação, criatividade e pelo facto de acrescentar algo novo mas também pela mistura de sonoridades. Não há como ficar indiferente a esta canção, seja pelo bom ou pelo mau sentido. Apesar de pertencer ao lote do amas ou odeias sinto que a maioria das pessoas gosta. Espero uma excelente atuação ao vivo para que finalmente possa sagrar-se a grande vencedora e entrar diretamente para o meu primeiro lugar no top do ESC2023. E boa sorte para o tirarem de lá! 

Pedro Dias - Numa final nacional em que muitas canções nos remetem para as batidas dos anos 80, o que pessoalmente é algo que me traz desgosto e tristeza, a merecida vencedora tem de ser o “Cha cha cha”. O finlandês é uma língua super divertida, e a loucura presente nesta proposta conquistou-me desde o primeiro segundo. Numa canção onde “rata” vai rimar com “kumota”, só há uma possibilidade… É um hino! Sinceramente, não acredito muito que vença, mas se os finlandeses me quiserem ver feliz, escolham-na se faz favor. Senão que vençam os The Portion Boys, com a sua proposta ainda mais descompensada, que de tão degradante se torna extremamente viciante.

Keira - "No Business on the Dancefloor" - 1 pontuação máxima


Cláudio Guerreiro - No ano passado, a Finlândia presenteou-nos com uma final bem interessante, da qual eu conseguia escolher facilmente três canções para representar o país. No entanto, a final deste ano acabou por tornar-se, na minha opinião, uma das maiores desilusões desta temporada. Depois de muita luta e várias audições lá percebi que "No Business On The Dancefloor" é possivelmente a única que quando começa não me faz ter vontade de passar à música seguinte. Esta música pop provavelmente não traria grandes motivos de alegria a nível de resultados para a Finlândia, mas pelo menos conseguiria fazer com que eu torcesse minimamente pelo país novamente. 

Benjamin - "Hoida mut" -  1 pontuação máxima



Gonçalo Canhoto - Com a época pré-eurovisiva ainda a aquecer e num momento em que grandes potências eurovisivas ainda não mostraram os seus trunfos da temporada, o UMK assume-se já como uma das finais nacionais mais fortes e equilibradas do ano. Não obstante, uma proposta roubou-me o coração. "Hoida mut" é uma grande produção feita para os mais nostálgicos do disco dos anos 80 e que segue (bem) a fórmula de algumas das canções pop que atingiram o topo dos charts nos últimos anos. Depois de a ouvir tantas vezes, não a imagino cantada por outra pessoa que não o Benjamin Peltonen, que transpira confiança e sensualidade e é a cereja no topo do bolo desta viciante produção. Finlândia, do what u gotta do!

Lxandra - "Something to Lose" - 5 pontuações máximas



André Pereira - Que final meu deus! Mais uma vez a Finlândia traz-nos qualidade na sua final nacional. Foi difícil ter uma só favorita, pois gosto de 5 das 7 canções a concurso, e para mim caso ganhe uma dessas 5 eu já fico bastante contente. Bem, a minha canção favorita é a "Something To Lose", uma canção tão simples mas com tanto potencial. Lxandra entrega a sua voz, até direi também o corpo e a alma, a esta maravilhosa canção da qual tenho todo o gosto em dizer que é uma Masterpiece, porque o é. Destaco "Cha Cha Cha" que é aquela canção que à primeira audição se estranha mas depois entranha-se e não dá para deixar de ouvir. De resto, acho que a Finlândia tem bastante potencial para chegar à grande final da Eurovisão e quiçá lutar pelos lugares cimeiros.

Luís Coelho - "Something to Lose" é a melhor proposta deste ano do UMK. É uma música bastante bonita, uma balada agradável e a voz da Lxandra é fantástica. 

Luís Truta - "Something to lose" é uma proposta que me leva para outro mundo e me faz sentir coisas verdadeiramente boas. Apesar de não ser nada de novo em finais nacionais e até mesmo na eurovisão, sei que a enorme capacidade vocal, o carisma nas suas interpretações e o bom trabalho de palco da Finlândia poderão trazer um excelente resultado ao país caso consiga ir a Liverpool.
Gostava de ver a Finlândia noutro registo além do rock, sem medo. 

Ricardo Mota - Bem, honestamente acho que a final da Finlândia deste ano é um bocado fraquinha. Tem várias músicas que não gosto de todo, e outras que acho só mais ou menos. No entanto, apesar de também gostar da "Hoida Mut", na minha opinião há uma que se destaca enormemente pela sua grande qualidade: "Something to Lose". A música é LINDAAAAAA, desde o instrumental à voz e à melodia. Adoro!

Tiago Silva - A Finlândia parece que encontrou a receita para a sua final nacional. Não é das minhas finais nacionais favoritas mas reconheço a qualidade, modernidade e empenho. A minha favorita é de longe a Lxandra com "Something to Lose", sinceramente para mim isto tem potencial para vencer a eurovisão, é tão lindo, simples, aconchegante e sem dúvida que se destaca no meio de tanta musica pop.

Portion Boys – "Samaa taivasta katsotaan" - 3 pontuações máximas



Alina Aleixo - Relativamente ao UMK deste ano, tenho a dizer que esperava mais variedade a nível musical. No entanto, gostos pessoais à parte, não creio que este ano a Finlândia esteja condenada ao fracasso na Eurovisão porque consigo imaginar qualquer uma das canções a ser aclamada pelo público e a conseguir um lugar na final do concurso em maio. A candidatura que mais me agradou foi "Samaa Tavaista Katsotaan", dos Portion Boys. A letra desta canção foi o factor que mais me prendeu a ela porque é uma espécie de guia turístico pela Europa. Além disso, parecem prometer um grande espetáculo em palco e a música em si é cativante, mesmo que ninguém entenda o que esteja a ser dito. Se conseguirem recolher 12 pontos vindos dos países que mencionam já é muito bom! Ainda que não mencionem Portugal, não deixam de ser os favoritos desta portuguesa que aqui escreve. Desejo-lhes toda a sorte e que vençam!

Catarina Ramos - Esta música é tão divertida de ouvir, é super diferente das outras músicas, é um super plus: é na língua materna! Acho que não é a melhor música que este país levaria para a Eurovisão, mas acho que o representa muito bem. 

Mateus Brandoliz - Portion Boys ao vivo dão um verdadeiro espetáculo! Espero com muita ansiedade o espetáculo que podem dar, bem como o Käärijä, que é conhecido também pelas atuações ao vivo. Boa escolha da comitiva finlandesa para compor o UMK 2023.


Aceda, de seguida, aos resultados das votações dos 26 comentadores do painel do Olhares sobre as Finais Nacionais:
(cada elemento votou no seu top 7 segundo a escala eurovisiva)

1.º Käärijä - "Cha Cha Cha" - 264 pontos (14 PM)
2.º Benjamin - "Hoida mut" - 214 pontos (1 PM)
3.º Lxandra - "Something to Lose" - 201 pontos (5 PM)
4.º Keira - "No Business on the Dancefloor" - 182 pontos (1 PM)
5.º Portion Boys – "Samaa taivasta katsotaan" - 166 pontos (3 PM)
6.º Kuumaa - "Ylivoimainen"- 166 pontos (2 PM)
7.º Robin Packalen – “Girls Like You” - 159 pontos


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem/ Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.