Slider

[Olhares sobre o Supernova] Quem representa a Letónia no Festival Eurovisão 2023?

 

A sétima temporada do Olhares sobre as Finais Nacionais continua com escolha da Letónia para o Festival Eurovisão 2023. Qual será a favorita dos elementos do painel a triunfar no Supernova 2023?


Após a semifinal que determinou o lote de finalistas, o painel dOlhares sobre as Finais Nacionais voltou a ser desafiado a escolher as suas favoritas no Supernova 2023, final nacional da Letónia para o Festival Eurovisão 2023. Dez candidatos estão na corrida para representar o país no Festival Eurovisão 2023 em Liverpool, sendo que o resultado final resultará da combinação de um júri com o público.

Os vários integrantes do painel do ESCPORTUGAL Regiões foram desafiados a votar nas suas candidaturas favoritas, deixando um comentário sobre qual a canção que gostariam de ver a representar a Letónia em Liverpool, havendo a registar a participação de 25 elementos que elaboraram o seu top 10 na escala eurovisiva.

Conheça, de seguida, as preferências do painel de comentadores:


Luīze – "You To Hold Me"- 1 pontuação máxima


Pedro Dias - Em 2023, a Letónia tem várias canções com algum potencial. Mas a proposta da Luize é sem dúvida a que mais me toca. Uma balada que começa tímida e suave, mas que vai sempre em crescendo até causar aquele impacto impactante que impacta as pessoas. Sóbria mas portentosa. Espero que vença, e em Liverpool, depois de receber um necessário “banho de loja”, possa levar a Letónia, novamente, à final da Eurovisão.

Raum - "Fake Love" - 6 pontuações máximas


André Pereira - A minha canção favorita do Supernova 2023 é "Fake Love" do Raum. Esta, é para mim, a melhor canção desta grande final, acho que é a única que ainda pode dar algumas chances de fazer o país qualificar-se para a final, é divertida e fica bastante no ouvido. Infelizmente a minha segunda favorita foi eliminada na semifinal, Sway de Inspo, uma canção muito bem produzida e que merece ser destacada. De resto a Letónia já nos trouxe melhores canções na sua final nacional.

Catarina Ramos - Foi muito difícil de escolher a música da Letónia este ano, a qualidade não é a melhor e as músicas são muito “meh”. Acabei por considerar a “Fake love” como a minha preferida e a melhor candidata. Apesar da música ser em inglês, acho que o cantor é o melhor e a música é mais mexida. 

Luís Coelho - Aqui está um conjunto de músicas que posso adicionar à minha playlist. Mas como tenho de ter uma favorita voto no Raum. "Fake love" é uma música que me fica no ouvido, é uma música agradável, nem construída e a voz do artista "encaixa" bastante bem na melodia. 

Luís Truta - "Fake Love" não era a minha canção favorita ante da semifinal mas depois da minha favorita, enquanto canção, ter sido eliminada e do que foi apresentado em palco, esta proposta saltou para o meu primeiro lugar. O Raum talvez comece um pouco inseguro na sua atuação mas vai ganhando confiança e a proposta fica bastante completa com a sua entrega. É a meu ver o pacote mais completo da final nacional da Letónia. Não sei o que irá acontecer no sábado, mas espero que façam a escolha acertada para puderem garantir a final e saíram do histórico negro que têm tido. Curioso!

Márcia Santana - Não precisei de pensar muito para escolher um vencedor deste lote de canções. O Raum e os Sudden Lights são os únicos artistas deste Supernova 2023 com uma canção de qualidade para representarem a Letónia na Eurovisão. Opto pelo Raum, porque acho que a proposta ganha ainda mais com o staging e a interpretação dele é surreal de boa. Espero que a Letónia possa optar pelo melhor: RAUM!

Ricardo Mota - Confesso que não estava à espera de grande coisa por parte da Letónia, mas até há músicas boas. A minha preferida do Supernova 2023 é "Fake Love", do Raum. Gosto bastante da melodia, do instrumental e tem o "nível de rock" ideal para mim, sem ser demasiado pesado ou gritante mas com a atitude necessária. Gosto muito da música da Luize ("You to Hold Me") também.

Patrisha - "Hush" - 8 pontuações máximas


Adão Nogueira - Mas o que é isto??? O Supernova passou a semivelha?? Ano após ano as propostas vêm a descer de qualidade, a sorte é que está a bater mesmo no fundo por isso depois é sempre a subir… além disto as versões ao vivo dispensavam-se pois não são nada agradáveis. Assim, para poder escolher alguma escolha e focado nas versões de estúdio, a minha aposta vai para Patrisha e “Hush”. A única que consegui ouvir pela segunda vez, talvez pela batida estranhamente agradável mas que se destaca, só precisa mesmo de melhorar a parte vocal.

Carlos Fernandes - A Patrisha é uma dos poucos intérpretes do "Supernova 2023" que consegue dar-nos uma prestação vocal decente, e a sua canção, para mim, é a mais indicada para representar a Letónia em Liverpool.

Cláudio Guerreiro - A Letónia, salvo algumas exceções, sempre foi um país que pouco me disse em termos eurovisivos. Apesar de reconher o esforço em modernizar a sua final nacional nos últimos anos, a verdade é que parece que o formato tem-se mostrado um pouco desinspirado nas últimas edições. A minha preferência recai em Patrisha e a sua "Hush". Esta é possivelmente a única música que consegui ouvir de forma completa sem me apetecer passar para a seguinte. No refrão sinto sinto que, mesmo sendo memorável, poderiam ter feito outro tipo de escolhas melódicas que o tornariam mais memorável. 

Diogo Quintais - Supernova é mais uma daquelas finais nacionais que para mim não me dá nada de especial este ano. Mesmo assim, Patrisha com o tema "Hush" é a única que ainda apresentou algo de diferente que se sobressai de todas as outras propostas. No entanto acho que a Letónia não vai muito longe em Liverpool.

João Diogo - Mais uma edição relativamente fraca do Supernova, em que tive dificuldades em escolher a minha favorita. A minha escolha acabou por recair em "Hush" por ser a proposta mais catchy e que mais pode sobressair no palco da Eurovisão. O staging precisa de ser muito trabalhado mas, tirando isso, é a típica proposta que se espera da Letónia.

Mariana Fernandes - Ouvir algumas destas músicas novamente ajudou-me a perceber as que eu mais gostava. "Hush" foi a vencedora e já fazia parte das minhas preferidas. Acredito que a artista esteja a altura para se destacar na final. Traz uma onda moderna, do género que temos visto cada vez mais da Eurovisão e que eu tenho adorado ver. É uma música que acredito também que possa transcender o plano da Eurovisão e chegar às rádios europeias. Estou bastante confiante na minha escolha, e como sempre, espero que a Letónia faça a escolha correta.

Pedro Pires - O meu critério de distinção entre o primeiro e segundo lugares foi mesmo o staging. Tanto “Hush” como “You to hold me” parecem-me músicas passíveis de representar a Letónia na Eurovisão. Admito que não é uma das finais nacionais (nem de perto) de que mais gosto, sinto falta de algo mais criativo e diferenciado: tanto é que a música que acabo por selecionar como minha favorita tem um carácter muito comercial e não tanto aquele toque Eurovisivo.

Tiago Silva - A minha verdadeira favorita era "Sway" dos Inspo, música incrivel e a única que puderia salvar a Letónia de mais uma não qualificação...mas foram eliminados! Assim a minha favorita é "Hush" da Patrisha, uma canção experimental, muito diferente, original e única destacando-se no meio de tanto pop básico e músicas sem sal nenhum. Desejo-hes muito boa sorte porque sinceramente vão precisar!

Sudden Lights - "Aija" - 7 pontuações máximas



Alina Aleixo - A meu ver, esta final nacional não só peca pela fraca qualidade musical, como também pelas próprias apresentações em palco, que não são nada chamativas. Além disso, pareceu-me que o som dos microfones não era adequado nalgumas atuações. Ouvia-se muito mal a voz dos intérpretes. Ainda assim, a única canção e atuação que eu considero que esteja on point para a Eurovisão é "Aija", de Sudden Lights. Um pop-rock profundo, emocional e agradável de se ouvir, interpretado por uma boa voz. O próprio staging, escuro e intimista é minimamente bonito e interessante, e o jogo de câmaras pareceu-me bem realizado. Se for esta a escolha da Letónia, creio que talvez não sejam necessárias alterações, nem à canção nem à sua apresentação. No entanto, não sei se ficará na memória do público eurovisivo. Tenho muitas dúvidas se este país conseguirá o apuramento para a final da Eurovisão, seja qual for a escolha...

Diogo Martins - Supernova é daquelas finais nacionais que não me cativa muito. E este ano, nao é exceção. Uma final pouco interessante em que nenhuma me preencheu completamente. Há duas canções que consigo destacar: Sudden Lights e Patrisha. A vitória deverá recair numa delas. Os meus 12 pontos acabam por ir para "Aija" por sair mais fora da caixa. E também por ser na língua materna (algo que a Letónia ha muito que nao aposta). 

Hugo Sepúlveda - A Letónia traz-nos mais uma edição da sua final nacional, Supernova! As palavras faltam para descrever esta final… De uma forma curta e directa diria que mais valia começar de novo porque até ao fim do prazo ainda deve dar um tempinho. Claro que isto é desmerecer um pouco todo o trabalho e pessoas envolvidas neste projecto, mas tenho pena porque o Supernova precisava de um abanão para ver se as coisas mudavam um bocadinho. Um país que já nos deu pérolas como “Love Injected” e “Esamiba” e agora é o que se vê. Entre este lote de finalistas, escolho Sudden Lights e "Aijā". Acredito que seja o conjunto mais interessante para levar a Liverpool.

Ivo Mendonça - Uma final que não me encheu em todas as medidas - nunca sei bem o que esperar da Letónia. Para este ano, têm uma proposta que se enquadra nos meus gostos pessoais e que, não fazendo ideia se pode sobressair entre as propostas de outros países, escolho-a como sendo a minha favorita: Sudden Lights - Aija. Distingue-se pelo instrumental que mistura, a meu ver, um estilo indie-rock-moderno que encaixa muito bem com as vozes da canção. Canção muito autêntica - não esqueçamos que a autenticidade é sempre valorizada. Letónia, segue-se um caminho turtuoso, qualquer que seja a vossa escolha - mantenham-se autênticos. Boa sorte! (e já agora escolham a Sudden Lights!!)

Marcel Pessoa - Em minha opinião há uma clara vencedora na Letónia: a banda Sudden Lights. É disparada a canção de maior qualidade e originalidade nesta final nacional. Já merecia o passaporte para a Eurovisão em 2018 com Just Fine. Gosto de Patrisha e Raum, que seriam escolhas mais pop para levar a Liverpool, mas acredito que o país deveria arriscar e apostar em "Aija" e sua sonoridade alternativa. O stage também está muito bom, com as luzes quentes dando um ar elegante e envolvente para a apresentação. Espero que desta vez a banda se consagre vencedora. 

Marcelo da Silva - Vamos ser originais, e vamos ser experimentais, vamos brincar aos instrumentos, vamos cantar sobre luzes, vamos tentar trazer a Letónia se novo a final da Eurovisão em Liverpool!  Sem sobra para dúvidas uma das melhores propostas vinda da Letónia nos últimos anos, gosto bastante da atmosfera envolvente que nós foi apresentada em palco, gosto da voz vulnerável do intérprete da música, gosto dos instrumentos apresentados em palco, gosto da guitarra em destaque. Espero ver a canção "Aija" em Liverpool, é sem sombra de dúvidas das minhas músicas de destaque nesta época de 2023. 

Pedro Maia - Os meus favoritos do Supernova são os Sudden Lights com “Aija”, trazem uma canção com uma mistura de vários estilos que funcionam muito bem juntos, um vocalista muito competente e a banda tem uma vibe alternativa que na minha opinião resulta bem em palco. Adoro esta canção e acho que pode conseguir um bom resultado para a Letónia na Eurovisão. 

Markus Rivas - "Forever" - 2 pontuações máximas


Francisco Gonçalves - Markus Riva, volta ao Supernova 2023 com "Forever", será desta que consegue o passaporte para o ESC? Sinceramente espero que sim, é a minha escolha! Um pop leve, nada mecânico, imprime ritmo e com dinâmicas bastante interessantes. Markus Riva tem defendido esta proposta nas semifinais do Supernova 2023 de forma sóbria, mas muito profissional. Na final espero que reconheçam finalmente o seu talento e lhe concedam o tal almejado passaporte para Liverpool, onde tenho a certeza que não passará sem ser notado.

Nuno Carrilho - Não é uma obra prima da composição, nem tão pouco a melhor canção desta final nacional (que sinto ser bastante superior à edição anterior). Contudo, "Forever" é um forte candidato a guilty pleasure da temporada e, por esta razão, recebe a minha pontuação máxima. Duvido que seja a vencedora mas se for ocupará um lugar de destaque no meu muito bom gosto musical.


Aceda, de seguida, aos resultados das votações dos 25 comentadores do painel do Olhares sobre as Finais Nacionais:
(cada elemento votou no seu top 10 segundo a escala eurovisiva)

1.º Patrisha – "Hush" - 210 pontos (8 PM)
2.º Raum – "Fake Love" - 207 pontos (6 PM)
3.º Sudden Lights – "Aijā" - 197 pontos (7 PM)
4.º  Luīze – "You To Hold Me" - 158 pontos (1 PM)
5.º Markus Riva – "Forever"  - 139 pontos (2 PM)
6.º Avéi – "Let Me Go" - 123 pontos
7.º Toms Kalderauskis – "When It All Falls" - 121 pontos (1 PM)
8.º Alise Haijima – "Tricky" - 121 pontos
9.º Artūrs Hatti – "Love Vibes" - 92 pontos
10.º 24. Avēnija – "You Said" - 82 pontos



Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem/ Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.