Slider

[Olhares sobre o Pabandom iš naujo] Quem representa a Lituânia no Festival Eurovisão 2023?



A sétima temporada do Olhares sobre as Finais Nacionais continua com escolha da Lituânia para o Festival Eurovisão 2023. Qual será a favorita dos elementos do painel a triunfar no Pabandom iš naujo 2023?


Depois da votação nas duas semifinais do certame, o painel dOlhares sobre as Finais Nacionais voltou a ser desafiado a escolher as suas favoritas no Pabandom iš naujo 2023, final nacional da Lituânia para o Festival Eurovisão 2023. Dez candidatos estão na corrida para representar o país no Festival Eurovisão 2023 em Liverpool, sendo que o resultado final resultará da combinação de um júri com o público.

Os vários integrantes do painel do ESCPORTUGAL Regiões foram desafiados a votar nas suas candidaturas favoritas, deixando um comentário sobre qual a canção que gostariam de ver a representar a Lituânia em Liverpool, havendo a registar a participação de 25 elementos que elaboraram o seu top 10 na escala eurovisiva.

Conheça, de seguida, as preferências do painel de comentadores:


Moon Bee - "Rumor" - 1 pontuação máxima


Pedro Maia - Tenho duas favoritas nesta final da Lituânia, e vou dar os 12 pontos à que talvez seja a escolha menos óbvia, Moon Bee com "Rumor". É uma canção muito radio friendly, igual a tantas outras, mas a mim cativa-me pela simplicidade da canção e a delicadeza com a intérprete a defende. Se for a escolha da Lituânia não acho que venha a conseguir um grande resultado, mas tem lugar na final.  Menção honrosa para “Like a Movie” que também acho que seria uma boa proposta para a Eurovisão. 

Paulina Paukštaitytė - "Let Me Think About Me" - 4 pontuações máximas


Luís Truta - Fico muito contente de ver mais uma vez a excelente produção da Lituânia na sua final nacional. E é precisamente devido a isso mesmo que tenho a Paulina como favorita a vencer o Pabandom is naujo.  "Let me Think About Me" casa na perfeição com a atuação apresentada e, a meu ver, poderia ir diretamente para o palco da eurovisão. Apesar de gostar mais enquanto canção da proposta da Petunija e de a ver a conseguir um posto mais seguro na Eurovisão. Espero que a vitória seja a mais perfeita com "P" de Paulina ou Petunija.

Mateus Brandoliz - "Let me think about me" é uma obra de arte. Tenho esta canção em repeat. Espero mesmo que a Lituânia escolha esta opção!

Pedro Dias - A Lituânia devia ser estudada. Tem o raro dom de, ano após ano, ter finais nacionais recheadas de canções MEDONHAS! Chega a ser assustador... Escolher a Paulina é extremamente fácil, visto ser a única canção que consigo ouvir durante 3 minutos. Adoro-a? Não, de todo! Mas é a mais jeitosinha, e a única que poderá aspirar a uma difícil presença lituana na final da Eurovisão. Tudo o resto é dramático. Mau, mau, mau…

Tiago Silva - Surpreende-me muito como depois do sucesso de "Sentimentai" e a prova de que não devem ter receio que cantar na sua lingua, apenas tenhamos 2 canções em lituano. A minha clarissima vencedora é Paulina com "Let Me Think About Me", uma canção moderna, catchy e muito bem cantada. No entanto, fico muito preocupado quando vejo que a favorita aparentemente é "So Low" literalmente a que menos gosto...

Beatrich - "Like a Movie" - 7 pontuações máximas



Adão Nogueira - E eis que chega a final do Pabandom iš naujo. E não é que continua como uma das mais consistentes e mais alternativas e fora da caixa das finais nacionais bálticas… mesmo assim e com propostas bem diferentes mas sem ser contagiante e com algumas propostas esquecíeis. Relativamente a possíveis vencedores entre Ruta e Beatrich. Na minha opinião “Like a movie” de Beatrich é uma proposta mais interessante com um rock audível e que costuma ser bem aceite.

Catarina Ramos - "Like a movie" é uma das melhores músicas da Lituânia este ano. Mesmo havendo outras que também poderiam ser vencedoras, acho que a artista revela em palco maior carisma que os outros. Canta muito bem, tem muita presença em palco e a música é realmente muito boa :) mais uma vez uma boa música a cair para o estilo rock a acrescentar a muitas que passaram pelas qualificações nacionais! 

Diogo Martins - Tal como os seus vizinhos bálticos, a Lituânia não tem uma final que me preencha. Ao contrário do que aconteceu no ano passado com a Monika, não fiquei rendido a nenhuma canção. Consigo destacar, de forma clara, a canção da Beatrich. Foi a canção que mais me lembrei ao ouvir todas as canções na final. Mas, admito, que a canção vale mais pelo carisma e a presença da cantora. Parece ser a escolha certa para a Eurovisão.

Diogo Quintais - Mais uma das finais nacionais em que realmente quase que não consigo escolher uma favorita a vencer. Nao existe nenhuma canção que seja mesmo especial. No entanto, acho que deverá ser Beatrich a vencedora com o tema "Like a Movie". Tem um refrao catchy e podera ser uma atuação agradável em Liverpool!

Ivo Mendonça - Lituânia a fazer um enorme retrocesso face aos últimos anos - não considero que existam aqui temas que vão ficar para as minhas "playlists" futuras. Para destacar a que mais gostei, escolho a canção interpretada pela Beatrich - Like a Movie - um rock "universitário" que pode destacar-se pela diversidade e por não ser um estilo usualmente escolhido na Eurovisão. O carisma da intérprete adequa-se à despretensão que a canção pretende ter. Boa sorte Lituânia.

João Diogo - "Like a Movie" é a minha favorita desta final lituana! Uma boa canção pop-rock, bastante comercial, bem interpretada por uma Beatrich com boa apresentação, à-vontade em palco e diria até swag. Seria sem dúvida uma aposta da Lituânia, que sem fazer muito ruído tem uma final nacional com algumas boas canções. "So Low" seria também uma boa aposta mas muito (muito) mais arriscada.

Mariana Fernandes - "Like a Movie" sempre foi a minha preferida deste ano para a Lituânia. Há algo na música e na artista que se destaca para mim. Cada vez mais gosto de uma presença mais pop rock na Eurovisão. Acredito que é algo moderno e que pode atrair ainda mais audiência para o festival, por isso estou a apostar nesta canção em específico. No ano passado, deu bom resultado enviar algo fora da caixa com Monika Liu, e este ano talvez conseguissem a mesma proeza com Beatrich. No entanto, consigo ver bastante potencial neste conjunto.

Ruta MUR - "So Low" - 2 pontuações máximas



Hugo Sepúlveda - O “Pabandom iš naujo” está de volta na Lituânia, onde o último dos bálticos se prepara para eleger a sua representante! A minha escolha é uma das canções que desde o início se destacou nesta final nacional: Rūta Mur! Com a sua voz algo característica, ela traz-nos “So Low”, uma canção que segue a tendência dos 80’s. Rūta Mur evoca toda a essência retro não só nos sintetizadores em “So Low”, como também toda a performance transparece isso visualmente em todos os detalhes e elementos. Acaba por ser um conjunto muito consistente e bem preparado para Liverpool!

Rui Cardoso - “So Low” encaixaria perfeitamente na banda sonora de Stranger Things na Netflix! É a melhor aposta que a Lituânia tem pois a artista destaca-se dos demais pela voz e presença. Em palco a atuação nem precisa de grandes alterações no que diz respeito ao que pode ser feito em Liverpool! 


Il Senso - "Sparnai" - 3 pontuações máximas



Alina Aleixo - Não sei o que se passa este ano, mas parece-me que as finais nacionais, na sua generalidade, estão todas assim-assim... A da Lituânia infelizmente, para mim, também não teve grande interesse, e tive dificuldade em fazer um top 10 com as canções selecionadas para a final. No entanto, difícil não foi escolher a minha favorita: "Sparnai" de Il Senso. Uma canção lindíssima de ópera interpretada por um quarteto cujas vozes encaixam numa harmonia perfeita. Não precisam de muito mais para brilhar, pois isso basta-lhes. Tenho saudades de ver este tipo de canções na Eurovisão, portanto, considero que a Lituânia deveria escolher esta como sua representante.  

Marcel Pessoa - Gostaria que a Lituânia continuasse cantando em sua própria língua e escolhesse Il Senso como seu representante em Liverpool. É a música que considero menos básica nesta final. É bom ouvir as 4 vozes harmonizando, deixa o espectador envolvido na canção. 

Márcia Santana - 10 cancções e todas elas merecedoras de um OK como comentário. Os Il Senso são os que mais me cativaram por ser um estilo musical que aprecio bastante e é para eles que vão os meus 12 pontos. A harmonia vocal dos 4 é bastante notória e dá uma sustentação incrível a esta proposta. Gostava de ver a Lituânia este ano a ser representada por uma proposta de qualidade e na língua nativa, já que tive imensa dificuldade em perceber todos os interpretes que cantaram em inglês. 


Petunija - "Love Of My Life" - 4 pontuações máximas



André Pereira - A minha favorita da final nacional da Lituânia já foi eliminada: "Midnight Train" do Matt Len, uma canção totalmente mágica e com uma voz tão linda a acompanhar esta canção. Com a eliminação da minha número 1, eis a minha número 2 que agora é a minha favorita e a única que pode, quem sabe, trazer uma vitória para a Lituânia. Falo de "Love of My life" de Petunija, what a masterpiece, fico sempre parado e arrepiado ao ouvir está canção. Uma excelente composição numa voz tão boa, da qual eu acho que pode mesmo triunfar na Eurovisão!

Marcelo da Silva - {Goodbye Love of my life, we could’ve been fine, but you just passed away}. Damn!  Isto é tão bonito! Não consigo descrever o quanto gosto desta música, esta música é preciosa, é delicada, é contada e cantada, é frágil, não precisa de vídeo-clip, não precisa de fogo de artifício, não precisa de luzes. Precisa só e apenas de Petunija, sentada no seu piano, e isso basta, basta para nos hipnotizar, faz-nos sentir, faz-nos relacionar com algo que já vivenciamos!  Não acho que o tema ‘Love of My Life’, leve o troféu para casa, longe disso! O troféu no próximo sábado deve ficar a cargo de Ruta Mor, ou Beatrich.  Contudo a Lituânia poderá deixar a vitória em casa,  caso não escolha a Petunija, este tema poderá encantar a Europa! Bia sorte Lituânia! 

Nuno Carrilho -   Outro país que está longe de ser dos meus favoritos nas lides eurovisivas, mas que tem duas canções pelas quais nutro alguma grande simpatia: "Like A Movie" e "Love Of My Love". Contudo, na hora de dar a pontuação máxima, escolho a proposta de Petunija. Uma atuação bem conseguida mas que ainda pode melhorar muito para a Eurovisão...

Ricardo Mota - Não acho que seja uma final estrondosa, cheia de músicas incríveis, mas há propostas muito boas até. Gosto especialmente da "Love of My Life", que tem uma vibe calma mas muito emocional, com um instrumental super bonito, e cantada muito bem


Gabrielius Vagelis – "Šauksmas" - 2 pontuações máximas



Cláudio Guerreiro - Os anos passam e a minha capacidade de conexão com a final lituana continua difícil. É raro encontrar mais do que duas ou três músicas no alinhamento que me encham as medidas. Já nem me consigo lembrar da última vez que gostei verdadeiramente de uma música que o país levou à Eurovisão. Este ano a escolha foi óbvia e fácil de fazer. "Šauksmas" é uma balada cantada em lituano, cuja cadência me envolve facilmente. Além disso, a voz de Gabrielius Vagelis conjuga perfeitamente com a melodia ao ponto de querer que a música não termine. É um excelente caso em que a forma como é cantada consegue tornar a língua ainda mais bonita. Provavelmente não vencerá, mas fará parte do grupo das melhores músicas das finais nacionais desta temporada. 

Luis Coelho - Gabrielus Vagelis apresenta-nos "Sauksmas". Uma das músicas que mais vai de encontro aos meus gostos musicais. Adoro o instrumental desta música que nos apresenta uma melodia agradável e simples. 

Monika Linkytė - "Stay" - 2 pontuações máximas


Carlos Fernandes - A Monika é uma excelente vocalista e consegue deixar-ne colado à sua interpretação da sua canção do início ao fim. Sinto que "Stay" seria a melhor escolha para representar a Lituânia no palco eurovisivo deste ano.

Francisco Gonçalves - O Pabandom iš naujo 2023 apresenta uma seleção mediana com algumas atuações a destacarem-se positivamente a nível de escrita, prestação e combinações musicais. Poderia escolher Beatrich com Like a Movie ou Ruta Mur com So Low que terão algum potencial em Liverpool, mas a minha opção, aquela que me marca mais e a que sinceramente faria mais sentido e toda a diferença a representar a Lituânia é Mónica Linkyte com Stay. Aliada a uma boa voz, performance e atitude em palco a música vai crescendo até culminar numa perfeição harmónica que nos toca profundamente. Tal com a própria letra de Mónica Linkyte com Stay diz “My heart is beating, finally, my heart is beating”.


Aceda, de seguida, aos resultados das votações dos 25 comentadores do painel do Olhares sobre as Finais Nacionais:
(cada elemento votou no seu top 10 segundo a escala eurovisiva)

1.º Beatrich – “Like a Movie” - 231 pontos (7 PM)
2.º Petunija – "Love of my life"  - 175 pontos (4 PM)
3.º Gabrielius Vagelis – "Šauksmas" - 173 pontos (2 PM)
4.º Monika Linkytė – “Stay”  - 168 pontos (2 PM)
5.º Paulina Paukštaitytė – “Let Me Think About Me” - 161 pontos (4 PM)
6.º Rūta MUR – "So Low" - 143 pontos (2 PM)
7.º Mario Junes – “Do What You Do” - 136 pontos
8.º Il Senso – "Sparnai" - 108 pontos (3 PM)
9.º Moon Bee – “Rumor” - 79 pontos (1 PM)
10.º  Justė Kraujelytė – "ESC Need More Fun" - 76 pontos


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem/ Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.