Slider

[Olhares sobre o Eurosong 2023] Quem representa a Irlanda no Festival Eurovisão 2023?


A sétima temporada do Olhares sobre as Finais Nacionais continua com escolha da Irlanda para o Festival Eurovisão 2023. Qual será a favorita dos elementos do painel a triunfar no Eurosong 2023?


A edição deste ano do Olhares sobre as Finais Nacionais continua, hoje, com a escolha da Irlanda para o Festival Eurovisão 2023Seis candidatos estão na corrida para representar o país no Festival Eurovisão 2023 em Liverpool, sendo que o resultado final resultará da combinação de um júri nacional, de um júri internacional, e do televoto. 

Os vários integrantes do painel do ESCPORTUGAL Regiões foram desafiados a votar nas suas candidaturas favoritas, deixando um comentário sobre qual a canção que gostariam de ver a representar a Irlanda em Liverpool, havendo a registar a participação de 25 elementos.

Conheça, de seguida, as preferências do painel de comentadores:

Leila Jane - "Wild" - 12 pontuações máximas


Adão Nogueira - Pelo segundo ano consecutivo, a Irlanda opta pela realização de uma final nacional. Com a apresentação das propostas foi perceptível a falta de inspiração que anda por aqueles lados pois nunca pensei que poderia descer a qualidade apresentada no ano anterior. Mas, infelizmente foi o que aconteceu. De entre todas as propostas, as melhores são mesmo as de Leila e do AGDY, sendo que a Leila por ter uma proposta mais fora do normal poderá ser a vencedora.

Alina Aleixo - Relativamente à final nacional da Irlanda deste ano, tenho a dizer que não correspondeu às minhas expectativas. Definitivamente estava à espera de canções mais impactantes, mas infelizmente, na minha opinião, tal não aconteceu. As canções soaram-me um pouco genéricas. Ainda assim, a que mais gostei e a que penso que possa ter o seu destaque na Eurovisão é "Wild", de Leila Jane. No refrão, quando a melodia explode, parece uma canção da Sia. Se a voz da intérprete ao vivo soar como na versão estúdio (ou melhor ainda), então está num bom caminho. Quanto ao staging, acho que pede algo simples mas com um bom jogo de luzes. Que seja esta a canção vencedora do Eurosong 2023 e que a Irlanda desta vez consiga chegar à final!

Carlos Fernandes - "Wild", para mim, é a canção da selecção Irlandesa com um som mais internacional. Letra íntima, bonita, melodia e arranjos modernos. Tem potencial para ser um êxito, e a canção vencedora do "Eurosong 2023 ". Tudo dependerá da capacidade vocal da intérprete ao vivo, creio.

Catarina Ramos - A Irlanda sempre foi dos meus países favoritos na Eurovisão. A Leila a cantar faz-me sentir o espírito livre e aventureiro da Irlanda. É uma canção alegre, que anima a alma e faz querer cantar e dançar. “I only survive in the wild, alone out here for a while”, fica imediatamente na cabeça e transmite boas vibes! Ela tem uma voz muito melódica, por isso mais uma razão para gostar dela. Acho que é uma concorrente forte à vitória da Irlanda este ano. 

Francisco Gonçalves - Leila Jane é uma atriz, compositora e cantora de música alternativa, indie, pop e blues que mora em Dublin. Apresenta a proposta mais coerente e equilibrada desta seleção irlandesa. Parece ser a única a poder ter algum sucesso em Liverpool. A música é fresca, com ritmo, fica no ouvido e tem variações muito interessantes de tons e voz.

Hugo Sepúlveda - A Irlanda volta a apostar no Eurosong para eleger a sua representante para 2023 e há algumas canções que estou muito curioso para ver como resultam em palco! Uma delas é Connolly e “Midnight Summer Night”, com uma vibe que lembra Lana Del Rey! Outra e a minha aposta para representar a Irlanda em Liverpool é “Wild” da Leila Jane! Se ao início parecia apenas mais uma “canção bonita com uma mensagem empoderadora”, rapidamente cresceu em mim! O instrumental tem uma energia contagiante e a voz de Leila parece que lhe dá uma genuinidade maior! Tem muito potencial para resultar bem ao vivo!

Ivo Mendonça - "Wild" pode muito bem ser a vingança da Irlanda, na sua participação de 2021 com Lesley Roy. Muito bem produzida, muito irlandesa e, sobretudo, muito orelhuda. Duvido que alguém que ouça esta canção não acabe com um espírito mais positivo. "Wild" remonta-nos a uma canção alegre, uma canção que nos faz lembrar que é crucial termos coragem e vivermos sem medos. Parece-me uma mensagem altamente adequada para a altura que atravessamos. E, do mesmo modo, a Irlanda tem estado à deriva nesta viagem Eurovisiva, pelo que esta mensagem ganha automaticamente força, rendendo-se à sua própria realidade. Da busca constante de um lugar ao sol. Exposto e sem medos. Com coragem. Boa sorte Irlanda!

Luís Coelho - Acho esta selecção de músicas da Irlanda bem fraquinha. A única música que se destaca nos meus gostos musicais é "Wild" da Leila Jane. É uma música agradável, divertida e com o tempo pode ficar no ouvido. A voz da artista é bastante agradável. 

Mariana Fernandes - Escolhi a "Wild" da Leila Jane porque para mim foi uma lufada de ar fresco. É uma música alegre, no entanto a letra contrasta e fala de assuntos reais. Ou seja, temos o melhor dos dois mundos, porque temos uma música com a qual podemos dançar e ficar contentes, mas que não é vazia em termos de significado. A própria artista tem um estilo caricato e acredito que se vá destacar no panorama da Eurovisão. No geral, todas as canções são fortes e capazes de ganhar, mas esta tocou-me.

Mateus Brandoliz - Até agora não percebo o entusiasmo com a canção "Midnight Summer Night". Acho que sim é uma boa canção, mas não a considero "Eurovisiva". Acho, na minha opinião, que a canção da Leila Jane é bastante subvalorizada. Creio ser a melhor opção para a Irlanda. Mas num panorama geral, nenhuma canção concorrente no Eurosong 2023 é "má". São boas músicas.

Nuno Carrilho - Longe vão os tempos em que a Irlanda entrava na Eurovisão para ganhar... e sinto que isto continuará a não acontecer em 2023. Não sou grande fã de nenhuma das canções do Eurosong 2023 se bem que "Wild" é aquela que vejo maior potencial para um bom resultado. Dependerá sempre muito do que apresentar em palco mas, pelo menos, é um upgrade ao que temos visto a Irlanda a levar nos últimos anos.

Ricardo Mota - Para ser muito sincero, nenhuma das músicas da Irlanda me deslumbra. Não é que não goste delas, mas não as acho nada de especial. Considero, no entanto, que "Wild" é a escolha mais sólida. É uma música que fica no ouvido, e gosto muito das estrofes ao piano, que progridem para um refrão mais upbeat, dançável. Será que é desta que a Irlanda passa à final da Eurovisão? Só o tempo o dirá, mas sinceramente não estou muito confiante disso...


Adgy - "Too Good for Your Love" -  2 pontuações máximas


Raquel Pinheiro - "Too good for your love" é talvez a música que mais se destaca entre todas, mas não apresenta ser uma candidata a vencedora da eurovisão deste ano. Uma canção com uma melodia comum que não  impressiona ou cativa. Perante as opções, a escolha mais acertada numa tentativa de alcançar o pódio das melhores, mas que possivelmente não será suficiente para tal. Será momento de aguardar as alterações que possam dar o click ideal e ver até onde irá. 

Tiago Silva - O Head of Delegation Irlandês disse que ficou muito impressionado com a qualidade dos seis participantes....e eu pergunto-me onde?? A final nacional mais fraca para mim, a única canção que ainda me deu algum interesse foi o ADGY por ser moderna e algo que facilmente ouvimos na rádio o que poderá atrair algum público para votar na Irlanda e salvá-los de uma (quase) inevitável não qualificação. 


Connolly - "Midnight Summer Night" - 9 pontuações máximas


Cláudio Guerreiro - Comparativamente ao ano passado, nota-se uma melhoria na qualidade geral da final irlandesa. Ainda assim, é possível encontrar, pelo menos, duas canções em que me questiono quais foram os critérios para serem escolhidas, visto a sua fraca qualidade. No topo das minhas preferências encontra-se uma música que, a ser escolhida, poderá significar uma viragem no tipo de som que estamos habituados a ouvir por parte da Irlanda na Eurovisão. "Midnight Summer Night" traz uma melodia enigmática que nos chega a transmitir uma certa serenidade quando a ouvimos. Não escolher esta canção aumentará certamente as probabilidades do país continuar no caminho do não apuramento para a final. 

Diogo Martins - No modo geral, a final nacional da Irlanda é mediana. No entanto, há uma canção que se destaca completamente das restantes. Vejo imenso potencial na canção "Midnight Summer Night" para a Eurovisão. Uma canção leve, delicada, radio-friendly. Parece também que tem um toque irlandês. Com um bom live, os irlandeses só têm de votar porque acho que será desta que a Irlanda volta a uma grande final. 

João Diogo - A final irlandesa surpreende ligeiramente pela positiva este ano. Temos um nível de canções superior ao das edições anteriores e a diversidade é também de louvar. A minha preferida é "Midnight Summer Night" (o que surpreende um total de 0 pessoas que conhecem o meu gosto). É uma canção intrigante, misteriosa, interessante, e que me prendeu logo à primeira audição. É o caminho certo a seguir pela Irlanda pela modernidade que traz e por pôr de parte qualquer ideia pré-concebida do que deve ser uma canção eurovisiva.

Marcelo Da Silva - Connolly tem apenas 18 anos! Contudo, e apesar de ser a minha favorita a ganhar a final nacional da Irlanda, não espero uma vitória esmagadora, e caso não leve a vitória para casa nesse dia, que perca para Leila Jane, que tem a meu ver a melhor letra a concurso, e também a melhor mensagem de todas. 

Marcel Pessoa - Meus 12 pontos são da Connolly, não foi nada difícil de decidir. A canção se destaca muito neste lote de propostas da Irlanda. É agradável de escutar e cria uma atmosfera própria. Espero que a cantora seja segura com sua voz e que crie um stage capaz de ressaltar este clima etéreo que "Midnight Summer Night" pede. Se ganhar será um belo acréscimo à Eurovisão deste ano, pois a canção é linda e diferente do que o país tem enviado para a competição. Irá marcar pela diferença. 

Márcia Santana- Esta canção tem sonoridades que me fazem flutuar através de uma vibe Lana Del Rey meets Tove Lo. Sinto que é uma proposta leve e despretensiosa, mas muito competente e de uma qualidade musical soberba. Conseguirá a Irlanda marcar presença na final da Eurovisão se a escolher? Eu acredito que sim! 

Pedro Dias - Os anos passam e a Irlanda continua a sua travessia no deserto da desinspiração. E que travessia… Mais uma final nacional sensaborona e sem nenhuma canção que me dê vontade de a ouvir duas vezes de seguida. Ter de escolher a melhor proposta entre o degredo musical apresentado não é tarefa fácil. Mas pela originalidade, vou optar pela proposta da Jennifer Connolly - "Midnight summer night". Está longe de ser uma canção que me faça lançar trusses para o palco, mas vá, até é engraçadinha. Boa para ser ouvida numa esplanada com vista para o mar, enquanto o sol dá por terminado o seu dia de trabalho. Ainda é muito cedo para falar das hipóteses da Irlanda conseguir um apuramento para a final em Liverpool. Mas se a atuação em palco não for toda “top das galáxias”, não vai ser pela canção vencedora que vai conseguir uma boa classificação.

Pedro Maia - A Irlanda traz-nos algumas canções com um nível bem superior ao que nos tem habituado nos últimos anos. A minha favorita é a “Midnight Summer Night”, que tem uma sonoridade moderna e de bom gosto, sem falar das semelhanças com as canções de Lana Del Rey (que eu adoro). Parece-me uma proposta que trará um bom resultado para a Irlanda. 

Pedro Pires - Ainda que dividido entre a minha primeira e segunda opções, aposto as minhas fichas na “Midnight Summer Night”. A batida calma da canção cativa-me. A atenção ao detalhe na mensagem da letra é também muito tocante. 


Wild Youth - "We are one" - 2 pontuações máximas


André Pereira - Eis então a final nacional da Irlanda, que este ano consegue trazer ainda algumas boas canções. A minha grande favorita é a canção dos Wild Youth, "We Are One". Tem tudo para ser um grande hit, faz lembrar algumas canções dos U2, gosto imenso da produção que foi festa nesta canção, e acho que seria algo diferente a ver e ouvir na Eurovisão. Destaco também as canções do ADGY, que acredito que vai dar lutar nesta final nacional, e que na Eurovisão também iria ser muito boa de ouvir, e além dessa a canções "Wild" e "Midnight Summer Night", que são também outras duas boas opções para a Eurovisão. Acho que se a Irlanda escolher uma dessas 4 canções e se esforçar na performance podem vir a conseguir regressar à Grande Final da Eurovisão.

Diogo Quintais - Ao ouvir todas as canções do Eurosong 2023, a única que consegui ver no palco do Eurovision Song Contest de imediato foi a "We are One" dos Wild Youth. Acho que é aquela que consegue trazer um momento mais grandioso na arena. "Midnight Summer Night" e "Wild" também não estariam mal mas neste caso tenho que ir pela minha primeira impressão! "We are One" quase que chega a ter anthem vibes!

Aceda, de seguida, aos resultados das votações dos 25 comentadores do painel do Olhares sobre as Finais Nacionais:
(cada elemento votou no seu top 10 segundo a escala eurovisiva)

1.º Leila Jane - "Wild" - 248 pontos
4.º Wild Youth - "We Are One" - 208 pontos
6.º Public Image Ltd - "Hawaii" - 139 pontos


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem/ Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.