Slider

[Olhares sobre o Benidorm Fest 2023] Quem representa Espanha no Festival Eurovisão 2023?

A sétima temporada do Olhares sobre as Finais Nacionais continua com escolha de Espanha para o Festival Eurovisão 2023. Qual será a favorita dos elementos do painel a triunfar no Benidorm Fest 2023?


Depois de acertar em 7 dos 8 finalistas do Benidorm Fest 2023, com destaque para o pleno na semifinal 1 da edição, o painel dOlhares sobre as Finais Nacionais encerra, hoje, as suas apostas da escolha de Espanha para o Festival Eurovisão 2023Oito candidatos estão na corrida para representar o país no Festival Eurovisão 2023 em Liverpool, sendo que o resultado final resultará da combinação de um júri com o público e um painel demoscópico.  

Os vários integrantes do painel do ESCPORTUGAL Regiões foram desafiados a votar nas suas candidaturas favoritas, deixando um comentário sobre qual a canção que gostariam de ver a representar Espanha em Liverpool, havendo a registar a participação de 25 elementos que elaboraram o seu top8 na escala eurovisiva.

Conheça, de seguida, as preferências do painel de comentadores:


Karmento - "Quiero y duelo" - 1 pontuação máxima


Pedro Dias - Antes de mais, preciso confessar que tenho muita pena que grandes atuações tenham ficado pelo caminho, ao contrário da berraria descomunal que venceu a segunda semifinal, ou do rock pirosíssimo, apurado na terça-feira. Dito isto, o que é certo é que a minha favorita, desde a primeira audição, continua merecidamente em prova. Melodicamente, “Quiero y duelo” é de longe a canção que mais me toca. A letra é bonita e foge à banalidade da maioria das propostas a concurso. Apenas achei a atuação da Karmento um pouco exagerada e demasiado teatral. Mas é o previsível resultado do “efeito Chanel”, que levou todos os concorrentes a apresentarem coreografias bastante complexas. Tenho noção que a vitória da Karmento é praticamente impossível, por isso que vença o Agoney, aka “MARUV Espanhola”, que conseguiu criar uma apresentação em palco muito sólida e eficaz.


Megara - "Arcadia" - 2 pontuações máximas


Alina Aleixo - Esta final nacional desiludiu-me. Quando anunciaram a lista de artistas, esperava um vasto leque de canções que me fosse agradar, mas infelizmente só consegui gostar genuinamente de duas ou três, e até mesmo essas foram eliminadas. Outras cuja apresentação ao vivo me surpreendeu, infelizmente também não garantiram lugar na final. Foram duas semifinais com apresentações confusas e resultados incompreensíveis, a meu ver. Ao menos variedade não faltou! No meio disto tudo, os meus 12 pontos vão para "Arcadia". Um rock com garra e personalidade, acompanhado por uma apresentação on point ilustrada por uma estética chamativa, que chega a fazer lembrar a era "Chromatica" da Lady Gaga. Além disso, o conceito de videojogo parece-me muito original. A voz da vocalista é bastante potente, estável e sem falhas. Espetacular e não passa despercebida. Para mim, merece ganhar!

Márcia Santana - Para mim, os Megara têm aquilo a que eu chamo de "whole package". Espanha nunca se fez representar por um rock verdadeiramente bom na Eurovisão e eu gostaria imenso de ver essa estreia a ser feita com "Arcadia". A canção é muito bem produzida e o staging acompanha essa mesma produção: os planos de câmera estão soberbos, a parte visual não tem uma uníca falha. A intensidade com que a vocalista da banda segura a canção e enche o palco é sem dúvida um plus e passa para quem está a assistir. Um conceito perfeitamente replicado para vermos num palco como o de LIverpool. Tem os meus 12 pontos, embora saiba que não se irão sagrar vencedores. 


Alice Wonder - "Yo Quisiera" - 2 pontuações máximas


Luís Truta - A proposta da Alice Wonder sempre me transmitiu muita verdade, sinto que me faz pensar e sentir diferentes coisas. É totalmente a minha vibe pois não passa por ser uma balada banal e comum. É algo bastante honesto e cru o que faz me sentir mais que qualquer outra proposta do Benidorm. Digo isto sem qualquer tipo de análise ao que foi apresentado nas semis (gostei do conceito, mas menos movimento e menos cosias a acontecer favorecia-a. Além de que me identifico muito com a onda dela e com a arte que faz.

Pedro Pires - A canção “yo quisiera” é, para mim, a que mais sentimento carrega. Parece-me que a música é cantada com a força de que precisa e essa mensagem acaba por passar do palco para o público.  Pessoalmente considero que qualquer uma das canções do meu top 3 poderia vencer (e bem) o Benidorm Fest 2023.

Fusa Nocta - "Mi Familia" - 2 pontuações máximas


Mariana Fernandes - Fiquei bastante satisfeita por ter visto que esta ia ser a seleção para a final da Benidorm Fest. Muitos eram já os meus preferidos. No entanto, isso só dificultou ainda mais a distribuição dos lugares, nomeadamente do eventual vencedor. Acabei por optar por "Mi Familia". Para além de gostar bastante da música, acredito que é algo que se afasta do género da Chanel, que foi um sucesso no ano passado, não perdendo a qualidade apresentada. No fundo, é algo com bastante significado e qualidade para levar à Eurovisão e penso que é isso que, no fundo, todos os países procuram. 

Mateus Brandoliz - Fusa Nocta traz uma jovialidade extra para o Benidorm Fest 2023 e possivelmente para Liverpool. Creio que é a canção que melhor representa a fase musical que a Espanha, enquanto nação, está a viver! Grande canção!

Agoney - "Quiero Arder" - 6 pontuações máximas


Catarina Ramos -  Mesmo que a música do Agoney não seja a aquela que eu normalmente escolheria como vencedora (porque não costumo gostar deste estilo de música!) acho que é aquela que melhor representa Espanha com qualidade! Há muita personalidade na música , muito espetáculo, a letra não é má e acima de tudo, o artista põe alma da performance, tornando a música uma excelente escolha para o ESC este ano :)  Sou sempre a favor de música cantada na língua mãe , por isso mais ponto ainda pra Espanha este ano! 

Cláudio Guerreiro - Apesar de achar que a qualidade geral desceu em relação à edição anterior, Espanha traz-nos uma final que sempre prometeu dar espetáculo. E é precisamente nisso que se notou uma melhoria significativa em comparação com 2022. Mesmo achando que há espaço para melhorar a performance, a minha preferência recei em Agoney e "Quiero Arder". Esta foi aquela música que me causou logo excelente impressão na primeira audição e comecei logo a ficar com imensa curiosidade sobre como seria a atução ao vivo. É uma canção que nos deixa com curiosidade para ver como desenvolve mal ouvimos os primeiros segundos. Além disso, Agoney também não compromete nos vocais ao vivo, oferecendo-nos uma prestação bastante segura. A vitória na semifinal foi fácil, mas creio que na final a luta será mais complicada uma vez que Blanca Paloma apresentou uma performance com muito potencial vencedor. 

Diogo Martins - Mais um ano e mais uma fantástica final de Benidorm Fest. Tão bom ver esta nova Espanha. Ha dois fortes candidatos ao troféu: Agoney e Paloma. Sem dúvida, foram os melhores em cada uma das semifinais. Mas tenho ligeira preferência pelo Agoney. Ele arrasa em palco e a canção é super contagiante. A atuação funciona muito bem e vejo a arena a vibrar novamente com a Espanha. Penso que o Agoney tem tudo para trazer para casa mais um ótimo resultado. 

Diogo Quintais - Sendo esta uma das melhores finais nacionais do ano certamente, a decisão de escolher só um vencedor é uma missão quase impossível. No entanto, penso que o vencedor irá ser Agoney com o tema "Quiero Arder". Esta é uma das atuações mais memoráveis do Benidorm Fest 2023 e Agoney sabe, sem dúvida alguma, cantar e dançar! Agoney é quase um dos únicos que se aproxima mais da versão estúdio na primeira semifinal, ao que outros em direto desiludiram bastante! Obviamente que só por isto, "Quiero Arder" já me parece ser a proposta com os ingredientes certos para vencer!

Miguel Braga - Acho a música, bem como toda a performance, um máximo. Conseguiu demonstrar originalidade mas com algo que resulta sempre bem no Festival da Eurovisão. Acho que facilmente conseguirá um ótimo lugar do público na final da Eurovisão!

Nuno Carrilho - Com o lote inicial de concorrentes a deixar-me um tanto desiludido com esta edição do Benidorm Fest, a final nacional espanhola para Liverpool arrisca-se a ter uma decisões mais difíceis de todo o meu histórico eurovisivo... Se o nível for o que tivemos nas semifinais, é díficil de escolher entre Agoney e Blanca Paloma que trazem duas propostas completamente distintas uma da outra. Fortes e marcantes, cada uma no seu espectro, ambas as atuações têm pontos que ser melhoradas mas uma coisa é certa: a ser entre eles os dois, Espanha vai muito bem representada e arrisca-se a ser #1 do meu top em maio.

Blanca Paloma - "Eaea" - 10 pontuações máximas


Adão Nogueira - E aí está a final do Benidorm Fest pois em formato vencedor não se mexe. Este ano fomos presenteados com propostas para todos os gostos, mas como não podia deixar de ser algumas inspiradas (para não dizer outra coisa) em SloMo. De qualquer forma iremos ter uma final forte e bem disputada assim como renhida até ao final, até porque estamos à espera do Eurodrama espanhol. Conversas à parte a minha favorita para representar Espanha em Liverpool é mesmo Blanca Paloma e “Eaea”, uma vez que a sua interpretação é fantástica e este ano conciliou perfeitamente a sua voz, o flamenco, a cultura e raízes com o staging.

Francisco Gonçalves - Blanca Paloma depois da sua participação no Benidorm Fest de 2022 onde obteve o 5.º lugar, apresenta agora uma proposta distinta, mais audaz e intrincada nas raízes espanholas. A sua performance é segura e revitalizante. Junta a tudo isto uma grande produção artística que permite ao espetador disfrutar de toda a envolvência que ela lhe imprime. Não passará despercebida em Liverpool.

Gonçalo Canhoto - Se há umas semanas me dissessem que estaria neste preciso momento a escrever sobre "Eaea", não acreditaria. Verdade seja dita, até ontem à noite tal parecia irreal. Eis que Blanca Paloma entra em cena e, durante três minutos, fiquei petrificado e arrepiado. Desde o primeiro segundo até bem depois do final da atuação.  A confiança, a segurança, o profissionalismo. A artista demostra (muito bem) saber ao que vem e ter feito o trabalho de casa. A estética da atuação, os planos de câmara, a iluminação. Tudo foi cuidadosamente pensado e concretizado. E se, com "Secreto de agua", a intérprete já nos dera a conhecer o seu tremendo poder vocal, a aposta desde ano evidencia-o ainda mais.   "Eaea" representa aquilo que, para mim, sempre deverá ser a Eurovisão. A tradução da tradição aos tempos atuais. E Blanca Paloma executou-o de forma sublime. A resposta do público europeu à arriscada "Eaea" é imprevisível. Não obstante, aquele que presumo ter sido o objetivo superior da artista foi atingido. Transmitiu-me emoção. E fez-me querer votar. 

Hugo Sepúlveda - Apesar de todos os desaires e desilusões nas actuações das semifinais, Espanha consegue ter uma final bem consistente e com um bom nível! Tudo parece estar entre Agoney e Blanca Paloma e acredito que Espanha vai bem representada com qualquer um deles! A nível das versões estúdio, “Mi Familia” é a canção que mais gosto, mas tendo em conta o que se viu na semifinal, não a vejo com grandes hipóteses de dar luta (mas era bom que estivesse enganado). Entre os dois “rituais”, a minha escolha é Blanca Paloma! “Quiero Arder” acaba por se entranhar mais facilmente ao ouvido, mas a actuação de “EAEA” prendeu-me mais! A versão estúdio pouco me dizia, mas a actuação elevou a canção a um outro nível! E nem preciso falar do desempenho vocal de Blanca Paloma! É uma aposta mais arriscada, pois há sempre possibilidade de não ser compreendida, mas acho que seria incrível ver este lado de Espanha!

Ivo Mendonça - Esta opinião baseia-se após a visualizações ao vivo das 8 canções. Como é que é possível a Blanca Paloma chegar e arrasar com Espanha desta forma? Quando eu achava que as favoritas estavam definidas antes do espétaculo começar, eis que Blanca me conquista. Com 3 minutos marcantes. Alarmantes. Perfeitamente executuados. Sonoridade étnica e viciante. Se a Europa entende? Não sei, não interessa, Blanca conseguiu chegar e dizer "calma que eu estou em competição". Foi brilhante. Espanha tem aqui um leque fortíssimo e até me atrevo a dizer que, excetuando o meu 8º lugar, todas as outras têm qualidade suficiente para fazer um enorme resultado. Mas como só podemos escolher uma - Blanca. Paloma. Suerte España, gañadora!

João Diogo - O Benidorm Fest confirma mais uma vez que trouxe a mudança necessária para Espanha encarar o Festival da Eurovisão com objetivos mais ambiciosos. Este ano voltamos a ter uma final com muito talento e boas canções, com as semifinais a realmente fazerem uma filtração correta de quem tem potencial suficiente para chegar a Liverpool. E, como o ano passado, houve uma surpresa em palco e uma canção quase vinda do nada arrebatou-me e convenceu-me que é a escolha certa. Essa canção é "eaea". A minha favorita em estúdio continua a ser "Nochentera" mas "Eaea" tem um impacto sem igual em palco e transformou-se na mais competitiva proposta deste Benidorm Fest.

Luís Coelho - A canção da Blanca Paloma é a minha favorita neste Benidorm Fest mas ainda não sei explicar porquê. É uma música que me acalma, muito bem interpretada, e não se serve de gritarias para se destacar. 

Marcelo da Silva - Eu fui aquele que disse: a senhora Branca não passa a final! Enganei-me, e ainda bem que me enganei. A sua performance foi a mais memorável, segura, vocalmente irrepreensível!   Não é de todo a minha música favorita, mas a Senhora Branca merece a vitória. E a Espanha será mais uma vez muito bem representada!  Não será uma vitória fácil, ou até sim! 

Tiago Silva - A Espanha demonstra que não está para brincadeiras e quer vencer! A minha grande favorita e a que poderá trazer a terceira vitória para Espanha é a Blanca Paloma com "EaEa", isto é a real Espanha, a sua cultura e tradições aliado ao vozeirão da Blanca, impossivel ficar indiferente a esta performance. Enviar o Agoney seria um grande erro, a mesma fórmula não irá resultar dois anos seguidos e pessoalmente a canção não me diz nada. 


José Otero - "Invierno en Marte" - 1 pontuação máxima


Ricardo Mota - Ao ouvir as músicas pela primeira vez, achei que o Benidorm Fest deste ano estava bastante fraco. Mas agora já começo a gostar mais. Tenho imensa pena que a minha canção favorita ("Desde que tú estás") tenha ficado pelo caminho, mas a minha favorita para esta final é "Inviernos en Marte", com uma melodia e um instrumental lindíssimos e super emotivos. Pena que a performance vocal na semifinal tenha deixado um pouco a desejar, mas espero que corra melhor agora na final

Vicco - "Nochentera" - 1 pontuação máxima


Pedro Maia - Foi muito difícil para mim eleger só uma canção como favorita, a Espanha tem para mim a melhor final nacional da temporada. Escolho a Vicco como minha favorita, pois tem uma canção muito atual e contagiante que pode muito bem tornar-se num hit de verão a nível mundial, embora tenha dúvidas se será a melhor escolha para a Eurovisão. 


Aceda, de seguida, aos resultados das votações dos 25 comentadores do painel do Olhares sobre as Finais Nacionais:
(cada elemento votou no seu top 8 segundo a escala eurovisiva)

1.º Blanca Paloma - "Eaea" - 233 pontos (10 PM)
2.º Agoney - "Quiero Arder" - 221 pontos (6 PM)
3.º Vicco - "Nochentera" - 170 pontos (1 PM)
4.º  Alice Wonder - "Yo quisiera" - 168 pontos (2 PM)
5.º Megara - "Arcadia" - 163 pontos (2 PM)
6.º Fusa Nocta - "Mi Familia" - 154 pontos (2 PM)
7.º  Karmento - "Quiero y duelo" - 137 pontos (1 PM)
8.º José Otero - "Invierno en Marte" - 129 pontos (1 PM)


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem/ Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.