Slider

[ESPECIAL 2022] Os acontecimentos mais marcantes de 2022!

  

Continuamos a fazer um balanço do ano de 2022 e, desta vez, vamos recordar os acontecimentos que mais se destacaram durante o ano que terminou, enquanto decorre a votação do Acontecimento e Personalidade do Ano.  Vamos recordar:



Estreia do American Song Contest
Com estreia a 21 de março, a primeira edição do American Song Contest contou com a participação dos 50 estados dos Estados Unidos da América, bem como Samoa Americana, Guam, Ilhas Marianas do Norte, Porto Rico, Ilhas Virgens Americanas e o distrito federal de Washington DC. O certame teve 5 eliminatórias, 2 semifinais e uma Grande Final, com Oklahoma a vencer a gala de 9 de maio, com a votação máxima do televoto e o quinto lugar no júri. Este foi o primeiro spin off do Festival Eurovisão, estando prevista uma nova temporada para 2023.


Irregularidades na votação do Festival Eurovisão 2022
A votação da Grande Final do Festival Eurovisão 2022 ficou marcada pelos diversos "erros de ligação" anunciados, com Martin Österdahl a revelar a votação de alguns países. Contudo, momentos depois, a EBU/UER revelou que a votação de seis países (Azerbaijão, Geórgia, Polónia, Montenegro, São Marino e Roménia) foi anulada na semifinal e na Grande Final pela deteção de padrões de votação irregulares. Azerbaijão, Roménia e Geórgia recusaram anunciar os votos que foram obtidos pela média de outros países durante a Grande Final, com várias ameaças dos países em retirar-se do concurso do ano seguinte, algo que não se veio a confirmar.


Marca recorde da Ucrânia no televoto
Apontados como grandes favoritos ao triunfo, os Kalush Orchestra alcançaram a vitória em Turim com "Stefania", tema que recolheu 631 pontos na Grande Final do certame, insuficientes para superar a marca de "Amar Pelos Dois" em Kiev. Contudo, a votação do televoto foi a maior da história de sempre: no total, a canção ucraniana recebeu 439 pontos (de entre os 468 pontos possíveis), tendo sido a favorita de 28 dos 39 países e ficado no top3 de 38 países (apenas a Sérvia colocou a Ucrânia em 4.º lugar). No total, o país recebeu 93,8% dos votos possíveis do público.


Maro vence o Festival da Canção 2022 com pontuação máxima
Pela primeira vez desde 2019, Maro e "saudade, saudade" venceram o Festival da Canção 2022 com a pontuação máxima do público e do júri. Esta também foi a primeira vez que uma canção com a pontuação máxima das duas vertentes conquistou o apuramento para a Grande Final do certame internacional, depois dos desaires de Filipa Sousa (2012) e Conan Osíris (2019).


Rússia proibida de competir em Turim
Com o início da invasão russa à Ucrânia a 24 de fevereiro, a emissora ucraniana UA:PBC apelou junto da EBU/UER para a suspensão dos associados russos e a exclusão do país do Festival Eurovisão, com o organismo internacional a citar a natureza não política do evento numa primeira instância e a manter a Rússia na competição. Contudo, as emissoras da Dinamarca, Estónia, Finlândia, Islândia, Lituânia, Países Baixos, Noruega, Polónia e Suécia apelaram à exclusão da Rússia, com vários ameaças de boicote à competição. No dia seguinte, a EBU/UER anunciou a exclusão da Rússia da competição, com os mesmos associados da Rússia a retirarem-se da organização seguidamente.


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte:ESCPortugal/ Imagem/Vídeo: ESCPortugal
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.