Slider

[ESPECIAL 2022] As personalidades que se destacaram em 2022



Continuamos a fazer um balanço do ano de 2022 e, desta vez, vamos recordar as personalidades que mais se destacaram durante o ano que terminou, enquanto decorre a votação do Acontecimento e Personalidade do Ano. O ESCPORTUGAL registou a maioria dos assuntos em que se destacaram as cinco personalidades a votação. Vamos recordar:



Chanel
Vencedora do Benidorm Fest 2022 com "SloMo", Chanel viveu, nos primeiros dias, diversos ataques nas redes sociais apelando à sua destituição de representante do país em Turim, com a contestação a aumentar depois de ter sido revelado que a artista apenas recebeu 3% da votação do público. Viajou para Portugal, onde atuou no Festival da Canção 2022 e onde foi também entrevistada pelo ESCPORTUGAL, tendo chegado a Turim como uma das favoritas à vitória. Ficou em 3.º lugar na competição, o melhor resultado de Espanha em mais de duas décadas, e tornou-se um ícone da comunidade eurovisiva, alcançando também o triunfo no Eurovision TOP 250.



Kalush Orchestra
Segundos classificados no Vidbir 2022, os Kalush Orchestra estiveram envolvidos numa das primeiras polémicas do ano, depois de acusarem a emissora ucraniana de falsificar os votos em proveito de Alina Pash, artista que, dias depois, seria afastada da participação eurovisiva. Após a seleção para Turim e do início da guerra no país, a banda assegurou a participação no Festival Eurovisão onde conquistaria a terceira vitória ucraniana e um feito histórico: 439 pontos no televoto, a maior votação de sempre, tendo sido a favorita de 28 dos 39 países possíveis. Depois do triunfo, venderam o troféu para ajudar as forças armadas do país e participaram em vários eventos, como os MTV EMA 2022.


Maro
Depois de ter sido sondada para edições anteriores, Maro foi uma das compositoras convidadas diretamente pela RTP para o Festival da Canção 2022 assumindo a interpretação da sua canção "saudade, saudade". Vencedora do certame pelo público e pelo júri, algo que não acontecia desde 2019, a artista alcançou o 9.º lugar na Grande Final do Festival Eurovisão em Turim. Com vários lançamentos desde então e uma série de concertos, a cantora foi também nomeada em quatro categorias dos Globos de Ouro. Em outubro, Maro anunciou uma pausa artística e cancelou a tournée europeia devido a um burnout.


Rosa Linn
Escolhida internamente pela AMPTV para representar a Arménia no Festival Eurovisão 2022, Rosa Linn alcançou um discreto 20.º lugar na Grande Final com 61 pontos, 1 deles oriundo de Portugal. Contudo, após a competição, "Snap", tema que levou a Turim, torna-se um fenómeno nas plataformas digitais, com inúmeras certificações pelo Mundo e o título de segunda canção eurovisiva mais ouvida de sempre no Spotify. A artista, que atuou no Festival Eurovisão Júnior 2022, lançou também um tema com Duncan Laurance e atuará com Ed Sheeran na tournée norte-americana em 2023.


Sam Ryder
Escolhido pela BBC para representar o Reino Unido em Turim, depois do desaire em Roterdão, Sam Ryder alcançou o melhor resultado de sempre do país desde o triunfo em 1997: 2.º lugar na Grande Final com 466 pontos. O artista, já conhecido na plataforma TikTok, é convidado para atuar no Jubileu de Diamante da Rainha Isabel II e para interpretar o hino em Silverstone, com o álbum de estreia a alcançar o número 1 nas tabelas de vendas do Reino Unido.


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte:ESCPortugal/ Imagem/Vídeo: ESCPortugal
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.