Slider

Ucrânia: Krutь alega que os TVORCHI violaram as regras do 'Vidbir 2023'

 

A cantora Krutь, segunda classificada no Vidbir 2023, apresentou uma queixa junto da UA:PBC alegando que os TVORCHI violaram as regras da competição. A organização garante que a denúncia não é suficiente para a declassificação do duo.


A Ucrânia escolheu, no passado sábado, os seus representantes para o Festival Eurovisão 2023, com TVORCHI e "Heart of Steel" a adquirirem o passaporte eurovisivo com a pontuação máxima do público. Contudo, a final nacional está envolvida em polémica, com Krutь, segunda classificada na competição, a apresentar queixa junto da emissora ucraniana UA:PBC alegando que o duo vencedor violou várias regras da competição.

A artista, favorita do júri e terceira classificada na votação do público, alega que os TVORCHI recorreram a uma voz pré-gravada no refrão, com a situação a ser comprovada pelo produtor musical Dmytro Shurov que, ainda assim, garante que a duplicação da voz que é observada não terá sido fulcral para a vitória do grupo. Krutь garante ainda que o duo vencedor violou as regras da competição ao cooperar com a gravadora Believe que continua a operar na Rússia.

Em reunião extraordinária realizada ontem, 19 de dezembro, a emissora ucraniana alegou que a empresa em questão é uma empresa francesa e que foi responsável pelo lançamento de cinco dos dez temas concorrentes, enquanto outros três artistas trabalharam recentemente com a empresa em questão. Deste modo, o comité decidiu, por unanimidade, que o apelo da artista não é suficiente para desclassificar o duo vencedor, frisando também que foram notórias várias infrações menores noutros artistas, mas que nenhuma delas foi suficientemente grave para a sua desclassificação.

Estreante em 2003, a Ucrânia é o único país que nunca falhou o apuramento para a Grande Final, tendo três vitórias (2004, 2016 e 2022), enquanto o pior resultado é dos O.Torvald em 2017 (24.º). Segundos classificados no Vidbir 2022, os Kalush Orchestra adquiriram o direito de representar a Ucrânia no Festival Eurovisão 2022 com "Stefania" depois da desclassificação de Alina Pash. Depois da vitória na semifinal, a candidatura conquistou o 1.º lugar na Grande Final do evento com 631 pontos, fruto do 1.º lugar no televoto (439 pontos) e o 4.º lugar no júri (192 pontos), tendo recebido 20 pontos de Portugal (12 do público e 8 do júri).


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: UA:PBC / Imagem/ Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.