Slider

Sérvia: Mais de 900 canções submetidas para o Festival Eurovisão 2023

 A emissora estatal da Sérvia terá recebido mais de 900 canções para o Pesma Evrovizie 2023, seis vezes mais do que na anterior edição.


Depois do sucesso de "In Corpore Sano", tema que Konstrakta defendeu em Turim, a emissora estatal da Sérvia volta a apostar numa final nacional para o Festival Eurovisão 2023, com as inscrições a estarem disponíveis até à passada quinta-feira, 1 de dezembro. E o sucesso da participação de Turim influenciou o volume de candidaturas com o jornal Kurir a avançar que a emissora estatal recebeu mais de 900 canções para a competição, seis vezes mais do que o valor registado para a edição deste ano.

De realçar que, tal como na última edição, a RTS apenas permite a inscrição de temas interpretados numa das línguas ou dialetos oficiais da Sérvia: sérvio, albanês, bósnio, búlgaro, bunjevac, croata, checo, alemão, húngaro, macedónio, romani, romeno, russino da Panônia, eslovaco, ucraniano e vlach. O restante regulamento baseia-se nas regras da EBU/UER para a competição internacional, sendo que a RTS se reserva ao direito de, em caso de nenhuma canção satisfazer a qualidade musical exigida pelo comité de seleção, escolher diretamente uma canção para o Festival Eurovisão 2023. Mais detalhes sobre as inscrições podem ser encontrados AQUI.

Estreante em 2007 enquanto país independente, a Sérvia conta com 14 participações no Festival Eurovisão e 11 presenças em Grandes Finais, com o melhor resultado (1.º lugar) a ser alcançado na sua estreia. Em 2022, Konstrakta e "In Corpore Sano" representaram o país em Turim, alcançado a quarta presença consecutiva na Grande Final (algo inédito) e terminando em 5.º lugar com 312 pontos, a terceira melhor classificação de sempre, fruto do 11.º lugar no júri (87) e o 4.º no televoto (225), tendo recebido 8 pontos de Portugal (3 do júri e 5 do público).

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: EurovisionFun/ Imagem: Google / Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.