Slider

ESC2023: Luxemburgo continua fora do Festival Eurovisão em 2023

 

O Luxemburgo recusou a possibilidade de regressar ao Festival Eurovisão 2023. A última participação do país aconteceu em 1993.

Com cinco vitórias no curriculum, o Luxemburgo é o único país com mais de uma vitória fora do Festival Eurovisão. A retirada aconteceu em 1994 e o país continuará de fora da competição em 2023, confirmou a RTL, emissora estatal do país, ao ESCToday. Segundo declarações recentes de um porta-voz da emissora, os planos atuais concentram-se em conteúdos noticiosos em vez de programas de entretenimento, sendo que uma participação no Festival Eurovisão implicaria uma pressão financeira bastante elevada, algo insuportável pela RTL.

Ainda sem data, o Festival Eurovisão 2023, que será sediado no Reino Unido, conta com 18 países provisoriamente confirmados na edição: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Israel, Itália, Lituânia, Noruega, Países Baixos, São Marino, Suécia, Suíça, Reino Unido e Ucrânia. Por outro lado, Andorra, Eslováquia e Luxemburgo já confirmaram que não participarão no concurso internacional do próximo ano, enquanto a Bielorrússia e Rússia também ficarão de fora devido à suspensão imposta pela EBU/UER.

Participante na primeira edição do Eurovision Song Contest em 1956, o Luxemburgo participou por 37 ocasiões na competição europeia, ganhando o 1.º lugar em 5 ocasiões (1961, 1965, 1972, 1973 e 1983). Em 1993, o país conquistou a 20.ª posição no evento, o que culminou no seu afastamento da edição seguinte, pelas então regras da EBU/UER. No entanto, a RTL antecipou-se ao afastamento forçado e anunciou a retirada do evento, algo que ainda permanece. Em 2004 e 2005 chegou a fazer uma inscrição provisória, mas não chegou a efectivá-la.


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: ESCToday/ Imagem/ Vídeo: EurovisionTv
1
( Hide )
  1. Anónimo15:17

    Para o Luxemburgo....o entretenimento vale 0 está mais que visto.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.