Slider

JESC2022: Azerbaijão "sem decisão" sobre a participação no Festival Eurovisão Júnior 2022

 

 A emissora estatal do Azerbaijão reconfirmou a intenção de participar no Festival Eurovisão Júnior 2022: "Ainda não há decisão sobre o assunto" referiu a Ictimai.


Depois de Eldar Rasulov, membro da delegação do Azerbaijão no Festival Eurovisão Júnior 2021, ter referido que o país tenciona participar na próxima edição do concurso, que terá lugar na Arménia, a Ictimai referiu que ainda não tomou nenhuma decisão sobre a participação no certame infanto-juvenil. "Ainda não há decisão sobre o assunto, então é impossível dizer se o Azerbaijão participará na Eurovisão Júnior que será realizado na Arménia em dezembro" pode ler-se na nota emitida pelo Departamento de Relações Públicas da Ictimai e difundida pela imprensa local.

A Arménia e o Azerbaijão têm, ao longo dos anos, extrapolado os seus conflitos geopolíticos para o palco do Festival Eurovisão e do Festival Eurovisão Júnior. Em 2020, a Arménia retirou-se da competição devido aos conflitos armados entre os dois países sendo que, em 2021, o Azerbaijão boicotou a participação da Arménia no concurso, o que levou a EBU/UER a pedir justificações à Ictimai TV sobre o incidente. Contudo, depois da escalada de tensão do conflito em 2020, aumentam os indícios sobre uma possível reaproximação dos dois países, com Ilham Aliyev, presidente do Azerbaijão, a admitir a assinatura de um tratado de paz em breve, o que poderá colocar um ponto final em desavenças de várias décadas.

Até ao momento, o Festival Eurovisão Júnior 2022, que será organizado pela Arménia, a 11 de dezembro, conta com catorze países na lista provisória de participantes: Albânia, Arménia, Bulgária, Espanha, França, Geórgia, Irlanda, Itália, Macedónia do Norte, Malta, Países Baixos, Polónia, Sérvia e Ucrânia. Azerbaijão e Cazaquistão manifestaram interesse em participar, enquanto a Rússia, que já havia confirmado a participação, está fora da competição depois da suspensão da EBU/UER, bem como a Bielorrússia. Também Chipre, Dinamarca, Grécia, Israel, Moldávia, Montenegro, Lituânia, Noruega, Roménia, São Marino, Suécia e País de Gales já confirmaram que não estarão no concurso deste ano.

Estreante em 2012, o Azerbaijão apenas participou em 4 edições do Festival Eurovisão Júnior: 2012, 2013, 2018 e 2021. Em Paris, o país fez-se representar por Sona Azizova e "One Of Those Days", tema que contou com co-composição do português Francisco Faria, alcançando a melhor classificação do Azerbaijão ao terminar em 5.º lugar com 151 pontos, tendo sido a segunda canção mais votada do júri de Portugal.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte:ESCPlus.Es/ Imagem:JuniorEurovisionTv / Vídeo: JuniorEurovisionTV
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.