Slider

[ESPECIAL] As participações de Portugal no Festival Eurovisão Júnior

 

Com seis participações no Festival Eurovisão Júnior e com o melhor resultado alcançado em 2021, Portugal poderá confirmar, esta noite, a sua participação no concurso infanto-juvenil de 2022 com a Grande Final do The Voice Portugal Kids.


Depois do anúncio da escolha do vencedor do The Voice Portugal Kids como representante de Portugal em Paris na Grande Final do certame do ano passado, o que culminou na melhor classificação de sempre no concurso internacional, cresce a especulação sobre a possibilidade da confirmação da participação portuguesa no Festival Eurovisão Júnior 2022 acontecer esta noite durante a Grande Final do The Voice Portugal Kids

Ainda que nenhum anúncio oficial tenha acontecido, é bastante provável que o talent show possa ser novamente o escolhido como pré-seleção, ainda que haja a possibilidade do vencedor não cumprir as regras da EBU/UER para o concurso devido à idade (AQUI).

Assim, na possibilidade de conhecermos esta noite o sétimo representante de Portugal no Festival Eurovisão Júnior, recorde connosco todas as anteriores participações portuguesas no concurso infanto-juvenil:

2006: Pedro Madeira - "Deixa-me Sentir" - 14.º lugar em 15 países
Naquela que foi a quarta edição do Festival Eurovisão Júnior e que teve lugar em Bucareste, na Roménia, Portugal fez a sua estreia, sendo representado por Pedro Madeira e "Deixa-me Sentir". Os representantes foram escolhidos através do Festival da Canção Júnior 2006, que teve lugar no Teatro Tivoli, em Lisboa, com 10 concorrentes e que contou com apresentação de Helena Coelho e Jorge Gabriel. No concurso internacional, Pedro Madeira, que abriu o alinhamento da transmissão, arrecadou 22 pontos (7 de Espanha e 3 de Malta, bem com os 12 pontos automáticos), ficando em 14.º lugar entre 15 países, apenas à frente da proposta da ARJ Macedónia, atual Macedónia do Norte.


2007: Jorge Leiria - "Só Quero É Cantar" - 16.º lugar em 17 países
No ano seguinte, a RTP voltou a apostar no Festival da Canção Júnior para a escolha dos seus representantes para o Festival Eurovisão Júnior, que teve lugar em Roterdão, nos Países Baixos. 12 canções estiveram a concurso, com a apresentação a cargo de Jorge Gabriel e Merche Romero, coadjuvados por Débora Amado e Luís Ganito, com a vitória a sorrir a Jorge Leiria e "Só Quero É Cantar". Em Roterdão, a canção portuguesa não foi além do 16.º lugar, entre 17 países, com 15 pontos (2 da Arménia e 1 de Chipre, além dos 12 pontos automáticos), superando a proposta da Grécia por apenas 1 ponto.

2017: Mariana Venâncio - "Youtuber" - 14.º lugar em 16 países
Nove edições depois da retirada (e após a vitória de Salvador Sobral no Festival Eurovisão), Portugal regressou ao Festival Eurovisão Júnior na edição que teve lugar em Tbillisi, na Geórgia. Composta por João Cabrita e Mariana Andrade, "Youtuber" foi escolhida internamente pela RTP, que realizou o Juniores de Portugal para a escolha do intérprete. Cinco candidatos prestaram provas, com Mariana Venâncio, a favorita do público, a conquistar o passaporte eurovisivo. No concurso internacional, a canção recebeu 45 pontos da votação online (10.º em 16) e 9 do júri (15.º em 16), provenientes da Arménia (2), Geórgia (4) e Itália (3), terminando em 14.º lugar com 54 pontos.


2018: Rita Laranjeira - "Gosto de tudo (já não gosto de nada)" - 18.º lugar em 20 países
Pela segunda vez consecutiva, a RTP voltou a apostar numa seleção interna da sua canção para o Festival Eurovisão Júnior, com João Só a compôr "Gosto de tudo (já não gosto de nada)". O intérprete foi escolhido através do Juniores de Portugal que, ao contrário da edição anterior, foi realizado internamente e que contou com a participação de 10 dos 70 jovens inscritos. Rita Laranjeira foi então a escolhida para representar Portugal no concurso que teve lugar em Minsk, na Bielorrússia. Com um número recorde de 20 países a concurso, a canção portuguesa ficou-se no 18.º lugar entre 20 países com 42 pontos, todos oriundos da votação online, onde ficou em 13.º lugar, tendo ficado a zeros na votação dos júris.


2019: Joana Almeida - "Vem Comigo (Come With Me)" - 16.º lugar em 19 países
Pela terceira vez consecutiva a concurso, algo inédito na sua história, a RTP escolheu Joana Almeida para o Festival Eurovisão Júnior 2019, depois da sua vitória na Gala dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz. João Pedro Coimbra foi o responsável por compôr "Vem Comigo (Come With Me)", a primeira canção bilingue que Portugal levou ao concurso internacional. Em Gliwice-Silesia, Portugal voltou a ficar a zeros na votação dos júris, terminando em 16.º lugar com 43 pontos, todos oriundos da votação online em que ficou em 12.º lugar. No entanto, esta foi a primeira vez que Portugal ficou de fora do bottom do certame.



2021 - Simão Oliveira - "O Rapaz" - 11.º lugar em 19 países
Depois do interregno de 2020, Portugal voltou a participar no Festival Eurovisão Júnior em 2021, fazendo-se representar por Simão Oliveira, vencedor do The Voice Portugal Kids e "O Rapaz", tema com letra de Diogo Clemente e música de Diogo Clemente e Fernando Daniel. Em Paris, Portugal alcançou o seu melhor resultado de sempre: "O Rapaz" ficou em 11.º lugar com 101 pontos, resultante do 18.º lugar no júri (9) e... o 3.º lugar na votação online (92), ficando a escassos pontos de marcar a primeira presença portuguesa no top10 da competição.


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL /Imagem: Google /Vídeo: Youtube
1
( Hide )
  1. Vou rezar para que haja confirmação em directo hoje... se bem que penso que uma das candidatas que tem 14 anos pode ganhar hoje (espero estar errado em dizer isso)

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.