Slider

Eurovisão cresce em popularidade pelo mundo e chama a atenção de novos tipos de fãs

O Festival Eurovisão da Canção foi para o ar pela primeira vez em 1956, pouco mais de uma década após o fim da Segunda Guerra Mundial. A competição internacional foi idealizada para celebrar a paz e a cooperação entre os países, e muito tem evoluído desde a sua conceção.

Apenas sete países participaram na primeira edição: Alemanha, Bélgica, França, Holanda, Itália, Luxemburgo e Suíça. Com o sucesso da competição, o número de membros aumentou rapidamente nos anos seguintes, e atualmente conta com a participação de 40 países.

Além de ser o concurso internacional de TV mais antigo do mundo (atualmente está na sua 66.ª edição, com mais de seis décadas de história), veio também a tornar-se um dos mais assistidos pelo mundo, com mais de 200 milhões de pessoas a assistir ao programa anualmente.

Assim como séries televisivas como Star Trek, que acreditam e apresentam um futuro repleto de progressos culturais e tecnológicos, todos os anos a Eurovisão espalha uma mensagem global de união, aceitação e diversidade que tem crescido em popularidade pelo mundo e chamado a atenção de novos tipos de fãs.


Muitos motivos para o crescimento da popularidade da competição em redor do mundo

Um dos principais motivos da popularidade da Eurovisão é o alto nível de todas as apresentações. Os países que participam na competição estão lá para vencer, o que significa que todos os anos a competição conta apenas com os maiores e mais talentosos artistas de toda a Europa.

Isto significa que, em literalmente todas as apresentações, será possível ouvir vozes impressionantes, melodias espetaculares e músicas originais incríveis apresentadas de forma magistral para o deleite do público.

O aspeto positivo é que não é apresentado apenas um único género musical e a Eurovisão conta com um pouco de tudo, para todos os gostos.

De animadas músicas pop suecas até rock italiano e metal húngaro, de artistas solo a atingir notas altas com perfeição até grupos a apresentar uma atuação capaz de animar estádios, a competição consegue animar e encantar todo o tipo de público com as suas canções originais.

De salientar que o festival é tão competitivo, que mais de metade dos 40 países já conquistaram o primeiro lugar pelo menos uma vez na história.

A Suíça foi a primeira vencedora no longínquo ano de 1956, mas desde então 27 países já ganharam pelo menos uma vez, com os grandes destaques para a Irlanda (7 vitórias), a Suécia (6 vitórias) e França, Países Baixos, Reino Unido e Luxemburgo empatados com 5 vitórias, Israel (4) e Dinamarca, Noruega e Itália empatados com 3 vitórias – sendo que esta última foi a campeã mais recente em 2021.

Por outro lado, toda esta magia do Festival da Eurovisão só mostra também o poder cultural da música. Sim, não fosse a música uma das áreas que mais inspira outros setores da sociedade, até mesmo os menos prováveis. Alguns desses exemplos são:

  • Casino: desde que estes passaram para o online que a sua diversidade de temas é maior. Por exemplo, nas slots online, um dos principais temas de inspiração é a música. Sendo que existem mesmo slots alusivas a artistas e bandas conhecidas popularmente como Jimi Hendrix, Kiss, Alice Cooper ou Ozzy Osbourne. Cada um destes exemplos tem a sua respectiva slot com elementos reais das suas músicas.
  • Cinema: A competição é tão emocionante que serviu como pano de fundo para um dos recentes filmes de maior sucesso da Netflix. Lançado em junho de 2020, o “Eurovision Song Contest: The Story of Fire Saga” acompanha uma dupla da Islândia à procura do primeiro lugar, com apresentações tão realistas que parecem estar a cantar de verdade, e conta com a participação especial de diversas bandas e artistas reais que já participaram na competição, tendo servido para aumentar a popularidade global do festival.
  • Exercício Físico: Zumba é um dos maiores exemplos desta ligação. Aliar prática física a uma coreografia, promovendo o exercício.

Por outras palavras, o mundo da música é mesmo algo de especial.

O Festival da Eurovisão é apenas mais um dos grandes impulsionadores da cultura musical e um embaixador da multiculturalidade.

Futuro da competição não poderia ser mais promissor

Como já foi referido, o primeiro Festival Eurovisão da Canção teve apenas sete participantes. Hoje 40 países participam e 200 milhões de pessoas sintonizam, para assistir ao espetáculo e os números não param de aumentar ano após ano.

A realidade é que o festival é um dos maiores e mais interessantes eventos globais focados na união dos países e quando se observa a linda história da competição e as suas incríveis apresentações, não é difícil entender os motivos pelos quais o mundo se tem apaixonado cada vez mais pela Eurovisão.


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por templatezoo Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.