Slider

ESC2022: Quem foram os eurovisivos que integraram o júri do Festival Eurovisão 2022?


Saiba quem foram os eurovisivos que integraram o júri do Festival Eurovisão 2022.
O Festival Eurovisão 2022 contou com 40 países participantes, sendo a votação de cada país resultado do televoto (50%) e do júri nacional (50%). Cada júri nacional é composto por cinco jurados, que ordenaram todas as canções a concurso em cada espetáculo por ordem de preferência. Dadas as irregularidades detetadas na votação do júri de seis países, nomeadamente Azerbaijão, Geórgia, Polónia, São Marino, Montenegro e Roménia, a composição dos respetivos júris não foi divulgada pela EBU/UER.  Revelados os membros do júri de 34 dos 40 países a concurso, podemos identificar vários eurovisivos, que desempenharam o papel de jurado no Festival Eurovisão 2022. 

Em Portugal, o júri nacional integrou duas cantoras que já representaram o nosso país no Festival Eurovisão: Rita Guerra (ESC2003) e Cláudia Pascoal (ESC2018). Joana Espadinha, que conta com duas participações no Festival da Canção, uma como intérprete em 2018, e outra como compositora em 2022, integrou igualmente o júri português. Pedro Granger, apresentador do Festival da Canção 2012, e um dos responsáveis pela condução das conferências de imprensa do Festival Eurovisão 2018, também fez parte do júri nacional. O júri português contou ainda com a participação de Paulo Castelo, que já havia desempenhado a função de jurado no Festival Eurovisão 2019, e no Festival Eurovisão Júnior 2020. 


O júri desta edição contou com a presença de dois artistas que representaram os seus países no Festival Eurovisão 2021, nomeadamente Montaigne, que integrou o júri da Austrália, e Tusse, membro do júri da Suécia. Também o júri de Malta contou com nomes bem conhecidos dos seguidores do Festival Eurovisão: Claudia Faniello (ESC2017) e Gaia Cauchi, vencedora do Festival Eurovisão Júnior 2013. O júri do Festival Eurovisão 2022 contou ainda com mais uma vencedora da competição: Niamh Kavanagh, vencedora do Festival Eurovisão 1993, integrou o júri da Irlanda. 


Também a Noruega nos presenteou com nomes conhecidos dos fãs do Festival Eurovisão. JOWST, representante norueguês no Festival Eurovisão 2017, e Mari Bølla, participante do Melodi Grand Prix 2022, integraram o júri da Noruega, que presenteou Portugal com 10 pontos na Grande Final da competição. A par de Mari Bølla, no júri do Festival Eurovisão 2022 podemos identificar muitos outros participantes das finais nacionais deste ano: Blanca Paloma (Espanha), DJ Speakr (membro dos Fuld Effekt, Dinamarca), Lucija Harum (membro dos LUMA, Eslovénia), Mia Negovetić (Croácia) e Yon Idy (Macedónia do Norte). 


A Alemanha e a Islândia integraram no seu júri nacional os seus representantes no Festival Eurovisão 2001: Michelle e Kristján Gíslason, integrante do duo islandês Two Tricky. Vários outros países integravam nos seus júris antigos representantes no Festival Eurovisão, nomeadamente Srbuk (Arménia, ESC2019), Rasmussen (Dinamarca, ESC2018), Vaidas Baumila (Lituânia, ESC2015), Cristina Scarlat (Moldávia, ESC2014), Jelena Tomašević (Sérvia, ESC2008) e Simone (Áustria, ESC1990). 

Como nem só de intérpretes se faz o Festival Eurovisão, podemos encontrar no júri dos Países Baixos Pieter Perquin, um dos compositores das canções neerlandesas no Festival Eurovisão 2020 e 2021. Maian Anna Kärmas, integrante do júri da Estónia, foi a autora da letra de "Diamond Night", canção representante da Estónia no Festival Eurovisão 1999, e foi uma das compositoras de "Everybody", canção vencedora do Festival Eurovisão 2001. 


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL/EurovisionTv / Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.