Slider

ESC2022: Júri da Moldávia justifica os zeros pontos entregues à canção da Roménia

 

A Roménia recebeu a segunda maior pontuação do televoto da vizinha Moldávia, mas acabou fora dos pontuados do júri moldavo que justificou a classificação da canção.


A Roménia, representada por WRS e "Llámame", regressou, este ano, à Grande Final do Festival Eurovisão, onde alcançou a 18.ª posição com 65 pontos, com destaque para os 10 pontos da vizinha Moldávia no televoto. Contudo, na votação do júri, a candidatura romena ficou de fora do top10 do painel moldavo, com alguns dos elementos a justificarem a sua votação.

"Dei à Roménia o meu 10.º lugar o que, traduzido em pontos, equivalia a 2 pontos [na realidade equivaleria apenas a 1 ponto]. Tenho cidadania romena e adoro a Roménia, mas isto não significa que se a minha mãe fosse ao concurso e cantasse mal, lhe daria a pontuação máxima... Se nos culpam, é porque não vivemos em democracia. Se é isto que o povo quer, cumprirei as ordens (...) mas votarei consoante a minha opinião" defende a letrista Radmila Popovici, uma das juradas. 

Por sua vez, Adriano Marian, maestro, revelou que colocou a Roménia no meio da tabela classificativa: "Colocámos os 24 países por ordem de referência, mas depois do 12.º lugar não há pontos [na realidade é depois do 10.º lugar]. Para mim, o Reino Unido foi o primeiro, bem como a Ucrânia. A Roménia estava nas minhas preferências, mas no meio. Sinto-me um bocado estranho por não lhe ter dados pontos (...) mas fiz o meu trabalho a partir da minha humilde experiência na música".

O restante painel foi composto por Cristina Scarlat, Ilona Stepanov e Natan que não prestaram declarações sobre o assunto. No entanto, no final da contagem dos votos, a Roménia ficou na 12.ª posição do júri moldavo com três 10.º lugares, um 12.º e um 17.º, ficando de fora dos pontuados do painel de jurados.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: EurovisionFun / Imagem: Eurovision.Tv / Vídeo: Eurovision.tv

1
( Hide )

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.