Slider

[ESPECIAL] Quais os últimos vencedores a atuar nas diferentes posições da Final do Festival da Canção?

 

 Dez candidatos disputam, esta noite, a Grande Final do Festival da Canção 2022, sendo que apenas um conquistará o passaporte eurovisivo. Em jeito de rescaldo, o ESCPORTUGAL convida-o a recordar os últimos vencedores a atuar nas diferentes posições na Final do Festival da Canção. Qual será a posição sem vencedores há mais tempo? Haverá também a maldição do número 2 como na Eurovisão?


Posição nº 1 - "Portugal no Coração" - Os Amigos - 1977

A primeira canção do alinhamento, venceu o Festival da Canção pela última vez em 1977, quando Os Amigos se sagraram vencedores, com a canção "Portugal no Coração". Apenas mais duas canções conseguiram tal feito, nesta posição de abertura: "Desfolhada", interpretada por Simone de Oliveira no Festival da Canção de 1969, e "Oração", interpretada por António Calvário no Festival de 1964.

Posição nº 2 - "Amor d'Água Fresca" - Dina - 1992

A segunda posição do alinhamento, regista cinco vitórias ao longo da história do Festival da Canção. Assim sendo, podemos concluir que a maldição do número dois no Festival Eurovisão, não se aplica ao Festival da Canção. A última vitória nesta posição foi conseguida pela canção "Amor d'Água Fresca", interpretada por Dina no Festival da Canção de 1992. 

Posição nº3 - "Há um Mar Que Nos Separa" - Leonor Andrade - 2015

A posição número três do alinhamento, acolheu a canção vencedora em quatro ocasiões. A última canção a consegui-lo foi "Há um Mar Que Nos Separa", interpretada por Leonor Andrade na edição de 2015. As restantes vitórias correspondem aos anos de 1973, 1984 e 1987.

Posição nº4 - "Amar Pelos Dois" - Salvador Sobral - 2017

A posição número quatro traz boas recordações a Portugal, uma vez que foi dessa mesma posição que saiu a canção vencedora do Festival da Canção 2017, que posteriormente deu ao país a primeira vitória no Festival Eurovisão. Mais quatro canções venceram o Festival da Canção nesta mesma posição, nomeadamente as canções vencedoras nas edições de 1972, 1983, 1999, e 2007. 

Posição nº5 - "Quero Ser Tua" - Suzy - 2014

Seis canções vencedoras do Festival da Canção, ocuparam a quinta posição do alinhamento. A última a conseguir tal feito, foi a canção "Quero Ser Tua", interpretada por Suzy, no Festival da Canção de 2014. No Festival Eurovisão, o melhor resultado de entre estas seis canções vencedoras, foi conseguido pela canção "Lusitana Paixão", interpretada por Dulce Pontes, na edição de 1991. 

Posição nº6 - "Silêncio e Tanta Gente" - Maria Guinot - 1984

Apenas duas canções venceram o Festival da Canção ocupando a sexta posição do alinhamento, sendo que, apenas uma delas representou Portugal no Festival Eurovisão: "Silêncio e Tanta Gente", interpretada por Maria Guinot, na edição de 1984. "Onde vais rio que eu canto", canção interpretada por Sérgio Borges no Festival da Canção de 1970, ocupava igualmente a sexta posição do alinhamento, mas Portugal não participou no Festival Eurovisão desse mesmo ano. 

Posição nº7 - "Medo de Sentir" - Elisa - 2020

Sete canções venceram o Festival da Canção, na posição número sete. "Medo de Sentir", canção interpretada por Elisa no Festival da Canção de 2020, foi a última a conseguir tal feito. Conan Osíris, vencedor do Festival da Canção na edição anterior, havia igualmente actuado na sétima posição do alinhamento. 

Posição nº8 - "Coisas de nada (Gonna Make You Dance)" - Nonstop - 2006

A posição número oito foi especialmente popular nos anos 90, ao consagrar quatro canções vencedoras, nomeadamente nas edições de 1993, 1994, 1996 e 1998. A oitava canção do alinhamento, apenas conseguiu a vitória em mais três ocasiões, sendo a última delas no ano de 2006, quando a banda Nonstop venceu o Festival da Canção, com a canção "Coisas de nada (Gonna Make You Dance)". 

Posição nº 9 - "Há Dias Assim" - Filipa Azevedo - 2010

Apenas duas canções vencedoras ocuparam a nona posição no alinhamento. A primeira canção a sagrar-se vencedora nesta posição, foi "Sobe, sobe, balão sobe", interpretada por Manuela Bravo, no Festival da Canção de 1979. "Há Dias Assim", canção que deu a Filipa Azevedo a sua vitória na edição de 2010, foi a última canção a vencer na posição número nove do desfile de canções. Note-se que, em muitas edições, o alinhamento da Grande Final contava com menos de 9 canções. 

Posição nº 10 - "Love Is On My Side" - The Black Mamba - 2021

A última canção vencedora do Festival da Canção, "Love is On My Side", ocupou a décima posição no alinhamento da Grande Final da competição. Por sua vez, a primeira canção a sagrar-se vencedora, a partir da décima posição da ordem de atuação, foi "Playback", canção interpretada por Carlos Paião, no Festival da Canção de 1981. 

Este e outros artigos também no nosso Facebook, Twitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPortugal / Imagem: Google / Vídeo: Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.