Slider

ESC2022: Ucrânia dispensada de atuação backup para o Festival Eurovisão 2022

A Ucrânia foi dispensada da gravação backup para o Festival Eurovisão 2022, depois dos recentes bombardeamentos russos na cidade de Lviv.


Claudio Fasulo, vice-diretor da RAI1, revelou que a delegação da Ucrânia foi dispensada da gravação da atuação de reserva para o Festival Eurovisão 2022, exigência feita pela EBU/UER para salvaguardar a participação de todas as comitivas no certame de Turim. "Dadas as condições, dispensámos o facto de que o live-on-tape deve ser feito com certas características: eventualmente, poderemos usar o vídeo da seleção" revelou Claudio Fasulo, frisando que, em caso de necessidade, a atuação do grupo no Vidbir 2022 será utilizada como backup.

De realçar que, recentemente, a comitiva ucraniana revelara que a atuação de reserva seria gravada nos próximos dias numa cidade junto à fronteira da Polónia, sendo revelado posteriormente que a gravação decorreria em Lviv. Contudo, a cidade fronteiriça foi alvo de bombardeamentos russos nos últimos dias, o que levou à mudança de posição da EBU/UER para com o país.

Aceda, de seguida, à lista de países que já revelaram detalhes sobre as suas atuações de reserva:

Arménia - Sófia (Bulgária)
Áustria - Sófia (Bulgária)
Bulgária - Sófia (Bulgária)
Chipre - Sófia (Bulgária)
Grécia - Sófia (Bulgária)
Malta - Sófia (Bulgária)
Macedónia do Norte - Belgrado (Sérvia)
Montenegro - Belgrado (Sérvia)
Polónia - Varsóvia (Polónia)
Portugal - Lisboa (Portugal)
Reino Unido - Sófia (Bulgária)
Sérvia - Belgrado (Sérvia)
Suíça - Sófia (Bulgária)

Estreante em 2003, a Ucrânia conta com 16 participações no Festival Eurovisão, sendo o único país que nunca falhou o apuramento para a Grande Final, contabilizando também duas vitórias: 2004 e 2016. Em Roterdão, o país foi representado pelos Go_A e "Shum", que terminaram em 5.º lugar com 364 pontos, fruto do 2.º lugar no televoto (267) e do 9.º no júri (97). Em Portugal, a canção foi a segunda mais votada pelo público e a nona classificada no júri nacional, tendo recebido 12 pontos.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: EurovisionFun / Imagem/Vídeo: Eurovision.tv
1
( Hide )
  1. Não gostaria de ver Ucrania no eurovisão porque seram algo de todo tipo de críticas. Positivas por representar um pais em guerra ou negativas por privilegios de poder abandonar o pais enquanto outros lutam pelo mesmo.Também não acho justo para como restantes concurrentes deste eurovision 2022 que seja Ucrania os vencedores do certamen apenas por pena.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.