Slider

[Olhares sobre o Za Evrosong 2022] Quem representa a Macedónia do Norte no Festival Eurovisão 2022?

A sexta temporada do Olhares sobre as Finais Nacionais continua com a escolha da Macedónia do Norte para o Festival Eurovisão 2022. Qual será a favorita dos elementos do painel a triunfar no Za Evrosong 2022?


Baseado no sucesso dos Olhares sobre o Festival Eurovisão, iniciativa criada em 2009, o ESCPORTUGAL realiza, esta temporada, uma nova edição alargada do Olhares sobre as Finais Nacionais, iniciativa de comentários e pontuações às canções das finais nacionais para o Festival Eurovisão. 

Olhares sobre as Finais Nacionais 2022 continua, hoje, com o Za Evrosong 2022. Seis candidatos estão na corrida para representar a Macedónia do Norte no Festival Eurovisão 2022, com a votação a cargo do júri e do público. Os vários integrantes do painel do ESCPORTUGAL Regiões foram desafiados a votar nas suas candidaturas favoritas, deixando um comentário sobre qual a canção que gostariam de ver a representar a Macedónia do Norte em Turim.

Conheça, de seguida, as preferências do painel de comentadores:


Andrea - "Circles" - 5 pontuações máximas


Ann Gomes - Za Evrosong 2022 é uma final nacional não muito excitante. Das 6 canções destaco Yon Idy - Dreams" e "Circles" de Andrea. Uma balada interessante, uma vocalista capaz e carismática, uma letra com sentido, uma batida moderna a trazer dinâmica à canção e melodia superior às restantes opções. É por isso que esta seria a minha opção para a Macedónia do Norte.

André Pereira - Eis a nova final nacional da Macedónia do Norte! Até tem canções boas, mas precisam de um bom revamp (coisa que eu sou contra) mas algumas merecem! Destaco a minha favorita Circles da Andrea, que tem uma mensagem muito forte na letra! Destaco também Flower of Sorrow, da qual a cantora lançou uma versão em macedónio e que fica muito melhor e destaco também Superman, que pode ser das melhores joke entries que podemos ver na Eurovisão! De resto espero que ganhe Circles, e com umas melhorias e um bom staging na Eurovisão poderá dar mais uma final ao pais.

Diogo Quintais - Das 6 propostas apresentadas pela Macedónia do Norte, a que terá uma pequena chance de poder chegar à Final em Turim penso que seja "Circles" de Andrea. Foi a que me ficou diretamente na cabeça por ter uma vibe muito própria! No entanto, a canção de Lara Ivanova é outra que tem grandes chances de vencer o "Za Evrosong 2022".

Ivo Mendonça - Sabem a sensação que tive quando ouvi as 6 canções da Macedónia do Norte? Senti canções sem qualquer conexão à terra e a todas as inspirações que as rodeiam. Parecem canções feitas para uma rádio mais genérica. Tenho pena que não procurem algo mais "tradicional". Ainda assim destaco Circles por apresentar uma performance que pode transformar-se em algo geométrico no palco, não descuidando a etnicidade própria do país e seus costumes. Boa sorte Macedónia do Norte.

Marcelo da Silva - Tenho a sensação de que nenhuma música apresentada pela Macedónia do Norte está acabada, soa-me tudo a Demo. E creio, que está também será a final nacional mais fraca da temporada. Contudo, existe apenas uma voz que me intrigou, não é pela música, mas sim pela voz. A Andrea e o seu tema Circles, o seu timbre é inigualável, o tema parece uma autobiografia da mesma, e pode-se ver o quão emocional a Andrea é, ela coloca muito sentido em cada palavra que canta, no final dos 3 minutos a única coisa que me lembro é do quão a sua voz é penetrável e poderosa. 


Lara Ivanova - "Flower Of Sorrow" - 9 pontuações máximas



Adão Nogueira - A Macedónia do Norte volta às finais nacionais pra tentar combater o grande desastre do ano passado. Com um pequeno leque de propostas mas variadas, acaba por nos presentear com umas canções diferentes e interessantes. Apesar disso há uma que se destaca, Lara e Flower of Sorrow. É uma balada poderosa, muito bem trabalhada que capta e vai crescendo ao longo da canção. Ela tem voz, presença e por isso não desiludindo ao vivo, será por certo a representante em Turim.

Diogo Martins - No geral, esta final da Macedónia do Norte é relativamente fraca. Gostei de apenas de duas canções! No entanto, foi fácil encontrar a minha favorita. Flower of Sorrow é a proposta mais sólida para a Eurovisão. Uma balada pop bem bonita e construída e parece-me que a Lara tem uma boa voz. Torço para que seja a escolhida e com uma boa atuação pode surpreender em Turim. 

Cláudio Guerreiro - Após vários anos de escolhas internas, a Macedónia do Norte decidiu voltar a selecionar o seu representante através de uma final nacional. Apesar de ser um pequeno leque de canções, admito que serei capaz de continuar a ouvir metade delas daqui em diante. Algo que é bastante bom, tendo em conta as expectativas que tinha em relação a esta final. Contudo, logo após a primeira audição não foi difícil escolher a minha preferida. Lara Ivanova e "Flower of Sorrow" podem não trazer de novo à Eurovisão, em caso de vitória, mas trazem uma fórmula que já foi eficaz para o país com Tamara Todevska em 2019. Óbvio que não é uma balada com a força de “Proud”, mas, se Lara colocar a emoção certa na interpretação, apresenta o potencial para agradar àqueles que normalmente são fãs deste tipo de baladas. No entanto, seria aconselhável fazer ainda algumas melhorias no instrumental de forma a torna-lo mais forte e memorável.

Carlos Fernandes- "Flower of sorrow" tem uma melodia bonita e uma letra bem pensada que com certeza terá significado para muitas pessoas. A voz da Lara é linda, transmite muita emoção e dá mais ênfase à mensagem da canção.

Hélder Simões - A final da Macedónia do Norte não é de todo das mais fortes, no entanto, parece que tudo está em aberto - nem que seja para que o Superman vá a Turim pela piada. 
A minha favorita é Lara Ivanova com Flower of Sorrow, uma balada poderosa e escrita para o palco eurovisivo - predictable but maybe effective. No entanto, não acredito que seja ela a ganhar! 

Hugo Sepúlveda - Quando se soube que Macedónia do Norte iria optar por uma final nacional, pensei que até pudéssemos ser surpreendidos.. Estava completamente enganado, e até a uma "joke entry" tivemos direito, mas duvido que este super-homem salve alguma coisa em Turim! De resto, destaco “Dreams”, apesar de carecer de força, “Circles”, que tenho um certo receio de como vai soar ao vivo, e a minha escolha para vencer a final: Lara e “Flower of Sorrow”. Uma balada típica, mas que me parece ser a melhor opção para a Macedónia do Norte! Caso vença, gostava que fizessem um “revamp” e lhe dessem um toque mais balcã ao instrumental, de modo a enaltecê-la! Embora isso já seja querer e esperar demais, talvez! 

Pedro Caramba - Escolho a canção "Flower of Sorrow" porque, das seis canções, é aquela menos má. Uma balada como tantas outras que já ouvimos, mas que acho que não compromete. 

Rui Duarte - "Flower of Sorrow" é uma canção que me parece bastante promissora e que pode resultar bem caso o staging e a prestação vocal sejam suficientes para elevar a mesma. Pelo que ouvi, arrisco-me a dizer que é daquelas canções que ao vivo pode surpreender e que, no meio das outras propostas, sobressai. Caso seja a selecionada, não me parece que seja a melhor canção que a Macedónia já levou, mas seria bastante decente. 

Tiago Silva - A Macedónia do Norte apresenta uma final nacional....sem nenhuma musica na sua lingua oficial, o que me desilude muito. A minha favorita é "Flower of Sorrow" se bem que necessita de um revamp pois tem um grande potencial para fazer algo épico em Turim!

Viktor Apostolovski - "Superman" - 5 pontuações máximas



Jorge Durões - Superman é aquela canção basicazinha, arraçada de farofa, que de tão azeiteira, se torna boa!! Venha, senhor Superman, que a gente precisa disto e desta esquizofrenia em Turim!

Manuel Farinha - Proposta musical muito interessante. É um canção com um refrão orelhudo e que, portanto, fica na cabeça. Um ótimo momento para dançar um bocadinho em plena discoteca. A música está esmagadoramente num registo eletrónico, ao qual se acrescenta um breve momento de soul na melodia que a enriquece reforçado pela voz do seu intérprete. No caso de ganhar acredito que a Macedónia do Norte tem material para ser competitiva em Maio.

Marcel Pessoa - Como acho esta final nacional muito fraca, vou apostar no inusitado. Quero ver esse Superman ganhar sua passagem para Turim. Uma canção bem guilty pleasure é bem vinda de vez em quando hehehehe. 

Nuno Carrilho - Vários anos depois, a Macedónia do Norte volta a apostar numa final nacional para a escolha dos seus representantes no Festival Eurovisão 2022. Ainda que a final nacional tenha tido um formato online e com as atuações gravadas em formato de videoclip, enalteco a decisão da MRT. De entre o lote de canções a concurso, aposto naquela que certamente será um dos meus guilty plesures da edição: "Superman". Longe de ser uma obra prima de composição, a canção de Viktor Apostolovski é bastante cativante e capta toda a minha atenção durante a audição. Se terá um bom resultado em Turim? Duvido muito, mas para mim seria a escolhida.

Pedro Dias - Numa final nacional sem qualquer identidade, onde todas as canções a concurso poderiam ser candidatas em outro qualquer país, “Superman” foi a única canção que pela sua atitude e irreverência me deu vontade de voltar a ouvir, após a primeira audição. É uma canção bastante divertida que, se for bem trabalhada, poderá ser apresentada em palco de uma forma bastante original, podendo mesmo vir a fazer história na Eurovisão.


Yon Idy - "Dreams" - 1 pontuação máxima



Alina Aleixo - Gostei de quase todas as canções a concurso nesta final nacional e creio que todas têm algo de especial. No entanto, temo que nenhuma delas seja forte o suficiente para levar a Macedónia do Norte à final da Eurovisão. "Dreams" é para mim a minha favorita, que me cativou logo assim que a escutei pela primeira vez. É uma canção doce, simples, agradável de se ouvir e poderia ouvi-la um milhão de vezes sem me cansar dela. A meu ver está muito bem construída e a voz de Yon Idy encaixa na perfeição. Não me parece que vá ser esta a canção vencedora desta final nacional mas dou-lhe os meus 12 pontos.


Aceda, de seguida, aos resultados das votações dos 20 comentadores do painel do Olhares sobre as Finais Nacionais:
(cada elemento votou no seu top 6 segundo a escala eurovisiva)

1.º Lara Ivanova – "Flower of Sorrow" - 201 pontos (9 PM em 20)
2.º Andrea Koevska – "Circles" - 184 pontos (5 PM em 20)
3.º Viktor Apostolovski – "Superman" - 165 pontos (5 PM em 20)
4.º Yon Idy – "Dreams" - 158 pontos (1 PM em 20)



Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: ESC Portugal / Imagem: MRT / Vídeo: Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.