Slider

[Olhares sobre o UMK2022] Quem representa a Finlândia no Festival Eurovisão 2022?



A sexta temporada do Olhares sobre as Finais Nacionais continua com a escolha da  Finlândia para o Festival Eurovisão 2022. Qual será a favorita dos elementos do painel a triunfar no  Uuden Musiikin Kilpailu 2022?

Baseado no sucesso dos Olhares sobre o Festival Eurovisão, iniciativa criada em 2009, o ESCPORTUGAL realiza, esta temporada, uma nova edição alargada do Olhares sobre as Finais Nacionais, iniciativa de comentários e pontuações às canções das finais nacionais para o Festival Eurovisão. 

Olhares sobre as Finais Nacionais 2022 continua, hoje, com o  Uuden Musiikin Kilpailu 2022. Sete candidatos estão na corrida para representar a Finlândia no Festival Eurovisão 2022. Os vários integrantes do painel do ESCPORTUGAL Regiões foram desafiados a votar nas suas candidaturas favoritas, deixando um comentário sobre qual a canção que gostariam de ver a representar a Finlândia em Turim.

Conheça, de seguida, as preferências do painel de comentadores:

Bess - "Ram pam pam" - 2 pontuações máximas


Cláudio Guerreiro - Depois de uma participação que trouxe muito bons resultados, a Finlândia volta apostar no mesmo formato de final nacional. O facto de conhecermos todas as músicas concorrentes já há algum tempo torna mais fácil a nossa familiaridade com as mesmas. Pelo contrário, não me facilitou nada a vida na hora de escolher a minha preferida, devido à minha indecisão entre três canções. Se os The Rasmus e os Cyan Kicks oferecem à Finlândia a possibilidade de repetir uma fórmula que parece trazer bons resultados para o país, a verdade é que gostava de ver a Finlândia a sair da sua zona de conforto e não cair na tentação de pensar que só conseguirá bons resultados se seguir por ondas mais rockeiras. Para isso, nada melhor do que escolher “Ram Pam Pam”. Esta canção é daquelas que ouves uma vez e já ficas ali a mexer-te na cadeira, ouves uma segunda e o pé já bate também. E quando dás por ti estás a ouvi-la em modo repeat e a acompanhar a cantora no seu Ram Pam Pam ao longo da música. Além de apresentar um refrão e uma melodia completamente viciantes, seria também excelente voltar a ouvir finlandês na Eurovisão. 

Marcel Pessoa - Gostei bastante do nível das canções na final nacional da Finlândia. Inclusive não tenho uma clara favorita. Escolhi RAM PAM PAM da BESS como minha vencedora pessoal porque dentro deste lote de canções é a que mais escuto. Gosto da atitude e energia da música e espero que a cantora entregue tudo isso em palco também. A parte do "rampampampampampampam" fica na cabeça, volta e meia me pego cantarolando. Creio que ficará na cabeça dos votantes na Eurovisão também. Outro destaque é ser cantada na língua materna, a propósito, a maioria das canções são em finlândes (parabéns Finlândia!). 

Cyan Kicks - "Hurricane" - 3 pontuações máximas


Alina Aleixo - O lote de canções desta final nacional não foi dos que mais me agradou. Confesso que esperava um pouco mais e temo que nenhuma canção seja suficiente para levar a Finlândia à final da Eurovisão. Fiquei dividida entre "Sun numero" e "Hurricane". Pessoalmente gosto mais da "Sun numero" mas creio que "Hurricane" terá mais hipóteses de se destacar no palco eurovisivo, por ser uma canção pop-rock enérgica e contagiante. Parece-me que ao vivo poderá ser um arraso. Apenas peca por ser um pouco repetitiva. Se for esta a escolha da Finlândia, acredito que consigam alcançar um lugar na final. 

Tiago Silva - A Finlândia apresenta uma das minhas finais nacionais favoritas! Cada música com qualidade, videoclipe e diversidade, apenas incrível! A minha favorita é Hurricane, ouço quase todos os dias, pop rock do bom como sempre faz a Finlândia.

Olivera - "Thank God I'm an Atheist" - 4 pontuações máximas


Aan Gomes - Estando Elsie Bay fora da Eurovisão, "Thank God I'm An Atheist" é a única opção para ter uma balada moderna feminina interessante no certame, sendo que é uma canção que tanto deixa Olivera trabalhar os seus dotes vocais como nos deixa a nós trabalhar o nosso mecanismo pensante, debruçando-nos sobre questões filosóficas sobre a morte e a crença sobre vida além da morte. Diferente, impactante, dar-se-ia bem no festival.

André Pereira - Eis a melhor final nacional de todas este ano, pelo menos a nível musical! A Finlândia este ano decidiu trazer-nos muito boa qualidade nas canções a concurso na Final Nacional! Destaco duas canções, as minhas favoritas, Jezebel dos conhecidos The Rasmus, que caso venham a vencer vão trazer a nostalgia de canções que ouvia na minha infância, em séries, filmes, etc. E a minha grande Favorita é Thank God I'm An Atheist interpretada pela Olivera, que tem uma voz, direi mágica, está canção deixa me totalmente arrepiado, e se ganhar a final nacional pode muito bem vir a surpreender.

Emanuel Filipe - Quando saíram os nomes das canções a concurso, lembro-me de ter pensado que o título "Thank God I'm an Atheist" era completamente estúpido, e decerto estaria associado a uma joke entry. Não poderia estar mais enganado, e qual paradoxo, não sendo eu ateísta, identifico-me imenso com a letra da canção. Tudo o que que for canções com letra deprimente, enviem que eu gosto. Será a canção com mais potencial na Eurovisão? Talvez não, mas é uma balada excelente, interpretada por uma voz que se destaca, e seria uma aposta diferente por parte da Finlândia, relativamente ao ano anterior. 

Rui Duarte - Todas as canções que estão a concorrer para representar a Finlândia, dariam sem qualquer dúvida, um bom representante para o país. Acredito que a canção da Olivera seja a indicada para representar a Finlândia, não apenas pela sua qualidade no geral, mas também porque é diferente de tudo o que o país levou até à data e iria marcar pela positiva, como uma grande canção capaz de ficar numa posição bastante boa, e quem sabe vencer. 

The Rasmus - "Jezebel" - 9 pontuações máximas


Adão Nogueira - Mais um ano e o UMK continua a apostar numa final com vários artistas e variados sem serem em número elevado. Este pequeno leque apresenta propostas interessantes quer em inglês quer em finlandês, onde o destaque vai sem sombra de dúvidas para The Rasmus e “Jezebel”, mesmo para mim que não sou grande fã de rock. Mas esta é música que põe toda a gente a dançar, um rock bem estruturado e interessante onde apresenta ao mundo moderno Jezebel, uma personagem bíblica que gostava de fazer as coisas à sua maneira.

Carlos Fernandes - A final nacional da Finlândia tem um leque de canções interessantes, mas aquela que  mais chama a atenção e possivelmente levará o país à final do Eurofestival é, para mim, "Jezebel". Espero que a voz ao vivo seja decente.

Diogo Martins - Depois do sucesso da edição passada, a Finlândia decide fazer uma final bem roqueira. Há três canções que gostei e todas elas são boas apostas mas há uma que se destaca. A canção da conhecida banda The Rasmus "Jezebel"  parece ter todos os ingredientes para levar a Finlândia a mais uma final e quiçá top 10. Ótimo instrumental, letra fácil de memorizar a primeira audição e ótima voz do vocalista (e acrescento a experiência da banda em palcos). Isto é a Finlândia no que melhor sabe fazer!

Diogo Quintais - Esta é uma Final Nacional que tem várias propostas interessantes que podem vir a confundir toda uma votação. Por um lado temos várias canções boas e por outro lado uma banda muito conhecida e com um tema bem ao estilo dos The Rasmus. E por tudo isso eu acho mesmo que serão eles a vencer o UMK com o tema "Jezebel". A canção tem qualidade para vencer por ela própria, mas penso que o nome da banda vai influenciar muito na decisão final dos finlandeses.

Hugo Sepúlveda - Finlândia volta a presentear-nos com um UMK com qualidade e uma clara tendência para sonoridades mais rock (ora não tivessem eles muito jeito para tal género). The Rasmus são o nome mais sonante e um claro favorito à vitória. Nas primeiras vezes que ouvi “Jezebel”, não percebi o favoritismo da música, além de ser a banda que é. Também não sei como é que ela se entranhou no meu sangue – pun intented -, mas rapidamente se revelou uma “grower” e já sou mais uma vítima assumida na lista desta femme fatale que é a “Jezebel” – não resisto aos trocadilhos com a letra desta música. Apesar de haver outras boas opções, penso que The Rasmus têm tudo para trazer mais um bom lugar para a Finlândia!

Ivo Mendonça - Que final extremamente competitiva! Finlandia tem surpreendido com a qualidade que nos tem apresentado. E sem grandes dúvidas que adoraria ver The Rasmus na eurovisão. Se tenho uma pancada pelos estilos mais tradicionais de cada país, nada melhor que The Rasmus para representar um país que tem uma costela muito Rockada! E jezebel promete ser um estrondo em papel! De qualquer das formas, qualquer uma das 7 canções representaria e honraria muito bem o legado finlandês na eurovisão! Boa sorte Finlândia. 

Marcelo da Silva - Bravo Finlândia, Bravo. E obrigado, obrigado por enriqueceres a minha Playlist, obrigado por trazeres a banda que mais me marcou na adolescência, oh tempos inocentes a ouvir ‘In The Shadow’. Contudo, ‘Jezebel’ não é a minha canção predileta no UMK 22, pois ‘Sun numero’ da banda Younghearted é uma obra de arte, e não ficaria nada chateado se ganhassem o UMK 22! Mas os meus 12 pontos vão mesmo assim para a canção dos The Rasmus ‘Jezebel’, só porque quero ver a Banda da minha adolescência no Palco Eurovisivo! 

Pedro Dias - Uma final nacional com muitas opções com enorme potencial. Na minha humilde opinião, “Jezebel” é o melhor tema rock presente nas várias seleções nacionais, desta edição. E tal não é de estranhar, vindo do país do rock, e duma banda que já atingiu tanto sucesso além-fronteiras. Younghearted, Bess ou Cyan Kicks são outras canções que me agradam bastante, e que poderiam ter muito sucesso em Itália.

Aceda, de seguida, aos resultados das votações dos 18 comentadores do painel do Olhares sobre as Finais Nacionais:
(cada elemento votou no seu top 10 segundo a escala eurovisiva)

1.º The Rasmus - "Jezebel" - 187 pontos (9PM)
2.º Cyan Kicks - "Hurricane" - 159 pontos (3PM)
3.º Bess - "Ram pam pam" - 149 pontos (2PM)
4.º Olivera - "Thank God I'm an Atheist" - 143 pontos (4PM)
5.º Younghearted - "Sun Numero" - 119 pontos


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: ESC Portugal / Imagem: ESC Portugal / Vídeo: Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.