Slider

[Olhares sobre o Pabandom iš naujo 2022] Quem representa a Lituânia no Festival Eurovisão 2022?



A sexta temporada do Olhares sobre as Finais Nacionais continua com a escolha da Lituânia para o Festival Eurovisão 2022. Qual será a favorita dos elementos do painel a triunfar no Pabandom iš naujo 2022?

Baseado no sucesso dos Olhares sobre o Festival Eurovisão, iniciativa criada em 2009, o ESCPORTUGAL realiza, esta temporada, uma nova edição alargada do Olhares sobre as Finais Nacionais, iniciativa de comentários e pontuações às canções das finais nacionais para o Festival Eurovisão. 

Olhares sobre as Finais Nacionais 2022 continua, hoje, com o Pabandom iš naujo 2022Dez candidatos estão na corrida para representar a Lituânia no Festival Eurovisão 2022. Os vários integrantes do painel do ESCPORTUGAL Regiões foram desafiados a votar nas suas candidaturas favoritas, deixando um comentário sobre qual a canção que gostariam de ver a representar a Lituânia em Turim.

Conheça, de seguida, as preferências do painel de comentadores:


Justė Kraujelytė - "How to Get My Life Back- 2 pontuações máximas


Cláudio Guerreiro - Depois de dois anos com vitórias previsíveis para os The Roop, a final nacional lituana parece ter também uma vitória esperada para Monika Liu este ano. Poucas foram as propostas que me ficaram na memória e me fizeram ter vontade de as ouvir novamente. Ainda assim, a minha escolha recai em Justė Kraujelytė, que nos apresenta uma música com uma aura muito misteriosa. E ganha a minha preferência nesta final não só porque apresenta uma performance perfeitamente em linha com a música e segura vocalmente, mas também porque ainda consegue ser das poucas com refrão que me fica na memória.

Ivo Mendonça - E contra todas as expectativas  que recaem sobre a grande favorita a vencer "Monika Liu - Sentimentai" (a qual comparo a um revamp de Voila, se a torre eiffel se mudasse para Vilnius), não pude não deixar de escolher a canção que me ficou no ouvido desde a primeira audição. Foi amor à primeira vista - "How to Get my Life Back" é uma maravilhosa canção, com uma letra poderosíssima, e uma apresentação em palco moderna, com um toque sedutor que prende o espectador. O instrumental é vibrante, faz-nos estar em pleno sobressalto de emoções, numa constante busca de uma ação, de fugirmos aos problemas que nos rodeiam, de recuperar aquilo que nos tiram pela calada da noite. Gostava muito de poder contar com uma performance destas em Turim, acho que a Lituânia tem feito um caminho estrondoso nos últimos anos, e estão a preparar-se para conseguirem uma vez mais um grande resultado. Menção honrosa para a Ruta Loop, que traz uma interpretação etérea. Continuem em força, Lituânia! Das finais com mais qualidade deste ano.

Lolita Zero - "Not your mother- 1 pontuação máxima


Tiago Silva - Bem depois da minha favorita ter sido eliminada nas semi finais....a minha favorita nesta final é a Lolita Zero! Sim a parte vocal não é a melhor mas não esquecer que na eurovisão não conta apenas a música mas sim a performance no geral e isto tem muito potencial além de que adoro o instrumental futuristico, Adoraria ver a Lituânia cantar na sua língua mas a música não me diz nada (Sentimentai).

Monika Liu - "Sentimentai- 10 pontuações máximas


Adão Nogueira - Este ano o Pabandom iš naujo continua com prestações muito fora da caixa que acaba por cair no exagero é apresentar músicas com uma qualidade inferior ao que nos tem vindo a acostumar. Dito isto, nenhuma destas propostas fará parte de uma qualquer playlist minha. Assim, como alguém terá que vencer e representar o país em Turim, a minha aposta vai para. Monika Liu e a sua “Sentimentai”.

André Pereira - Eis a tão esperada final de uma das maiores finais nacionais da época Eurovisiva! 8 canções estão na luta para representar o país, mas uma delas é a que mais se destaca e pode vir a trazer a sua língua nativa á Eurovisão, Sentimentai de Monika Liu é então a minha escolhida para representar a Lituânia na Eurovisão! Destaco desta final nacional Into Your Arms de Gebrasy e Not Your Mother de Lolita Zero que também podem vir a surpreender e representar o país na Eurovisão.

Diogo Martins - Depois de varias semanas, finalmente chegamos a final. Acho que esta edição da final lituana vale por uma única canção e artista: "Sentimental" da Monika Liu. Adoraria que a Lituânia voltasse a apostar na sua língua materna e acho que "Sentimental" seria a aposta certa. Uma canção simples mas que toca. A experiência da Monika no palco é notória. Sempre segura, com classe, sinto a música a fluir ao longo da sua atuação. Ela transborda talento. Super carismática sem precisar de dar piruetas no ar. Sem dúvida uma das minhas  favoritas do ano. 

Diogo Quintais - Não sendo esta a melhor Final Nacional deste ano, acho que há  3 canções com potencial para ganhar: a da Ieva, da Monika e da Rūta. Cada uma acho que pode vencer, mas só uma se diferencia um pouco das outras e poderá tornar-se um pouco mais especial na Eurovisão. "Sentimentai" de Monika Liu é a mais diferente porque tem muito boa vibe isto tanto a canção, como a própria da cantora! E claro que o look diferente e o carisma da Monika também ajudam.

Hugo Sepúlveda - Lituânia tem, a meu ver, a final nacional báltica mais consistente. Pabandom iš naujo tem enveredado por um caminho de sonoridades mais alternativas de uma forma geral e este ano não foi diferente. Uma das potenciais vencedoras é a excêntrica Lolita Zero. “Not Your Mother” tem um instrumental interessante, mas estranha-se mais do que se entranha e há ali algo que não convence totalmente. No entanto, quem ocupa o primeiro lugar do meu pódio é Monika Liu e “Sentimentai”. É daquelas canções que nos parece só “boa”, mas damos por nós envolvidos na sua melodia e na classe da interpretação de Monika Liu! Apesar de levar alguma vantagem nas apostas e outras sondagens, já sabemos que às vezes surgem desfechos inesperados nas finais nacionais.

Marcel Pessoa - Lituânia nos presenteia com uma das finais nacionais mais fracas, sem graça e sem inspiração. Muitas canções genéricas e esquecíveis. Esperava algo de maior qualidade depois do BOOM dos The Roop. As únicas que percebo um pouquinho de diferencial são as propostas defendidas por Ruta e Monika, mas mesmo se uma delas vencer, vai encontrar muitas dificuldades para se classificar para a grande final da Eurovisão. Meus 12 pontos vão para Sentimentai, principalmente por ser cantada na língua do país. 

Marcelo da Silva - A Lituânia, que na minha sincera opinião teria ganho o Eurovision em 2020 com os The Roop e a sua música ON Fire, não me convenceu com a sua semi final este ano. Contudo, Monika e a sua música Sentimentai traz-nos um tema com classe, gentil, mágico e que faz ‘jus’ a sua época. O lituano já não se é ouvido desde 1999 no palco da Eurovisão, depois de mais de 20 anos, valerá o risco? Só saberemos em Maio. 

Nuno Carrilho - Não foi uma canção que me apaixonou à primeira audição, mas "Sentimentai" foi crescendo a cada eliminatória e é, de longe, a melhor proposta para representar a Lituânia no Festival Eurovisão 2022. Uma canção bastante interessante e interessante, mas que precisará de alguma sorte para sonhar com voos mais altos em Turim. Destaque também para a proposta da Ieva que, infelizmente, acabou por perder o meu primeiro lugar com uma atuação muito aquém nas semifinais... Vamos a ver o que a Lituânia decide para a Eurovisão.

Pedro Dias - Costuma-se dizer “uma desgraça nunca vem só”, e parece que na Lituânia eles levam esse ditado muito a sério. Um valha-me Deus de final nacional, onde há canções, que nem são dignas de receber esse nome. Tudo muito fraquinho e amador, numa tentativa descarada de não passar à final da Eurovisão. E, sinceramente, parece-me que vão conseguir atingir esse objetivo, a não ser que escolham a única “pérola”, no meio do desastre…“Sentimentai” está longe de ser uma canção estratosférica, mas graças ao carisma da intérprete, torna-se numa atuação agradável de se ver, e que se for melhor trabalhada, poderá mesmo obter um bom resultado em Turim. Se optarem por outra canção, mais vale nem irem, que sempre ajudam a reduzir a pegada ecológica do evento.

Rūta Loop - "Call Me from the Cold- 4 pontuações máximas


Aan Gomes - Existem duas canções que poderão dar um bom resultado à Lituânia: Into Your Arms de Gebrasy ou Call Me From the Cold da Ruta Loop, mas destes dois só uma me cativa e que tem Winner Vibes para a Eurovisão: Ruta Loop. Uma canção experimental mas cheia de emoção, profundidade, voz exímia e staging já pensado e só a precisar de alguns retoques. Esta é uma canção que prende o ouvinte logo nos primeiros segundos. Pelo bem da Lituânia, espero que seja esta a canção escolhida.

Alina Aleixo - Por entre o leque de canções que esta final nacional apresentou (e que para mim não foi dos que mais me cativou) creio que "Call Me from the Cold" é a que tem mais potencial para brilhar no palco eurovisivo. A canção por si só já é incrível e ao vivo é ainda melhor. O staging ilustra perfeitamente esta canção e a coreografia está bem conseguida. A voz profunda de Rūta Loop é bastante adequada mas notei que ainda precisa de ser aperfeiçoada nalgumas partes e parece-me que é capaz de conseguir soltar ainda mais a voz. Esta é uma canção que hipnotiza e transporta para outra dimensão durante 3 minutos. Merece sem dúvida os meus 12 pontos.

Jorge Durões - Arrisco-me a dizer que não só é a melhor canção da seleção lituana deste ano, como a que traz o pacote mais completo. À primeira audição pode parecer uma canção simples, mas o instrumental é de uma complexidade melódica, complexidade essa também presente na voz da Ruta, que para além de cantar, enche todo o palco com o movimento do seu corpo, um movimento que bebe muito no contemporâneo e do lyrical. Não precisa de grandes alterações ou mudanças... se a Lituânia quiser, basta dar a vitória a Call Me From The Cold, empacotar, expedir para Turim, desempacotar no palco da Eurovisão e tem qualificação mais que garantida para a grande final!

Patrícia Gargaté - Esta final nacional surpreendeu-me pela qualidade e por ter várias opções que podem ser de facto vencedoras. Não compreendo o favoritismo da canção da Monika Liu e a minha escolha final acaba por recair na canção da Ruta Loop. Uma atmosfera muito bonita e intimista, que com uma boa cenografia pode causar muito impacto.

Aceda, de seguida, aos resultados das votações dos 17 comentadores do painel do Olhares sobre as Finais Nacionais:
(cada elemento votou no seu top 10 segundo a escala eurovisiva)

1.º Monika Liu - "Sentimentai" - 167 pontos (10 PM)
2.º Rūta Loop - "Call Me from the Cold" - 138 pontos (4PM)
3.º Lolita Zero - "Not your mother" - 115 pontos (1PM)
5.º Gebrasy - "Into your arms" - 114 pontos 


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: ESC Portugal / Imagem: ESC Portugal / Vídeo: Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.