Slider

[ESPECIAL] Qual seria o melhor sorteio para Portugal no Festival Eurovisão 2022?



Os 36 países semifinalistas do Festival Eurovisão 2022 saberão, amanhã, em qual das semifinais disputarão o acesso à Grande Final do concurso. Qual seria o melhor sorteio para Portugal?

A cidade de Turim, em Itália, recebe, amanhã, o Sorteio de Alocação do Festival Eurovisão 2022, onde os 36 países semifinalistas, divididos em 6 países, serão distribuídos pelas duas semifinais (e respetivas partes) do concurso, enquanto os 5 países automaticamente qualificados para a Grande Final saberão em qual das semifinais votarão.

Baseado no histórico de Portugal nas semifinais do concurso desde a introdução do modelo das duas semifinais em 2008, o ESCPORTUGAL quis saber qual seria o melhor sorteio para Portugal no Festival Eurovisão 2022. Para tal, foram recolhidas todas as votações dadas a Portugal nos anos de 2008-2012, 2014-2015, 2017, 2019 e 2021, apesar de reconhecer a influência do novo sistema de votação e os resultados históricos da participação portuguesa em 2017.

Descubra connosco, de pote a pote, quais os países que mais e em maiores quantidades votaram em Portugal nas 10 edições analisadas:

Pote 1 - Albânia, Croácia, Eslovénia, Montenegro, Macedónia do Norte e Sérvia


Com países dos Balcãs e da extinta Jugoslávia, o pote 1 do sorteio de amanhã sofreu várias alterações com o regresso de Montenegro ao Festival Eurovisão. Dos 6 países do pote, a Albânia é o maior contribuídor de pontos a Portugal com 41 pontos em 6 edições (6,83 pontos/edição), sendo também o único dos seis países que votou em Portugal em todas as ocasiões. Com 27 pontos e uma média de 6,75 pontos/edições, segue-se a Eslovénia, enquanto a Sérvia e a Croácia apresentam uma média de 3,66, ainda que a Sérvia tenha atribuído o dobro dos pontos a Portugal... mas no dobro das ocasiões. Por sua vez, a Macedónia do Norte apenas atribuiu 2 pontos a Portugal nas 4 ocasiões, tendo a pior média do grupo.

Melhor Sorteio: Albânia, Eslovénia e Sérvia
Pior Sorteio: Montenegro, Croácia e Macedónia do Norte


Pote 2 - Austrália, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia


Tal como nos anos anteriores, a Austrália juntou-se ao habitual pote dos países nórdicos (Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia). A Islândia é (de longe) o país que mais pontos deu a Portugal: 65 pontos em 9 ocasiões, ainda que tenha a registar 4 null points. Contudo, caso analisemos a média de pontuação, a Finlândia com uma média de 46 pontos em 6 participações (7,67) apresenta a melhor média do grupo, superando a Islândia (7,22). Em terceiro lugar nas médias temos a Austrália, com uma taxa de 6,67, superando a Suécia, que apesar de ter 29 pontos atribuídos a Portugal em 6 ocasiões (4,83) ocupada a quarta posição. O pior registo de Portugal no pote corresponde à Noruega, país que apenas atribuiu 5 pontos no total das 3 participações conjuntas.

Melhor Sorteio: Islândia, Finlândia e Austrália
Pior Sorteio: Suécia, Dinamarca e Noruega


Pote 3 - Arménia, Azerbaijão, Geórgia, Israel, Rússia e Ucrânia


Formado por países da extinta União Soviética (Arménia, Azerbaijão, Geórgia, Rússia e Ucrânia) e por Israel, o pote 3 continua a não ficar rendido às canções de Portugal (com excepção clara de 2017). A Geórgia continua a ser o país que mais pontuou Portugal com 41 pontos em 6 edições (6,83), sendo seguido pelo Azerbaijão (24 pontos em 4 edições) e pela Arménia (17 pontos em 4 edições). No entanto, os restantes países nunca atribuíram pontos suficientes para ultrapassar a marca das dezenas: Israel apenas pontuou Portugal em 2009 (2 pontos em 3 participações), a Ucrânia deu 8 pontos em 2008 (e deixou 2012 e 2014 a zeros) e a Rússia nunca pontuou Portugal nas três edições em que participaram juntos.

Melhor Sorteio: Geórgia, Azerbaijão e Arménia.
Pior Sorteio: Ucrânia, Israel e Rússia.

Pote 4 - Bulgária, Chipre, Grécia, Malta, PORTUGAL e São Marino


Com excepção de Chipre e Grécia, que ano após ano trocam as suas pontuações máximas, o pote 4 do sorteio do Festival Eurovisão 2022 é constituído por países sem grande histórico de troca de pontos entre si. Portugal, um dos seis países do pote 4, tem na Grécia o maior fornecedor de pontos com 24 pontos em 5 participações (4,80 pontos/edição). No entanto, o registo é ultrapassado pela Bulgária, com uma taxa de 5 pontos por participação, e por Chipre, que regista uma média de 5,50 pontos por edição, países que apenas deixaram Portugal a zeros numa ocasião. Por outro lado, Malta e São Marino contam com os piores registos para Portugal: Malta apenas deu 7 pontos em 6 ocasiões, enquanto São Marino apenas pontuou Portugal com 5 pontos em 2021, deixando null points nas 4 edições anteriores.

Melhor Sorteio: Chipre e Bulgária
Pior Sorteio: Malta e São Marino


Pote 5 - Estónia, Letónia, Lituânia, Moldávia, Polónia e Roménia


Descrito como o pote de Leste, o pote 5 apresenta-nos uma série de países com várias ligações geo-políticos entre si. A Letónia, com 47 pontos em 6 ocasiões, é o país com maior pontuação dada a Portugal, mas a Moldávia apresenta a melhor taxa do grupo, com 32 pontos em 4 ocasiões (8 pontos/edição), tendo pontuado Portugal em todas as oportunidades. A Polónia regista também 34 pontos atribuídos a Portugal (influenciados pelos 24 pontos a Salvador Sobral), enquanto a Roménia apresenta uma média de 7 pontos/edição... depois de ter pontuado Portugal com 7 pontos na única participação conjunta. Contudo, os 5 pontos da Lituânia em 4 participações e os 16 da Estónia em 5 edições (ainda influenciado pelos 11 pontos atribuídos aos The Black Mamba) são os piores registos do pote. 
 
Melhor Sorteio: Moldávia, Letónia e Roménia
Pior Sorteio: Polónia, Estónia e Lituânia
 

Pote 6 - Áustria, Bélgica, Irlanda, Países Baixos, República Checa e Suíça


Constituídos por vários países da antiga Eurovisão (Áustria, Bélgica, Irlanda, Países Baixos e Suíça) ao lado da República Checa, a Suíça apresenta-se como a maior contribuídora de Portugal com 52 pontos atribuídos nas 5 participações (10,40 pontos/edição). Segue-se a Bélgica, com 44 pontos em 5 edições, e a República Checa, com 41 pontos em 6 edições, tendo deixado Portugal a zeros na participação de 2015. A Áustria apresenta a melhor média do grupo (14), mas apenas registou uma presença com Portugal nas semifinais. Em situação inversa, os Países Baixos têm uma média de 4 pontos/edição, com apenas 2 participações em conjunto (2012 e 2014), enquanto a Irlanda não pontuou Portugal na única oportunidade (2015).
 
Melhor Sorteio: Suíça, Bélgica e República Checa
Pior Sorteio: Países Baixos, Áustria e Irlanda
 
Big 5 - Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido


Além do sorteio dos semifinalistas, o sorteio de hoje também determinará em que semifinal votarão os 5 países qualificados diretamente para a Grande Final: Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido. Motivado pela posição geográfica e pela presença de comunidades de emigrantes, Portugal tem sido o país mais pontuado pelo lote dos Big5 com 239 dos 1010 pontos recebidos (cerca de 24%) a serem oriundos deste grupo de países. Além disso, apenas o Reino Unido em 2012 e a Itália em 2015 deixaram Portugal a zeros na classificação.

Espanha lidera as pontuações dadas a Portugal com um total de 86 pontos em 6 edições (14,33 pontos/edição), sendo seguida pela França, país que deu 65 pontos a Portugal em igual número de edições (10,83 pontos/edição). O Reino Unido, o país que mais vezes votou na semifinal de Portugal, deu 53 pontos em 7 edições (7,57), enquanto a Alemanha pontuou Portugal nas quatro edições com 21 pontos (5,25 pontos/edição). Por outro lado, Itália apenas pontuou Portugal em 2017 (14 pontos em duas edições), sendo o país com pior histórico para Portugal.

Melhor Sorteio: Espanha, França e Reino Unido
Pior Sorteio: Alemanha e Itália

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL/ Imagem: Google
3
( Hide )
  1. Anónimo20:59

    vale o que vale...desde que fique na second half de umas das semi-finais (de preferência com a qualidade da segunda meia final de 2018 onde andavam os underdogs)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo21:18

    Eu preferia segunda semifinal, pode ser que poupando o orçamento do hotel voltem a investir no staging

    ResponderEliminar
  3. Anónimo21:25

    No geral, o pote 6 é praticamente países que até gostam de Portugal. A Áustria e a Irlanda apenas tiveram uma vez conosco desde 2008, portanto o track record é ainda bastante fraco. No entanto, vale ressaltar que ficamos no top10 da Irlanda no televote em 2015, apesar não termos pontuado no geral. A Áustria também nos deu 14 pontos o ano passado, portanto não é nada mau. A Suíça e a Bélgica são, por razões óbvias, os mais desejados mas sinceramente é um pote bastante favorável a Portugal.
    Só espero mesmo que fiquemos numa boa semifinal.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.