Slider

Croácia: Uršula Tolj demitida do cargo de chefe de delegação no Festival Eurovisão


A produtora Uršula Tolj foi demitida do cargo de chefia da delegação da Croácia no Festival Eurovisão, depois da polémica em torno de gastos exagerados da comitiva em Roterdão e do anúncio do DORA 2022 sem autorização superior.

Dois anos depois de ter assumido a chefia da delegação da Croácia no Festival Eurovisão, ocupando o lugar de Elizabeth Homsi, Uršula Tolj foi afastada do cargo de chefe de delegação, anunciou a HRT em comunicado oficial. A produtora, que entrou para a HRT em 1996, continuará o seu trabalho enquanto apresentadora e produtora na emissora croata, mas será substituída na chefia eurovisiva por Tomislav Štengl, que tem trabalhado no DORA nos últimos anos.

Contudo, a imprensa croata avança que a demissão de Uršula Tolj do cargo de chefe de delegação era esperada há várias semanas, depois da polémica em torno da participação em Roterdão. Segundo escreve o Jutarnji, a decisão de Uršula Tolj de contratar o estilista Juraj Zigman em detrimento da estilista da HRT, Natasa Svekler, causou um grande desconforto na emissora, tendo sido agravado com supostos gastos adicionais do orçamento em refeições e na compra dos figurinos usados na Turquoise Carpet. 

No entanto, a gota de água aconteceu no passado dia 27 de outubro, com Uršula Tolj a anunciar as regras e a abertura das inscrições para o DORA 2022 sem a autorização dos seus superiores da HRT, o que levou à sua substituição no cargo que ocupava desde meados de 2020. Além do trabalho como produtora do DORA, Uršula Tolj foi também a porta-voz croata no Festival Eurovisão de 2013, 2017 e 2018.

Estreante em 1993, a Croácia participou em 26 edições do Festival Eurovisão, tendo como melhor resultado o 4.º lugar alcançado em 1996 e 1999 por Maja Blagdan e Doris Dragović, respetivamente. Albina venceu o DORA 2021, tendo adquirido o direito de representar a Croácia no Festival Eurovisão 2021 com "Tick-Tock". Na primeira semifinal terminou em 11.º lugar com 110 pontos, tornando-se na primeira candidatura da história a falhar o apuramento depois de ficar no top10 das duas votações: a proposta croata ficou em 9.º lugar no televoto (53) e em 10.º lugar no júri (57).

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: HRT/Jutarnji / Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.