Eslovénia: 'EMA 2022' com 40 participantes em 5 galas televisionadas

A emissora eslovena RTVSLO revelou as regras do EMA 2022. O concurso contará com 40 participantes em cinco galas televisionadas, com a Grande Final agendada para fevereiro.


A emissora estatal da Eslovénia revelou, esta tarde, através das redes sociais, o regulamento do EMA 2022, evento que será utilizado como final nacional para o Festival Eurovisão 2022, evento que terá lugar em Itália em maio do próximo ano. Tal como na última edição, o formato será dividido em duas vertentes, mas sofreu uma das maiores alterações da sua história.

O EMA Fres, ronda preliminar focada em novos talentos que foi criada em 2020, aumentou o número de vagas, contando com 24 das 40 vagas do concurso, enquanto as restantes vagas serão ocupadas por artistas consagrados, que serão escolhidos através de submissão de temas para a RTVSLO.

A partir de hoje, 8 de outubro, até 22 de novembro, todos os interessados poderão enviar a sua inscrição para a emissora eslovena, sendo que um júri interno escolherá as 24 canções que disputarão o EMA Fres, sendo que os intérpretes deverão ter menos de 30 anos e um máximo de três singles lançados. Os temas serão colocados em votação online, sendo que os 14 mais votados conquistarão o apuramento para as duas primeiras galas, que serão realizadas em janeiro. Com 7 candidatos em cada uma das galas, o júri e o televoto escolherão cada um o seu favorito, com 4 candidatos a marcarem presença na fase final do EMA.

Posteriormente, a RTVSLO realizará duas semifinais com os 20 apurados (4 apurados do EMA Fres e 16 dos artistas consagrados), com o júri e o público a selecionarem os 12 finalistas do concurso. A Grande Final, que decorrerá em fevereiro, contará com o mesmo sistema de votação, sendo que o candidato mais votado representará a Eslovénia no Festival Eurovisão em Turim.

Participante desde 1993, a Eslovénia entrou em 26 edições do Festival da Eurovisão, tendo por 14 ocasiões disputado a Grande Final onde o melhor resultado foi o 7.º lugar alcançado em 1995 e 2001. Em Roterdão, Ana Soklic, que havia sido escolha para o concurso de 2020, defendeu "Amen", terminando em 13.º lugar na semifinal com 44 pontos, fruto do 14.º lugar no televoto (8) e do 13.º no júri (36).



Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: RTSVLO/ Imagem: Google/ Vìdeo: Youtube

Sem comentários