Slider

ESC2021: Polémica com comentários à canção de Espanha no 'Adresse Rotterdam'



Os comentários feitos à canção espanhola, no programa norueguês "Adresse Rotterdam", causaram polémica em Espanha e motivaram uma reação por parte de Blas Cantó

A NRK, emissora norueguesa, transmite anualmente um programa dedicado ao Festival Eurovisão, onde um painel de comentadores analisa as canções a concurso. No ano de 2021, os comentários dirigidos a vários países circularam nas redes sociais, uma vez que estes foram considerados ofensivos, ou infelizes, por vários espectadores. O caso que ganhou maior polémica foi o de Espanha, tendo sido proferidos no programa norueguês os seguintes comentários: "Ele perdeu a sua avó devido à Covid-19, e talvez ela vá a Roterdão para uma aparição surpresa. Para além disso, o pai dele morreu enquanto ele estava a escrever a canção. Isso mexe comigo, mas não me alcança"

Os comentários tiveram uma grande repercussão nas redes sociais, tendo motivado inclusivamente uma resposta por parte de Blas Cantó, representante espanhol no Festival Eurovisão 2021: "Não posso reconstruir a minha alma ao ver coisas como esta. Ninguém sabe pelo que estou a passar, nem o esforço que faço inclusivamente para continuar vivo. Não os culpo, decerto eles estão perfeitamente. Todo o meu amor sempre" - escreveu o artista na sua conta de Twitter. 

Posteriormente, a conta oficial do Melodi Grand Prix partilhou no Twitter um texto, de forma a explicar o teor dos comentários feitos à canção espanhola: "Tomámos conhecimento de algumas discussões online sobre o programa 'Adresse Rotterdam' em que o painel que analisou as canções deste ano para o Festival Eurovisão foi apanhado desprevenido quando tomou conhecimento sobre as perdas de Blas Cantó depois de analisar a sua canção. O painel não tinha conhecimento da história de Blas Cantó previamente e revelou-se insensível quando analisou a sua canção. Por favor saibam que essa não era a intensão do painel, e que ficaram sensibilizados quando ouviram a história triste. Hoje, o chefe de delegação norueguês enviou um email à chefe de delegação espanhola sobre este problema. A nossa simpatia para com Blas, e a melhor das sortes para a Grande Final no Sábado. Vamos, Espanha!". 

Blas Cantó foi selecionado internamente enquanto representante espanhol no Festival Eurovisão 2020, com a canção "Universo". Com o cancelamento do certame, tal convite foi renovado, e a emissora espanhola organizou no passado mês de fevereiro uma final nacional, em que o público espanhol teve a oportunidade de escolher entre duas canções. A escolha recaiu sobre a balada "Voy a Quedarme", que ganhou a final nacional com 58% dos votos. Blas Cantó irá atuar na primeira parte da Grande Final do próximo sábado. 

 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: Eurovoix/Twitter / Imagem: Andres Putting Vídeo: Eurovisiontv
24
( Hide )
  1. Não sabiam? Se eles fizeram o comentário foi porque sabiam da situação. Que desculpa esfarrapada. Com Portugal foi igual. Uma coisa é comentar e dar opinião, outra é roçar a má educação que foi o que eles fizeram. Para o próximo ano acabem com este programa, assim não correm riscos de situações destas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo02:14

      Eu acho ironico falarem mal da nossa língua quando o idioma deles é do mais pavoroso que existe no mundo. Haja auto estima...falta de noção

      Eliminar
    2. Anónimo08:23

      Os nordicos tem a má costume de desprezarem os países do sul, muitos nos vêm como inferiores em varios sentidos e estao sempre a gozarem de nos

      Eliminar
    3. Anónimo14:17

      O que eles disseram de Portugal?

      Eliminar
    4. Anónimo19:30

      08:23 Vêm nos como inferiores porque alguns europeus do sul se acham inferiores e olham para eles como os ''master lords'' da europa. Basta ver o comentário mais abaixo de um portugues. Chama-se complexo de inferioridade, somos demasiado auto criticos e não damos valor ao que é nosso. A europa do sul é mais bonita e tem mais cultura do a do Norte, eles sabem isso, alguém passa férias ou se aposenta no norte da Europa? Aquilo é horrivel, não fosse o dinheiro e o óleo ninguém metia la os pés.

      Eliminar
  2. Anónimo22:49

    Existem vários vídeos desse programa a circular pela net com traduções em Inglês, sobre vários países (ou mesmo todos).
    Se as traduções estiverem corretas então aqueles vídeos devem ser das coisas mais asquerosas que circulam pela net.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo00:31

    Destes programas nórdicos, o único que escapa é o da Islândia... o resto é apenas eles a classificarem positivamente outros países nórdicos e exibirem os seus 'bias' para com países do sul da europa (com a excepção da Itália). Relembro que em 2008 o painel sueco gozou com a Vânia, apenas para esta acabar à frente da representante deles...

    ResponderEliminar
  4. A bem dizer, a Noruega e a Suécia, pela primeira vez, não mereciam ser apuradas mas enfim...deviam estar calados

    ResponderEliminar
  5. A bem dizer, a Noruega e a Suécia não mereciam ser apuradas mas enfim...pelo menos fiquem calados e não digam disparates

    ResponderEliminar
  6. Anónimo02:12

    O poder dos eurofãs espanhois, juntaram-se todos e eles responderam. Muito bem. Impressão minha ou os nórdicos têm um complexo de superioridade? Vi muitas criticas de europeus de leste e do sul.

    Não fazia ideia que eram assim lá para cima, conseguem ser mais brutos que nós.

    Parece-me ser um país onde bullying está muito normalizado, note-se que eles têm dos maiores indices de suicidio na europa, não sei se tem algo a ver, mas...é para reflectir.

    Nem um 'Desculpa'' quiseram dar aos espanhóis. De baixo nivel, quem fica com má reputação são os norugueses.

    Ainda criticam a maneira de ser do Sobral, ele é um anjo ao lado destes senhores.

    ResponderEliminar
  7. TelmoElmo10:08

    Há anos que isso dura, e Portugal sempre foi massacrado...sempre riram das musicas portuguesas. Mas quando se vai a ver, eles gozam com quase todos os países!! Não é só Espanha ou Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais! É essa exatamente a minha opinião! Quem com veneno mata..

      Eliminar
  8. E, já agora, os espanhóis, para quem puder ver na rtve, também não são propriamente inocentes! Todos os anos desancam (no pré e sobretudo no pós certame) nas outras candidaturas. Portugal então é sempre dos mais visados. Ainda hoje, tenho bem presentes os comentários que uma "roda" de comentadores "encartados" entre os quais a senhora Massiel (vencedora em 1968) que arrasaram a Vânia em 2008, referindo-se nomeadamente ao seu visual, incluindo dentes e peso! Simplesmente inqualificável! E essa é apenas uma das muitas "pérolas" que nuestros hermanos frequentemente reservam para Portugal. E para os outros também. Por isso, não se queixem! Agora, que os comentários noruegueses foram nojentos, lá isso foram!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:04

      Creio que o seu comentario hispanofobo Ta bem Fora de lugar, claro que os comentarios foram horriveis, mas nao creio necessario ir buscar comentarios de faz mais de uma decada

      Eliminar
    2. Esses podem ter mais de 1 década mas, meu caro, há outros bem mais recentes! Basta procurar um pouco que encontra! Informe-se antes de se referir aos outros como sendo hispanófobos! Nao o sou mas também não sou acrítico e, muito menos, acéfalo! E o meu comentário não está fora do lugar! Está no sítio certo, precisamente onde se faz referência à estupidez dos noruegueses em relação à representação espanhola! E, reitero, que isso é o que os espanhóis, precisamente, fazem em relação a nós! E não é só na eurovisão! Já agora, sabe como é que na televisão espanhola foi dada a notícia do Nobel atribuído ao Saramago? Atribuído a um escritor... Ibérico! Provavelmente, V. Exa. não sabe nem quer saber! Deve ser daqueles que, passando a fronteira e chegando a Badajoz, já respira outros ares, os da Europa civilizada! Boa Eurovisão!

      Eliminar
    3. Anónimo10:45

      Anonimo das 00:04h
      Um brasileiro a dizer que um português é hispanófobo! AHAHAHAHAHAHAHAHA

      Eliminar
  9. Anónimo15:01

    Vcs não entendem nada: os países mais ricos do Norte acham-se sempre melhor. Acham-se melhores porque realmente são melhores e são melhores porque se acham melhores. É uma questão de auto-estima nacional, coisa que Portugal nem faz ideia do que é.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo19:22

      Quanto complexo de inferioridade, tipico! TANTA AUTO ESTIMA NACIONAL QUE TÊM...por isso é que cantam sempre naquele idioma belissimo da Noruega! Nunca vi um noruegues a falar bem da própria cultura, alguem conhece a cultura da noruega? Só quem nao tem auto estima é que pode escrever o que tu escreveste. Não projectes as tuas inseguranças no povo português desta maneira.

      Entende isto: Os países do norte não são melhores que ninguém. Noruegueses são um povo que nem sequer querem passar o resto da velhice naqueles países frios, sem sol, junto a um povo antipático e sem empatia pelo outro, nem para férias aquilo serve. Por isso é que todos vêm para aqui para o sul, os nossos só saem por questoes economicas!!! Antigamente eram dos países mais pobres da europa, tinham um PIB menor que o nosso. A vida dá muitas voltas. Eles não são melhores, mas gostam de agir como se fossem superiores porque sabem que aqui no sul da europa temos europeus com complexo de inferioridade que lambem as botas aos do norte só por terem salários mais altos!! É frequente ver no algarve a maneira como tratam turistas ingleses e portugueses.

      Antes de falar em auto-estima nacional, devia tentar consertar a sua!!

      Mesmo com baixa economia, Portugal está a um nivel acima da Noruega! Paz, sol, educação e boa comida, isso não se compra. Temos um povo que não é rude para com o outro e que está sempre lá para ajudar.
      Acho que a taxa de suicidio para aqueles lados diz tudo.

      Eliminar
    2. Anónimo10:48

      >"É frequente ver no algarve a maneira como tratam turistas ingleses e portugueses."

      Talvez porque os ingleses são mais simpáticos e não vêm com a mania que são melhores que o restante país e não dizem "ai, isto em Lisboa não é assim!"

      Eliminar
    3. Anónimo17:30

      10:48 Não meu amor, é mesmo porque têm o bolso cheio de dinheiro e são ''zé rapados''. Os ingleses não são conhecidos por serem simpáticos, NEVER, não tentes justificar a falta de educação e discriminação para com os portugueses.

      Eliminar
    4. Anónimo17:36

      10:48 Não meu amor, é mesmo porque têm o bolso cheio de dinheiro e são ''zé rapados''. Os ingleses não são conhecidos por serem simpáticos, NEVER, não tentes justificar a falta de educação e discriminação para com os portugueses.

      Outra coisa, NÃO VÊM COM MANIA?? Diz isso às minhas colegas que foram HUMILHADAS e ASSEDIADAS por ingleses, principalmente os hooligans no futebol. Nota-se que não trabalhas em restauração. Os ingleses SÃO conhecidos pela falta de respeito e MANIA que têm para com empregados no nosso país. Se não tiveres bom inglês, boa sorte. Felizmente ou infelizmente, o dinheiro compra tudo, ninguém vai tratar mal um cliente que tem mais $$$ e paga o teu salário. A destruiçao que deixaram nas ruas do Porto durante os jogos de futebol, os carros e vidros partidos há uns anos, foi bonito de se ver. Estamos a falar de um povo que não controla a bebedeira, são muito piores que os portugueses. Noção!! É o que eu digo, complexo de inferioridade...vão sempre defender o que é de fora primeiro, mesmo não tendo razão. Enfim.

      Eliminar
    5. Anónimo18:00

      Anónimo de 15:01h: Como alguém que viveu na Noruega, estás tão enganado e iludido...«the glass is greener on the other side». Portugal é dos países mais antigos da Europa e tem uma história invejável em muitos aspectos. Serias tratado ao mesmo nivel que um marroquino nos nórdicos. Noruega é aquele gajo milionário cheio de dinheiro que vive solitário, sem amigos, é depressivo e sobrevive numa sociedade sufocante onde o apoio à saúde mental e a empatia pelo outro não existem. Um país com um problema grave de drogas e alcool. Sul europeus dão por garantido muita coisa. Não duravas 5 minutos na Noruega, nem a tua carteira com o custo de vida mas principalmente, a tua sanidade mental...pergunta ao TIX! Não fosse o gato dele, hoje não estaria entre nós. Não é coincidencia, a maioria dos tugas não quer ir para países nórdicos.

      Aquele é o feitio deles, frio, antipático, introvertido, não tem nada a ver com auto estima.
      Tendo em conta q voces tbm acham os EUA um paraíso por causa do que vêm nos filmes, já nada me choca. O portugues nunca saiu da sua bolha, fala de culturas e sitios que não viveu, cria histórias na cabeça que não correspondem à realidade.

      Pessimismo, complexo de inferioridade e queixume diário, tudo está sempre mal para os portugueses. Como dizem os zucas, somos muito ''baba de ovo'' de estrangeiros ricos, talvez porque damos demasiado valor ao dinheiro e por os mais extremistas nórdicos nem nos considerarem europeus (daí o complexo inferior e a necessidade de bajular tudo o que fazem).

      Espero que um dia entendas que ninguém é melhor que ninguém e que somos uns priviligeados por termos nascido num país tão seguro, diverso e bonito. Espero que as novas gerações mudem essa mentalidade bota abaixo, acho que já começou a mudar. São mais os mais velhos que fomentam esse discurso de ''Países nórdicos superiores, sul europa quebrados e falhados''.

      Mais amor próprio e noção.

      Eliminar
  10. E como acham que são, são! E assim, podem menorizar, escarnecer, ridicularizar... os outros! Isso dá-lhes esse direito? Na sua perspetiva dir-se-á que sim. Só que arrogância e sobranceria não são sinónimos de autoestima!

    ResponderEliminar
  11. Cada um tem direito a sua opinião! Nas ditaduras não há direito a ter opinião diferente!Aqui não é uma questão de ser nórdico e aqueles preconceitos contra os nórdicos..., , Como censura e complexo de inferioridade! E a espanholada que se defenda, que é um problema deles!!! Sou Português, Graças a Deus e como tal é isso que me importa! Há países do Norte, do Leste e do Sul da Europa, e Portugal deve ter as melhores relações e proveitos e não é da espanholada que vai obter os melhores proveitos! Almaraz, Olivença, os corruptos, etc J. Sócrates e outros que tais muito amigos da espanholada, etc A vida não é só sexo, drogas, etc como muitos gostam de ir de férias para o playground da Europa,(spain)! Divirtam se lá com os Manolos e Lolas e fiquem por lá ( sida e Corona vírus) dispensamos! Depois tão incomodados e ninguém refere o facto pouco democrático de espanha, e outros dos big five estarem automaticamente apurados só porque pagam para isso,( neste caso com dinheiro da Catalunha), tirando lugar a outros países que podem ter canções com mais mérito! Supremacia....neste caso não será branca...E a Polónia e Rússia em breve como big...Desvirtuam o festival!!!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.