Slider

[AO VIVO] ESC2021: Acompanhe connosco o primeiro dia de ensaios em Roterdão


 Os dias de sonho de todos os eurofãs estão a começar. Acompanhe connosco o primeiro dia de ensaios do Festival Eurovisão 2021 e deixe-nos as suas opiniões. Fique connosco!

Quase dois anos depois da última edição, o Festival Eurovisão 2021 está quase a começar. Hoje, 8 de maio, a Rotterdam Ahoy, em Roterdão, recebe a primeira ronda de ensaios para o concurso internacional deste ano, com 7 países a realizarem o primeiro ensaio individual: Lituânia, Eslovénia, Rússia, Suécia, Austrália, Macedónia do Norte e Irlanda. Os ensaios terão uma duração de 30 minutos, com os artistas a ensaiarem várias vezes a sua prestação, sendo que a arena será vedada à imprensa, que poderá acompanhar os ensaios através do Press Center.

De realçar que, devido à pandemia de Covid-19 e às restrições de viagens, a delegação da Austrália não rumará a Roterdão, fazendo-se representar pela atuação backup de Montaigne. No entanto, durante o período destinado ao ensaio australiano, a EBU/UER revelará algumas imagens dos bastidores da gravação da atuação de reserva.

Recorde AQUI a programação de ensaios para hoje.

Acompanhe connosco tudo o que acontece no palco eurovisivo em Roterdão:

09h00 - Olá a todos. Físicamente em vários pontos do país mas com os olhos e os ouvidos em Roterdão, a equipa do ESCPORTUGAL, representada por Nuno Carrilho e João Diogo, prepara-se para a cobertura da primeira ronda de ensaios do Festival Eurovisão 2021. Devido à pandemia de Covid-19, o Press Center deste ano é realizado, maioritariamente, de forma online, com o ESCPORTUGAL a marcar presença no acompanhamento dos ensaios individuais. Fique connosco!

09h05 - A primeira ronda de ensaios individuais contará com uma duração de 30 minutos para cada comitiva, que interpretará várias vezes a sua canção, fazendo também diversos testes de som e imagem ao longo do ensaio. Quem está ansioso pelos ensaios?


09h10 - A Lituânia abre as hostilidades e será o primeiro país a subir ao palco do Festival Eurovisão 2021. Os cinco elementos da banda marcam presença no palco onde dominam com as cores roxas, fazendo contraste com os figurinos amarelos usados pelos artistas. O início da atuação é muito similar ao que vimos na final nacional, havendo grandes mudanças na parte final da prestação, onde a interação do vocalista com as câmaras ganha grande protagonismo. Destaque para alguns planos tripartidos de câmara, que dão foco a vários elementos da banda, e para o aumento das expressões do vocalista ao longo da prestação.  

Nota: 9/10



09h32 - O primeiro ensaio individual do dia chegou ao fim. De realçar que, tal como nos anos anteriores, o ensaio não é transmitido integralmente para o Press Center, tendo sido apenas transmitidas duas prestações completas. O principal objetivo do primeiro ensaio é a correção de problemas técnicos e a habituação do artista ao palco eurovisivo. 

09h39 - Depois da prestação em palco, a comitiva é encaminhada para uma sala de visualização, onde é revista toda a atuação com os produtores do evento, sendo discutido alguns pontos a melhorar e/ou alterar para os próximos ensaios. Posteriormente, os artistas marcarão também presença na sala de conferências de imprensa para responder a algumas perguntas dos jornalistas.

09h54 - O ensaio da Eslovénia já decorre no palco da Rotterdam Ahoy, mas a prestação ainda não foi transmitida para o Press Center do Festival Eurovisão. Ansiosos?


09h59 - A cantora da Eslovénia apresenta-se sozinha em palco, com um figurino branco, enquanto, nas imagens, podemos ver o um globo terrestre a ser iluminado. Ana Soklic faz uso completo do palco, acabando a prestação no palco secundário da Rotterdam Ahoy, recorrendo também à parede LED, que mostrou algumas imagens de monumentos naturais. A nível de produção deixou muito a desejar... mas tudo poderá ser alterado nos próximos ensaios.

Nota: 5/10



10h25 - A Rússia também já ensaia em Roterdão, mas a prestação não foi revelada para a imprensa acreditada no evento. De realçar que, nos dois países anteriores, a imprensa apenas teve acesso a duas das prestações do ensaio individual.


10h40 - A cantora Manizha começa a atuação num vestido com vários apontamentos da cultura russa e que, além de andar sozinho, poderá ser um forte candidato ao Barbara Dex. Depois de sair do seu interior, a atuação aproxima-se ao que vimos na final nacional: a cantora ao centro e os quatro backing singers no seu redor. Mas não ficou por aqui: há fogo, há mensagens de encorajamento, há imagens culturais, há imagens de várias mulheres via Zoom... há de tudo. Até ao momento, a Rússia foi a melhor na primeira ronda de ensaios.

Nota: 9,5/10


10h59 - Enquanto a Suécia se prepara para o início do ensaio, a comitiva da Lituânia é a primeira a chegar ao Meet & Greet do certame. O que estão a achar do primeiro dia de ensaios?


11h15 - A Suécia segue-se no alinhamento do primeiro dia de ensaios. Tusse começa a atuação sozinho em palco, com o mesmo a apresentar bastante semelhanças com o que vimos no Melodifestivalen 2021, sendo posteriormente acompanhado por quatro bailarinos. O palco mostra imagens duplicadas dos bailarinos e, apesar de algumas dificuldades vocais, provavelmente ainda no rescaldo da operação a que foi sujeito, Tusse foi bastante competente durante o ensaio. O figurino, apesar de parecido ao que vimos no concurso sueco, parece ser o ponto menos positivo da prestação.

Nota: 7/10


11h40 - Os ensaios fazem a primeira pausa do dia e retomam daqui a 1 hora. Entretanto, a comitiva da Eslovénia está no palco das conferências de imprensa.


12h41 - Depois da pausa para almoço, os ensaios "recomeçaram" com a Austrália. Como é sabido, a comitiva australiana não marcará presença em Roterdão, sendo representada pela atuação backup de Montaigne. Num curto vídeo transmitido para todos os acreditados, a cantora revelou alguns detalhes da sua atuação.



13h29 - A Macedónia do Norte já ensaia no palco do certame internacional. Quais são as espectativas para a prestação do cantor?


13h32 - A primeira prestação de Vasil no palco do Festival Eurovisão 2021 é transmitida para a imprensa acreditada. Sozinho em palco, a atuação da Macedónia do Norte começa com o palco em escuro, aparecendo uma luz apontada ao peito, com vários efeitos em realidade aumentada e que aumentam nos momentos seguintes. O palco desenvolve para tons dourados e, no último refrão, o cantor recorre a uma camisa com efeito de bola de espelhos... mas cujo efeito não correu como pretendido, algo que melhorou na segunda prestação. Durante toda a prestação, o cantor esteve bastante contido, evitando as notas mais elevadas.

Nota: 5,5/10

14h25 - A Irlanda já ensaia no palco da Rotterdam Ahoy mas a transmissão no Press Center ainda não começou. Quem está ansioso pela atuação da Lesley Roy?


14h29 - Conforme havia revelado anteriormente, a representante da Irlanda está sozinha no palco eurovisivo. Fazendo uso dos ângulos de câmara, a delegação irlandesa recorre a vários efeitos com pequenos recortes de papel que parecem grandes na transmissão, o que permite grande interação da cantora com a câmara. Alguns planos vão precisar de correção para as próximas prestações. Por sua vez, no final da canção, a cantora abandona a plataforma onde está e segue para o palco pequeno da arena, onde termina a prestação. A interpretação vocal foi o ponto menos positivo do ensaio que, ainda assim, foi uma das surpresas do dia.

Nota: 7,5/10


14h56 - Chega assim ao fim o primeiro dia de ensaios individuais do Festival Eurovisão 2021... mas não vamos ficar por aqui. Queremos saber qual foi o vosso ensaio favorito do dia! E fiquem atentos: em breve anunciaremos algumas novidades!

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte, Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
11
( Hide )
  1. Anónimo10:21

    Quando é o ensaio de Portugal?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:20

    Vocês não foram para Roterdão? Mas há fãs portugueses lá

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As nossas vidas laborais (que vão muito além do ESCPORTUGAL) não o permitem

      Eliminar
    2. Anónimo12:30

      @11:20 Plo que sei, devido à pandemia, a produção da Eurovisão criou uma sala sa imprensa virtual para os diversos sites internacionais poderem acompanhar os ensaios.

      Eliminar
  3. Anónimo11:41

    Não percebo o porquê de darem notas aos ensaios, são partes técnicas e para testarem não faz sentido.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo11:42

    Eu deduzo, que seja na terça ou na quarta, visto que só estamos na 2 semi final e na segunda parte

    ResponderEliminar
  5. Anónimo11:59

    A Eslovénia pelo que vi é um excelente exemplo de uma atuação em que não eram necessários os LEDS.

    Na minha opinião, arruinam a atuação. Bastava iluminação como na final nacional.

    O que muitos países não entendem é que há LEDs, mas isso não significa que todas as atuações o têm que ter. Há umas que o necessitam, outras não.
    É o mesmo que nem todas as atuações pedem fireworks ou nem todas pedem algo minimalista....

    ResponderEliminar
  6. Pedro Duarte15:03

    Quem está a comentar e a dar notas? Porque não dão a cara? Vergonha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se em vez de vir comentar com o seu desdém habitual, mas agora camuflado com um nome falso, lê-se o artigo com atenção, iria perceber que o nome dos dois elementos do ESCPORTUGAL acreditados no evento está logo nas primeiras linhas.

      :)

      Eliminar
  7. Anónimo16:42

    A Irlanda foi a surpresa em apresentação. Pena que vocalmente esteja a deixar muito a desejar :(

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.