Slider

[ESPECIAL] Quem deu as maiores pontuações a "Menina do Alto da Serra" no Festival Eurovisão de 1971?

 Há precisamente 50 anos, Portugal conquistava, em Dublin, o primeiro lugar no top10 do Festival Eurovisão, com Tonicha e "Menina do Alto da Serra" a subirem ao 9.º lugar da classificação. Quais foram os países que mais pontuaram a canção portuguesa?


Assinala-se hoje, 3 de abril de 2021, o 50.º aniversário da participação de Tonicha e "Menina do Alto da Serra" no Festival Eurovisão, que naquele ano foi sediado em Dublin. A canção de Ary dos Santos e Nuno Nazareth Fernandes, que havia vencido o Festival da Canção dois meses antes, entrou para a história de Portugal no concurso ao ser a primeira a figurar entre os 10 primeiros numa edição: no total, a canção defendida por Tonicha alcançou 83 dos 170 pontos possíveis, terminando em 9.º lugar entre 18 países. Mas quais foram os países que mais pontuaram Portugal? Antes de falar deles, vamos recordar o sistema de votação...

O Festival Eurovisão de 1971 ficara marcado por um novo sistema de votação, que haveria de ser repetido em 1972 e 1973, antes da introdução do sistema que chegou aos dias de hoje. Cada 1 dos 18 países participantes enviara a Dublin dois membros do júri: um com mais de 25 anos e outro com menos de 25 anos, sendo que a diferença de idades teria de ser superior ou igual a 10 anos. Cada jurado foi encarregado de pontuar as canções dos restantes países de 1 a 5 pontos, o que fez com que a pontuação dada por um país aos restantes variasse entre 2 a 10 pontos. Deste modo, no final, nenhum país ficaria abaixo dos 34 pontos (o último classificado arrecadou 52 pontos).

Contudo o sistema de votação foi bastante criticado, visto a maioria dos jurados atribuirem pontuações bastante baixas, chegando a ser acusados de aumentar as chances de vitória dos respetivos países. O júri do Luxemburgo foi quem deu o menor número de pontos (43 dos 170 possíveis) enquanto o júri francês foi quem mais pontos distribuiu (107 dos 170 possíveis). O júri português, composto por Pedro Albergaria e Luís Filipe Costa, deu 95 pontos, sendo o 4.º júri que mais pontos deu.

Depois de recordado o sistema de votação da edição, observemos quem foram os países que mais pontos deram a "Menina do Alto da Serra" em Dublin:

2 pontos - Suíça e Suécia

Conforme explicado anteriormente, a pontuação miníma de cada júri era dois pontos e, para os jurados da Suíça e da Suécia, "Menina do Alto da Serra" teria sido a última classificada, com os quatro elementos a atribuirem apenas 1 ponto cada um à canção de Portugal. No caso da Suíça, Portugal ficaria em 13.º lugar, ex-aequo com outros 3 países, enquanto a Suécia colocara Portugal em 11.º lugar, com outros 5 países. Em sentido contrário, Portugal deu 6 pontos à Suíça e 3 pontos à Suécia.

3 pontos - Malta e Irlanda
A canção de Portugal em 1971 também não agradou aos jurados de Malta e da Irlanda, que atribuiram apenas 3 pontos (a segunda mais baixa pontuação possível) a "Menina do Alto da Serra". Contudo, enquanto Malta colocou Portugal em 9.º lugar ao lado de outros dois países, para o júri da Irlanda, Portugal ficaria em 16.º lugar (a pior classificação atribuida a Tonicha) ao lado de outro país. No entanto, Portugal atribuiu apenas 2 pontos a Malta, enquanto Irlanda recebeu 4 pontos do júri português.

4 pontos - Áustria, Bélgica e Itália
Com 4 pontos, Áustria, Bélgica e Itália também colocaram "Menina do Alto da Serra" fora dos lugares cimeiros. Contudo, apesar da pontuação ser abaixo da metade da pontuação possível a atribuir, a canção portuguesa ficaria no top10 para os três países: para a Áustria, Portugal ficaria em 7.º lugar com outros 6 países; para a Bélgica ficaria em 7.º lugar com outros 2 países; e para Itália ficaria no 8.º lugar com 2 países. Em sentido contrário, Portugal deu 5 pontos à Áustria, 6 à Bélgica e 3 a Itália.

5 pontos - Alemanha, Luxemburgo, Países Baixos, Finlândia e Noruega
E foram cinco os países que atribuíram a pontuação intermédia a Portugal no Festival Eurovisão de 1971, com algumas particulares. Com o 6.º lugar na classificação da Alemanha (com 2 países), Países Baixos (com 5 países) e Finlândia (com 2 países) e com o 7.º lugar na Finlândia (com outros 3 países), Portugal teria sido, segundo o júri do Luxemburgo, o vencedor do Festival Eurovisão... apesar de só ter recebido 5 dos 10 pontos possíveis, visto que os restantes 16 países receberam apenas 2 ou 4 pontos. Em sentido inverno, Portugal deu 7 pontos à Alemanha, 6 ao Luxemburgo, 9 aos Países Baixos (o país mais pontuado por Portugal), 8 à Finlândia e 5 à Noruega.

6 pontos - Mónaco, Reino Unido e Jugoslávia
A terceira maior pontuação recebida por Portugal dos países adversários foi a marca de 6 pontos, que lhe foi atribuída pelos júris do Mónaco, Reino Unido e Jugoslávia. Para o país vencedor do Festival Eurovisão de 1971, "Menina do Alto da Serra" teria ficado em 5.º lugar, ao lado de 4 países, com os restantes países a concordarem na classificação: para o Reino Unido, Tonicha partilharia o 5.º lugar com 6 países, enquanto para a Jugoslávia, Portugal ficava em 5.º lugar com outros três países. Em sentido contrário, Portugal deu 8 pontos ao Mónaco, 7 ao Reino Unido e 6 à Jugoslávia.

8 pontos - França
Com 4 pontos de cada jurado, França deu a segunda maior pontuação recebida por "Menina do Alto da Serra" no Festival Eurovisão de 1971, sendo que, segundo os jurados franceses, Portugal ficaria em 3.º lugar na classificação final, ao lado de Mónaco, Alemanha e Reino Unido, sendo apenas ultrapassado por Itália (9pts) e Espanha (10pts). Em sentido contrário, o júri português deu apenas 5 pontos à candidatura de França.

10 pontos - Espanha
Para os nuestros hermanos, Tonicha e "Menina do Alto da Serra" teriam sido os vencedores do Festival Eurovisão de 1971. Composto por Noelia Afonso e Francisco Madariaga, o júri de Espanha deu a pontuação máxima (10 pontos) a Portugal, fazendo com "Menina do Alto da Serra" fosse 1 das 4 canções a receber a pontuação máxima: Mónaco recebeu 6, enquanto Espanha e Finlândia receberam 2 cada uma. Por outro lado, Espanha, que terminaria em segundo lugar, recebeu "apenas" 7 pontos do júri português.

Curiosamente, Portugal teria sido o 5.º classificado no Festival Eurovisão de 1971 caso apenas fossem contabilizados os votos dos jurados com mais de 25 anos. No total, "Menina do Alto da Serra" recebera 45 dos 85 pontos possíveis desses 17 jurados, ocupando a 5.ª posição ao lado da Suécia, sendo superado pelo Mónaco (65), Espanha (60), Alemanha (54) e Reino Unido (50). Por outro lado, para os jurados mais novos, Portugal ficaria em 11.º lugar com apenas 38 pontos, seuperando apenas as propostas do Luxemburgo (34), Noruega (33), Áustria (31), Bélgica (31) e Malta (23).

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovision.tv
1
( Hide )
  1. Anónimo01:12

    Artigo interessante e bastante detalhado. A RTP praticamente ignorou os 50 anos desta participação, que, afinal, até foi uma das melhores de sempre. Tonicha pode estar retirada, pode não querer "aparecer" (não sei se é o caso), mas só nesse ano de 1971 participou em mais três festivais internacionais e foi premiada em todos. Numa das semifinais do FC deste ano falou-se da edição de 1971, mas deu-se mais relevo ao segundo e ao terceiro lugar. Já quanto à "Desfolhada", perdi a conta das vezes em que canção e intérprete foram homenageadas. O mau resultado obtido por "Desfolhada"/Simone é sempre atribuído a questões políticas, mas a verdade é que Portugal era mais bem visto em 1969 (falava-se na "Primavera de Lisboa", na sequência da "Primavera de Praga" do ano anterior) do que em 1971. Mas basta ir ao YouTube para constatar que "Menina" e Tonicha em nada foram inferiores.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.