Slider

[Olhares sobre o MGP2021] Quem representará a Noruega no Festival Eurovisão 2021?



A quinta temporada do Olhares sobre as Finais Nacionais continua com a escolha da Noruega para o Festival Eurovisão 2021. Qual será a favorita dos elementos do painel a triunfar no Melodi Grand Prix 2021?


Baseado no sucesso dos Olhares sobre o Festival Eurovisão, iniciativa criada em 2009, e depois do sucesso da edição da temporada passada do Olhares sobre as Finais Nacionais, o ESCPORTUGAL realiza, esta temporada, uma edição alargada da iniciativa de comentários e pontuações às canções das finais nacionais para o Festival Eurovisão. 

O Olhares sobre as Finais Nacionais 2021 chega hoje a uma nova decisão da temporada: a Final do Melodi Grand Prix 2021. Depois de cinco semifinais e uma gala de repescagem, doze canções estão na corrida, sendo que os elementos do ESCPORTUGAL Regiões votaram nas suas candidaturas favoritas, deixando um comentário sobre qual a canção que gostariam de ver a representar a Noruega em Roterdão.

Conheça, de seguida, as preferências do painel de comentadores:

Adão Nogueira aposta em "Monument" e KEiiNO
Após semanas de finalistas diretos, escolhas e repescagem, chega o momento na Noruega eleger a sua representante. Este ano apresenta um leque de variadas e boas canções retornando deste modo aos seus tempos áureos do MGP. Assim, a decisão não irá ser fácil mas a minha escolha vai para os KEiiNO e a sua “Monument”. Uma música eletro-pop com melodias nórdicas, um pouco mística, que tão agrada ao fãs.

Ana Branco aposta em "Monument" e KEiiNO
Com uma canção superior à "Spirit in the Sky" a todos os níveis: melodia, letra, staging, performance... Não há como não torcer para que os KEiiNO voltem a representar a Noruega no palco eurovisivo. E se Spirit in the Sky ficou em sexto lugar (primeiro no público), "Monument" tem grandes hipóteses de voar mais alto e receber votos do júri também.

André Fernandes aposta em "Hero" e Raylee
Esta é daquelas que dá que pensar...Um prato é bom ao acabar de fazer, mas depois de reaquecido começa a perder a frescura. Digo isso relativamente aos KEiiNO. Boas escolhas não faltam nesta final bastante eclética. De todas, quem pode dar luta aos favoritos é Raylee e o seu "Hero", inspirado nos anos 80. Vai um balde de água fresca para a Eurovisão.


André Pereira aposta em "Hero" e Raylee
Bem chegou uma das finais mais esperadas, talvez a melhor final até agora, com várias canções que podem vir a ganhar, possivelmente até nós vamos surpreender. A minha favorita desta edição do MGP é Hero da Raylee, assim que vi a performance fiquei a adorar a canção, e faz parte da minha playlist pessoal, acho que é uma canção que iria vibrar imenso no palco da Eurovisão! Quero só destacar uma das outras melhores performances desta final nacional, que infelizmente não se encontra na final que é "Psycho" do Daniel Owen.

Carlos Fernandes aposta em "Ut Av Mørket" e TIX
Tenho duas favoritas. A canção do Tix é uma delas. Canção bem construída e produzida que se destaca em relação às restantes. E o Tix é um bom intérprete.

Cláudio Guerreiro aposta em "Monument" e KEiiNO
Na minha opinião, estamos perante a melhor final nacional até ao momento. Não só pela qualidade musical, mas igualmente pelos bons momentos televisivos que grande parte das atuações proporciona. Apesar de haver um vasto leque de músicas do meu agrado (algo que faz dela a melhor final norueguesa em muitos anos), há uma música que se destaca largamente quando a oiço. Com uma melodia menos datada do que a última participação, os KEiiNO trazem uma música que engloba tudo aquilo que deve conter uma canção: versos bastante fortes; um refrão memorável; um instrumental coeso; e uma prestação vocal muito bem executada. No caso da Alexandra Rotan, eu diria mesmo que não me canso do timbre dela. Há ali algo que transmite uma alegria tão genuína que até chega a ser difícil colocar por palavras.

Diogo Quintais aposta em "Monument" e KEiiNO
Para mim, não há dúvidas! Keiino e o tema "Monument" têm de ser os vencedores Do Melodi Grand Prix 2021 e representar a Noruega no ESC. É para mim, a única canção que te dá um feeling de boa classificação no dia da final!

Diogo Martins aposta em "Monument" e KEiiNO
Este ano, a Noruega traz-nos uma final forte. Gostei muito de pelo menos de metade das canções desta final.A minha canção favorita é "Monument" de Keiino. Fiquei fã desde que foram ao Festival Eurovisão em 2019. Acho um trio fantástico. A canção "Monument" é fantástica e aquela parte em Sami é a chave do sucesso. Representariam a Noruega muito bem.


Emanuel Filipe aposta em "Monument" e KEiiNO
Estou completamente dividido entre "Monument" e "I can't escape". A escolha recai nos KEiiNO, apenas porque o staging the "I can't escape" não me convenceu totalmente. É bom ver o grupo de volta à competição, penso que os três elementos se complementam perfeitamente. Confesso que estou impressionado com a voz da Alexandra. Sabia que era uma boa cantora, já o tinha provado, mas não tinha percebido o quão perfeita ela é vocalmente, até ter ouvido a performance the "Monument". Ao contrário do que muita gente diz, não penso que será suficiente para uma vitória na Eurovisão, mas dará novamente um bom resultado à Noruega, se for a escolhida.

X

Gonçalo Canhoto aposta em "Ut Av Mørket" e TIX
Uma final nacional com várias candidatas fortes a vencer, aliada à capacidade que o povo norueguês tem de nos surpreender, tornam esta edição do MGP uma das mais imprevisíveis dos últimos anos. O meu favoritismo recai sobre "Ut Av Mørket". Com uma sonoridade que subtilmente me fez recordar Post Malone, TIX traz-nos uma canção pop que se aproxima bastante dos maiores sucessos comerciais dos últimos anos. Ainda assim, este é um registo musical ao qual ainda não estamos habituados a nível eurovisivo, o que diferencia "Ut Av Mørket" das restantes propostas e poderá ser o seu maior ponto forte. Se a alteração do tema para inglês não se revelar um desastre, considero TIX um forte candidato à vitória na Noruega.


Hugo Sepúlveda aposta em "Monument" e KEiiNO
Noruega já começou mal quando a Ulrikke nem a concurso esteve! Acho a edição deste ano algo fraca, ainda que a final esteja minimamente composta. Nem Rein Alexander ajudou! Os retornados Keiino estão novamente nos favoritos e novamente quase a fechar o alinhamento também - *suspicious look*. “Monument” não teve o impacto de “Spirit in the Sky”, no entanto isso não foi um problema! A letra não é poesia pura, sendo “Thunder and Gloria” o seu auge, mas mesmo que estranho, resulta melodicamente! Aliás, isso é o ponto forte! Melodicamente é extremamente viciante - enquanto isso todo o refrão já ecoa na minha cabeça, especialmente o verso “a minor symphony”! Ainda assim, não seria um banho de água fria - performance reference intended - se houver uma vitória “surpresa” de IMERIKA, TIX (que agora se vai apresentar em inglês) ou até da Raylee!

João Diogo aposta em "Monument" e KEiiNO
A vitória no MGP2021 não deverá escapar aos KEiiNO. O regresso da banda tão cedo à competição surpreendeu toda a gente mas eles tinham toda a razão em regressar: "Monument" é fantástica. Na minha opinião é bastante melhor que "Spirit in The Sky", da qual nunca fui o maior fã. "Monument" é mais contemporânea e mostra sobretudo o poder vocal de Alexandra Rotan. Ficarei muito satisfeito com uma vitória dos KEiiNO mas a minha favorita é IMERIKA. Vinda do nada, esta perfeita desconhecida lançou aquela que é uma das melhores músicas deste ano até agora. É soberba, tão vulnerável, agarra-nos desde o princípio e perfeitamente executada por IMERIKA ao vivo. Espero ter uma grande surpresa e que saia vencedora.


João Vargas aposta em "Monument" e KEiiNO
Desde a primeira gala que eu digo que os Keiino vão ser os grandes vencedores do MGP. Depois de ouvir todas as canções, continuo com essa certeza. A canção "Monument" fica facilmente no ouvido e dou por mim a cantar várias vezes ao dia. A nivel vocal, sãos os três bastante competentes e a harmonia das vozes resulta na perfeição ao vivo. Apesar de haver um elemento coregráfico simples, o jogo de luzes em palco é fantástico. Em Roterdão, a Noruega vai conseguir novamente um TO10 ou até um TOP5.

Marcel Pessoa aposta em "Monument" e KEiiNO
A princípio não tinha gostado de "Monument" (talvez por comparar com "Spirit in the Sky") mas não houve hipótese: a canção é contagiante e acabou por me envolver. O clima que o ritmo da canção cria é espetacular para o tipo de competição que é a Eurovisão. Inserir mais partes em sami foi um ponto positivo para o grupo, em relação à sua participação anterior, e a voz de Alexandra se mostra cada vez mais como a alma dos KEiiNO. Apenas o stage necessita ser melhorado, mas o grupo já compensa na interpretação. Por fim, deixo minhas menções honrosas para Raylee e seu momento Flashdance, Jorn e o melhor stage do MGP2021, e KiiM com sua excelente voz cantando uma belíssima balada. Os três poderiam representar tranquilamente a Noruega, só não vão porque há um monumento prestes a se instaurar em Roterdão.



Márcia Santana aposta em "Witch Woods" e Emmy
Acho que é a proposta mais out of box, ainda que seja bastante desvalorizada pelo fandom. Acredito que a Emmy conseguirá fazer um improvement com a sua "Witch Woods" para a final e gostaria muito que obtivesse uma classificação digna da sua qualidade.

Nuno Carrilho aposta em "Monument" e KEiiNO
Com uma das melhores finais nacionais da temporada, a Noruega consegue também ter um dos melhores lote de canções finalistas dos últimos anos do Melodi Grand Prix. Contudo, a escolha parece ser clara: KEiiNO e "Monument". Sem menosprezar todas as outras boas propostas, a canção dos vencedores do televoto de 2019 tem tudo o que o Festival Eurovisão: power, animação e presença. Além disso, o desempenho vocal de Alexandra é de outro mundo... Sinto que estamos na presença de uma das claras favoritas a um lugar cimeiro em Roterdão.

Pedro Caramba aposta em "Monument" e KEiiNO
Depois de cinco semi finais e uma repescagem, chegamos àquela que considero, até agora, a final nacional mais forte. Boa diversidade de canções, que torna difícil a escolha. Apesar de não ter um só vencedor/favorito, a minha escolha vai para os Keiino e "Monument". Acho que esta canção não tem o mesmo hype que a de 2019, porém continua a mostrar a força e identidade desta banda. Bom instrumental e aquele "toque étnico" deverão ser o suficiente para chegar a Roterdão.

Ricardo Simões aposta em "Monument" e KEiiNO
O Melodi Grand Prix chega ao fim com 12 canções medianas. Nenhuma me conquistou completamente e acho que qualquer uma precisa de ser trabalhada para a eurovisão. Acabo por votar nos Keiino, não por serem os grandes favoritos, mas por apresentarem efetivamente a canção mais forte presente nesta final. Comparada a "Spirit In The Sky", "Monument" apresenta semelhanças talvez demasiadas até. No que está bom não se mexe mas fica a faltar a originalidade. Se é capaz de alcançar o mesmo sucesso que em 2019, só o tempo o dirá.

Tiago Silva aposta em "Monument" e KEiiNO
Até agora esta é, sem dúvidas, a melhor final nacional da época. Músicas nos mais diversos géneros musicas e de qualidade, fico contente que vença pelo menos uma das minhas 6 favoritas mas o meu primeiro lugar vai para os KEIINO, se em 2019 não ganharam por causa do júri, com Monument poderão discutir a vitória em Roterdão.


Aceda, de seguida, aos resultados das votações de 20 comentadores do painel do Olhares sobre as Finais Nacionais:
(cada elemento votou no seu top 10 segundo a escala eurovisiva)

1.º KEiiNO – "Monument" - 219 pontos (15 PM)
2.º Raylee – "Hero" - 144 pontos (2 PM)
3.º  IMERIKA – "I Can’t Escape" - 132 pontos
4.º TIX – "Fallen Angel" - 118 pontos (2 PM)
5.º Emmy – "Witch Woods" - 108 pontos (1 PM)
7.º KIIM – "My Lonely Voice" - 90 pontos
11.º Kaja Rode – "Feel Again" - 47 pontos


 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL /Imagem: Google / Vídeo: Youtube
2
( Hide )

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.