Slider

[Rumo a Roterdão] Cosmic Bride: "Senti que o cancelamento do Festival Eurovisão 2020 foi um sinal"


Cosmic Bride, nome artístico de Natalja Chareckaja, é outro dos artistas que está de regresso à corrida para representar a Lituânia no Festival Eurovisão. A artista esteve à conversa com o ESCPORTUGAL na rubrica Rumo a Roterdão.


A Lituânia é um dos países que optou pela realização da sua final nacional para o Festival Eurovisão de 2021, com o Pabandom iš naujo a contar com a participação de 22 artistas entre duas eliminatórias, uma semifinal e a Grande Final, agendada para 6 de fevereiro. Depois de Rapolas Meskauskas, Gabrielius Vagelis e Gebrasy, o ESCPORTUGAL, na rubrica Rumo a Roterdão, esteve à conversa com Natalja Chareckaja, vocalista do projeto Cosmic Bride, que regressa, este ano, ao concurso, disputando a segunda eliminatória com "Solitary Star".

"Apaixonei-me pela música durante a infância: toquei piano numa escola local, em Klaipeda desde os 5 anos" começou por referir Natalja Chareckaja ao ESCPORTUGAL, "Participei em vários concurso e concertos, até que descobri o jazz. Desde então, comecei a estudar o estilo musical na Faculdade de Artes da Universidade de Klaipeda. A minha aventura na composição começou então, indo desde o techno experimental até ao jazz".

Destacando a participação de Alsou no Festival Eurovisão 2000 como a sua primeira memória eurovisiva, Natalja Chareckaja revela que a escolha de Roterdão como cidade anfitriã do concurso internacional foi um dos factores que levaram à sua entrada no Pabandom Is Naujo 2021: "Acho que se trata de uma coincidência muito interessante o facto do Festival Eurovisão ocorrer, pela segunda vez, em Roterdão, cidade onde vivo e faço música. Desde 2015 que vivo cá, onde estudei composição na Universidade de Artes de Codarts." frisou, destacando que a participação deveria ter acontecido em 2020, "Estava motivada para participar em 2020. Embora tenha escrito a canção em novembro de 2019, ela não estava pronta. Fiquei triste porque vi como Roterdão estava a preparar-se para o concurso e eu sem canção para participar".

"Depois apareceu a pandemia de Covid-19 e os eventos foram cancelados. A Eurovisão foi também cancelada. Pensei que tudo isto poderia ser um sinal para mim e trabalhei imenso para que a minha canção, "Solitary Star", tivesse a oportunidade de representar a Lituânia no Festival Eurovisão 2021 em Roterdão." revelou a cantora ao ESCPORTUGAL, descrevendo a canção como "uma canção sonhadora, que tem elementos de música folk e um groove poderoso". Além disso, a cantora promete uma atuação "como uma aventura num campo cósmico, onde eu sou a noiva", frisando que gostaria que o público "se sentisse que, mesmo no oceano cósmico mais profundo, até mesmo uma pequena estrela solitária pode ser um sol para alguém".

Esta será a segunda participação de Natalja Chareckaja na final nacional lituana, depois de "Serious" ter disputado o passaporte do país para Lisboa, "Tenho as melhores recordações. Mas estava a fazer quase tudo sozinha, o que encaixava no conceito de poder feminino da canção. Desta vez procurei vários profissionais para me ajudarem a ter a melhor atuação possível". E em caso de vitória, Natalja garante que fará as mudanças necessárias: "Trabalharei o máximo para aperfeiçoá-la. Acho que a melhor parte das finais nacionais é que se tem a oportunidade de testar a atuação e ver o que funciona melhor".

Questionada sobre a possibilidade do concurso ser realizado com atuações pré-gravadas, a cantora defende que tal não será o mais importante: "Desde que a minha mensagem chegue aos corações das pessoas e traga luz, sentir-me-ei realizada", recordando a participação de Salvador Sobral em 2017, "O vosso maravilhoso Salvador com "Amar Pelos Dois" deixou-nos uma mensagem bastante inspiradora: a música não é fogo de artifício, mas sentimento".

Por fim, Natalja Chareckaja mantém a esperança que a primeira vitória da Lituânia no Festival Eurovisão acontecerá muito em breve: "A Lituânia é um país com uma herança musical bastante rica. Acho que teremos o nosso merecido destaque no Festival Eurovisão muito em breve".

 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL /Imagem: Google / Vídeo: Youtube

0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.