Slider

[ESPECIAL] ESC2021: O que já sabemos do Festival Eurovisão 2021?


37 dos 41 países participantes no Festival Eurovisão 2020 já confirmaram a participação no concurso de 2021, estando já escolhidos 20 artistas para a edição. Recorde connosco tudo o que já sabemos sobre o concurso do próximo ano.

O Festival Eurovisão do próximo ano conta já com 37 países e 20 artistas confirmados, numa altura em que faltam mais de seis meses para a competição em Roterdão, cuja realização está a ser preparada em quatro cenários. O certame, que contará com a estreia de Martin Österdahl no cargo de supervisor executivo, também ficará marcado pela permissão de usar vozes de coro pré-gravadas, uma decisão temporária que tenciona encurtar as delegações e os gastos das comitivas em 2021. 

No entanto, descubra, de seguida, todas as informações referentes aos países participantes na edição:

Países confirmados (37)

Albânia
A emissora albanesa RTSH confirmou, recentemente, que o Festivali i Këngës 59, evento que terá lugar em dezembro de 2020, será utilizado como final nacional para o Festival Eurovisão 2021. Arilena Ara, vencedora da última edição, não revelou se estará a concurso no evento.
 
Alemanha
A Alemanha realizará uma nova seleção para o Festival Eurovisão 2021, tendo sido confirmado que os representantes alemães serão escolhidos por "júri de 100 membros do painel e o júri de especialistas de 20 elementos". Ben Dolic e Borislav Milanov, responsáveis pela candidatura alemã para o Festival Eurovisão 2020, apresentarão uma proposta para a seleção.
 
Arménia
A emissora estatal da Arménia, AMPTV, foi uma das últimas emissoras a confirmar a participação no Festival Eurovisão 2021. A confirmação foi dada por David Tserunyan, chefe de delegação, aquando da apresentação da grelha televisiva para os próximos meses, não tendo sido revelado o processo de seleção.

Austrália
Apesar de Montaigne ter sido escolhida através do Eurovision – Australia Decides 2020, a emissora estatal da Austrália confirmou a escolha da cantora para o Festival Eurovisão 2021, confirmando também a participação no evento. Recentemente, a artista revelou o desejo de interpretar "JC Ultra" em Roterdão, tema inspirado no Projeto MKUltra
 
Áustria
O cantor austríaco de ascendência filipina Vincent Bueno também já foi confirmado pela ORF como representante do país em 2021, depois de ter sido escolhido internamente para o Festival Eurovisão 2020. Apesar de não ter sido confirmado, a canção deverá ser escolhida internamente, tal como acontece desde 2017.
 
Azerbaijão
A Ictimai, emissora estatal do Azerbaijão, também já confirmou a participação no Festival Eurovisão 2021, certame onde será representada por Efendi. A canção também deverá ser escolhida internamente.
 
Bélgica
Depois do cancelamento do Festival Eurovisão 2020, cuja participação estaria a cargo da emissora VRT, a Bélgica confirmou a participação em 2021 com a banda Hooverphonic com o acordo entre as duas emissoras, VRT e RTBF. O grupo revelou ter mais de 20 canções pré-selecionadas para o event, sendo que a decisão deverá ser tomada internamente.

Bulgária
Após confirmar a escolha da cantora Victoria Georgieva para o Festival Eurovisão 2021, a emissora búlgara BNT anunciou a abertura da submissão de temas para a cantora defender na edição do próximo ano. Recentemente, a BNT realizou o Black Sea Songwriting Camp, campo de composição para o Festival Eurovisão 2021, sendo que a canção será apenas revelada em março.

Chipre
A emissora cipriota CyBC também já confirmou a participação no Festival Eurovisão 2021, sendo que, segundo o comunicado difundido nas redes sociais, a CyBC e o cantor Sandro chegaram a acordo e o artista não representará o país em Roterdão. O candidato escolhido internamente será revelado nos próximos meses.

Croácia
A emissora croata HRT revelou que o DORA 2021 será usado como processo de seleção para o Festival Eurovisão 2021. O evento terá lugar a 13 de fevereiro em Opatija, com Damir Kedzo, vencedor em 2020, a ponderar uma nova participação.
 
Dinamarca
A emissora dinamarquesa DR revelou que selecionará os seus representantes para o Festival Eurovisão 2021 através do Dansk Melodi Grand Prix 2021, descartando uma seleção interna da dupla Ben & Tan. Após apelo dos artistas, a DR confirmou que iria ponderar atribuir uma vaga na competição à dupla, sendo que o resultado ainda não foi conhecido.

Eslovénia
A emissora eslovena RTVSLO também já decidiu sobre a participação no Festival Eurovisão 2021, confirmando a escolha interna de Ana Soklič. As inscrições para a canção estiveram abertas até 30 de setembro, enquanto a lista de potenciais escolhidas será revelada até 31 de dezembro. Por sua vez, a canção será escolhida até 9 de março, num formato que não foi revelado.

Espanha
A RTVE foi a primeira emissora a confirmar a participação no Festival Eurovisão 2021, enderançando um convite público a Blas Cantó para representar o país em Roterdão. O convite foi aceite e a canção deverá ser escolhida internamente.

Estónia
Após o cancelamento do Festival Eurovisão 2020, a Estónia foi o primeiro país a confirmar a realizar uma nova final nacional para 2021. O Eesti Laul 2021 seguirá os moldes dos anos anteriores, com Uku Suviste, vencedor da edição de 2020, a contar com uma vaga direta no lote de semifinalistas do concurso. As inscrições estão abertas até 6 de novembro e a Final do concurso decorrerá a 6 de março.

Finlândia
Depois de ter alcançado um dos melhores resultados audiométricos dos últimos anos, a YLE optou também por realizar uma final nacional aberta para 2021, descartando uma escolha interna de Aksel Kankaanranta. As inscrições para o UMK 2021 decorreram até 7 de setembro, sendo que os 7 finalistas serão conhecidos em janeiro. A gala televisionada decorrerá a 20 de fevereiro.

França
Após o cancelamento do Festival Eurovisão 2020, a emissora francesa revelou que Tom Leeb não seria o representante do país em 2021.  Deste modo, o 'Eurovision France, c'est vous qui décidez' será o formato de seleção e será apresentado por Stéphane Bern. 
 
Geórgia
Vencedor da versão local do Ídolos, o cantor Tornike Kipiani foi escolhido internamente pela emissora da Geórgia para representar o país no Festival Eurovisão 2021. A canção também será escolhida internamente.
 
Grécia
A jovem cantora Stefania, representante dos Países Baixos no Festival Eurovisão Júnior de 2016, também foi escolhida pela ERT para representar a Grécia em 2021, depois do cancelamento da edição de 2020.

Islândia
A emissora da Islândia também confirmou a participação no Festival Eurovisão 2021, confirmando Daði Freyr como representante do país em 2021. A canção será escolhida internamente, com a RÚV a abdicar da realização do Söngvakeppnin.

Israel
Após a escolha de Eden Alene para o Festival Eurovisão 2020, a emissora KAN confirmou a escolha direta da cantora para o concurso de 2021. A emissora israelita KAN revelou que realizará uma final nacional com 16 canções e 3 fases distintas para a escolha da canção de Eden Alene para o Festival Eurovisão 2021. No total, a KAN recebeu 220 canções para o formato.
 
Itália
A emissora italiana RAI confirmou, recentemente, a participação no Festival Eurovisão 2021, revelando que o Festival di Sanremo 2021, que decorrerá no início de março de 2021, será usado como final nacional. O vencedor da principal categoria será convidado a representar o país sendo que, em caso de recusa, a RAI selecionará outro dos participantes.
 
Letónia
Pela primeira vez na história, a Letónia escolheu internamente o seu representante para o Festival Eurovisão, com a escolha de Samanta Tina, representante do país em 2020, para o concurso de 2021. No entanto, o formato da escolha da canção não foi revelado.
  
Lituânia
A emissora lituana LRT revelou que usará o Pabandom iš naujo! como final nacional para o Festival Eurovisão 2021, descartando uma escolha direta dos The Roop. No entanto, a LRT ofereceu uma vaga direta na Final da competição para o grupo que, até ao momento, ainda não confirmou oficialmente a participação na final nacional.
 
Macedónia do Norte
A emissora estatal da Macedónia do Norte confirmou a participação do país no Festival Eurovisão de 2021 mas, apesar da confirmação, a MRT não revelou qual o processo de seleção dos seus representantes, sendo espectável que decorra uma seleção interna, tal como acontece desde 2016. No entanto, a emissora não comentou a possibilidade de eleger Vasil, representante do país em 2020, para o concurso do próximo ano.

Malta
Vencedora do Festival Eurovisão Júnior 2015, a cantora Destiny representará Malta no Festival Eurovisão 2021, depois de ter adquirido o direito de representar o país em 2020 com a vitória no X Factor Malta. No entanto, o formato da escolha da canção não foi revelado, sendo expectável que a mesma seja escolha internamente.

Moldávia
A cantora Natalia Gordienko, representante da Moldávia no Festival Eurovisão 2020, revelou nas redes sociais que será a representante do país em 2021. A canção estará a cargo de Dimitris Kontopoulos, Philipp Kirkorov e Sharon Vaughn, responsáveis por "Prison" e conhecidos por Dream Team.
 
Noruega
A Noruega também já revelou que usará o Melodi Grand Prix 2021 como final nacional para o Festival Eurovisão 2021, descartando uma escolha direta de Ulrikke. A artista foi convidada para o concurso, com uma vaga direta na Grande Final, mas cujo convite foi rejeitado.
 
Países Baixos
Os Países Baixos, país anfitrião do Festival Eurovisão 2021, também já confirmou a participação no concurso, sendo representado por Jeangu Macrooy. A canção que o cantor defenderá deverá ser escolhida internamente, tal como tem acontecido nos últimos anos.

Portugal
A RTP  confirmou oficialmente a participação de Portugal no Festival Eurovisão 2021, confirmando a realização do Festival da Canção em 2021 como final nacional para Roterdão. Vinte candidatos estarão na corrida, divididos em duas semifinais, com a edição a decorrer em fevereiro e março.

República Checa
O cantor Benny Cristo, vencedor do Eurovision CZ, também já foi confirmado como representante checo no Festival Eurovisão 2021. No entanto, o formato da escolha da canção não foi revelado pela emissora checa CT.

Roménia
Escolhida internamente para o Festival Eurovisão 2020, a cantora Roxen foi anunciada como representante da Roménia em 2021. A TVR revelou também que renovou a parceria com a Global Records, uma das maiores gravadoras do país, para o concurso de 2021, ficando por revelar se a canção será escolhida internamente ou se será realizada uma nova gala de seleção.
 
 Rússia
A emissora estatal russa Channel1 confirmou a sua participação no Festival Eurovisão 2021. No entanto, a emissora russa não revelou qualquer detalhe sobre a escolha dos representantes e/ou a repetição dos Little Big, candidatos que representariam a Rússia em 2020 com "Uno".

São Marino
Durante a transmissão do Eurovision: Europe Shine a Light, a cantora Senhit, que já havia representado o país em 2011, revelou que foi escolhida internamente para representar São Marino em 2021. O formato da escolha da canção não foi revelado.

Sérvia
A emissora sérvia RTS confirmou oficialmente a sua participação em 2021 nos últimos dias. No entanto, a emissora não decidiu sobre o processo de seleção, com as Hurricane, representantes do país em 2020, a garantirem que a decisão sobre uma eventual participação será tomada nas próximas semanas.
 
Suécia
Após o cancelamento do Festival Eurovisão 2020, a emissora sueca SVT revelou que usará o Melodifestivalen 2021, descartando a escolhida interna das The Mamas. Contudo, as cantoras ainda não decidiram sobre uma eventual participação no concurso, cujas inscrições decorreram até 16 de setembro.

Suíça
A Suíça também levará o artista escolhido para o Festival Eurovisão 2020: Gjon's Tears. No entanto, a emissora helvética descartou a realização de submissões públicas de temas, tendo confirmado a realização de sessões de composição com Gjon's Tears e compositores suíços e estrangeiros para a escolha do tema.
 
Ucrânia
Vencedores do Vidbir 2020, os GO_A foram escolhidos internamente para representar a Ucrânia no Festival Eurovisão 2021. O grupo revelou, nas redes sociais, que o tema será escolhido através de uma final nacional com 5 canções, algo que não foi ainda oficializado pela UA:PBC ou pela STB.


Países (quase) confirmados (3)
 
Bielorrússia
A BTRC não revelou nenhum detalhe sobre a participação no Festival Eurovisão 2021, mas confirmou que o grupo VAL não será escolhido diretamente para o certame. Os vencedores do Eurofest 2020 marcaram presença nos protestos contra a reeleição de Aleksandr Lukashenko e teceram duras críticas à postura da BTRC que acabou por excluí-los de uma possível participação em 2021.

Irlanda
Após o cancelamento do Festival Eurovisão 2020, a RTÉ manifestou interesse em participar na edição do próximo ano, mas não confirmou oficialmente a participação. Lesley Roy, representante do país em 2020, está a preparar uma canção para o próximo ano.
 
Polónia
Alicja Szemplinska, representante polaca em 2020, apresentou várias canções à TVP para representar o país no Festival Eurovisão de 2021. A TVP não revelou nenhum detalhe sobre o concurso do próximo ano, com a imprensa local a avançar que a discussão apenas iniciará após o Festival Eurovisão Júnior 2020, evento que decorre em Varsóvia a 29 de novembro.



Sem nenhuma informação (1)
Reino Unido

Países que não marcaram presença em 2020 (9)

Andorra - não participará em 2021
Bósnia-Herzegovina - não participará em 2021
Eslováquia - não participará em 2021
Hungria
Luxemburgo - não participará em 2021
Marrocos 
Mónaco- não participará em 2021
Montenegro - não participará em 2021
Turquia

 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.