ESC2021: Luxemburgo continua fora do Festival Eurovisão em 2021


O Luxemburgo recusou a possibilidade de regressar ao Festival Eurovisão 2021. A última participação do país aconteceu em 1993.

Com cinco vitórias no curriculum, o Luxemburgo é o único país com mais de uma vitória fora do Festival Eurovisão. A retirada aconteceu em 1994 e o país continuará de fora da competição em 2021, anunciou a RTL, emissora estatal do país. Segundo declarações de um porta-voz da emissora, os planos atuais concentram-se em conteúdos noticiosos em vez de programas de entretenimento. Além disso, o porta-voz da RTL garante que uma participação no Festival Eurovisão implicaria uma pressão financeira bastante elevada, algo insuportável pela RTL.
  
Até ao momento, 30 países confirmaram provisoriamente a participação no Festival Eurovisão 2021: Alemanha, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Espanha, Eslovénia, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Irlanda, Israel, Letónia, Lituânia, Malta, Moldávia, Noruega, Países Baixos, República Checa, Roménia, São Marino, Suécia, Suíça e Ucrânia. Por outro lado, Andorra e Luxemburgo estão oficialmente de fora do evento. 

 
Participante na primeira edição do Eurovision Song Contest em 1956, o Luxemburgo participou por 37 ocasiões na competição europeia, ganhando o 1.º lugar em 5 ocasiões (1961, 1965, 1972, 1973 e 1983). Em 1993, o país conquistou a 20.ª posição no evento, o que culminou no seu afastamento da edição seguinte, pelas então regras da EBU/UER. No entanto, a RTL antecipou-se ao afastamento forçado e anunciou a retirada do evento, algo que ainda permanece. Em 2004 e 2005 chegou a fazer uma inscrição provisória, mas não chegou a efectivá-la.


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: Eurovoix / Imagem: Google / Vídeo: Youtube

Sem comentários