Slider

[ESPECIAL] ESC2021: O que já sabemos do Festival Eurovisão 2021?


A primeira semifinal do Festival Eurovisão 2021 terá lugar daqui a precisamente 11 meses. Recorde tudo o que já sabemos sobre o concurso do próximo ano.

A precisamente 11 meses da primeira semifinal do Festival Eurovisão 2021, o concurso do próximo ano conta já com 25 países e 18 artistas confirmados. O certame, que contará com a estreia de Martin Österdahl no cargo de supervisor executivo, também ficará marcado pela permissão de usar vozes de coro pré-gravadas, uma decisão temporária que tenciona encurtar as delegações e os gastos das comitivas em 2021. 

No entanto, descubra, de seguida, todas as informações referentes aos países participantes na edição:

Países confirmados (25)

Austrália
Apesar de Montaigne ter sido escolhida através do Eurovision – Australia Decides 2020, a emissora estatal da Austrália confirmou a escolha da cantora para o Festival Eurovisão 2021, confirmando também a participação no evento. Contudo, o processo de escolha da canção não foi revelado.
 
Áustria
O cantor austríaco de ascendência filipina Vincent Bueno também já foi confirmado pela ORF como representante do país em 2021, depois de ter sido escolhido internamente para o Festival Eurovisão 2020. Apesar de não ter sido confirmado, a canção deverá ser escolhida internamente, tal como acontece desde 2017.
 
Azerbaijão
A Ictimai, emissora estatal do Azerbaijão, também já confirmou a participação no Festival Eurovisão 2021, certame onde será representada por Efendi. A canção também deverá ser escolhida internamente.
 
Bélgica
Depois do cancelamento do Festival Eurovisão 2020, cuja participação estaria a cargo da emissora VRT, a Bélgica confirmou a participação em 2021 com a banda Hooverphonic com o acordo entre as duas emissoras, VRT e RTBF. A canção também deverá ser escolhida internamente.

Bulgária
Após confirmar a escolha da cantora Victoria Georgieva para o Festival Eurovisão 2021, a emissora búlgara BNT anunciou a abertura da submissão de temas para a cantora defender na edição do próximo ano. No anúncio, que teve lugar nas redes sociais, a BNT não revelou nenhum impedimento para compositores, revelando apenas que a submissão de temas teria gestão da Ligna, parceira do projeto eurovisivo do país.

Chipre
A emissora cipriota CyBC também já confirmou a participação no Festival Eurovisão 2021, sendo, até ao momento, a única emissora cujo representante escolhido internamente para 2020 não será o representante em 2021. Segundo comunicado difundido nas redes sociais, a CyBC e o cantor Sandro chegaram a acordo e o artista não representará o país em Roterdão. O candidato escolhido será revelado nos próximos meses.

Dinamarca
A emissora dinamarquesa DR revelou que selecionará os seus representantes para o Festival Eurovisão 2021 através do Dansk Melodi Grand Prix 2021, descartando uma seleção interna da dupla Ben & Tan. Após apelo dos artistas, a DR confirmou que iria ponderar atribuir uma vaga na competição à dupla, sendo que o resultado ainda não foi conhecido.

Eslovénia
A emissora eslovena RTVSLO também já decidiu sobre a participação no Festival Eurovisão 2021, confirmando a escolha interna de Ana Soklič. Contudo, o formato de seleção da canção eslovena não foi revelado.

Espanha
A RTVE foi a primeira emissora a confirmar a participação no Festival Eurovisão 2021, enderançando um convite público a Blas Cantó para representar o país em Roterdão. O convite foi aceite e a canção deverá ser escolhida internamente.

Estónia
Após o cancelamento do Festival Eurovisão 2020, a Estónia foi o primeiro país a confirmar a realizar uma nova final nacional para 2021. O Eesti Laul 2021 seguirá os moldes dos anos anteriores, com Uku Suviste, vencedor da edição de 2020, a contar com uma vaga direta no lote de semifinalistas do concurso.

Finlândia
Depois de ter alcançado um dos melhores resultados audiométricos dos últimos anos, a YLE optou também por realizar uma final nacional aberta para 2021, descartando uma escolha interna de Aksel Kankaanranta. As inscrições para o UMK 2021 abrem em setembro, sendo que os finalistas serão conhecidos em janeiro, um mês antes da gala televisionada.

Geórgia
Vencedor da versão local do Ídolos, o cantor Tornike Kipiani foi escolhido internamente pela emissora da Geórgia para representar o país no Festival Eurovisão 2021. A canção também será escolhida internamente.
Grécia
A jovem cantora Stefania, representante dos Países Baixos no Festival Eurovisão Júnior de 2016, também foi escolhida pela ERT para representar a Grécia em 2021, depois do cancelamento da edição de 2020.

Israel
Após a escolha de Eden Alene para o Festival Eurovisão 2020, a emissora KAN confirmou a escolha direta da cantora para o concurso de 2021. O formato de escolha da canção não foi revelado, mas a imprensa israelita avança que a KAN pretende usar uma adaptação do formato norte-americano Songland para a escolha do tema.

Letónia
Pela primeira vez na história, a Letónia escolheu internamente o seu representante para o Festival Eurovisão, com a escolha de Samanta Tina, representante do país em 2020, para o concurso de 2021. No entanto, o formato da escolha da canção não foi revelado.

Lituânia
A emissora lituana LRT revelou que usará o Pabandom iš naujo! como final nacional para o Festival Eurovisão 2021, descartando uma escolha direta dos The Roop. No entanto, a LRT ofereceu uma vaga direta na Final da competição para o grupo que, até ao momento, ainda não confirmou oficialmente a participação na final nacional.

Malta
Vencedora do Festival Eurovisão Júnior 2015, a cantora Destiny representará Malta no Festival Eurovisão 2021, depois de ter adquirido o direito de representar o país em 2020 com a vitória no X Factor Malta. No entanto, o formato da escolha da canção não foi revelado, sendo expectável que a mesma seja escolha internamente.

Noruega
A Noruega também já revelou que usará o Melodi Grand Prix 2021 como final nacional para o Festival Eurovisão 2021, descartando uma escolha direta de Ulrikke. A artista foi convidada para o concurso, com uma vaga direta na Grande Final, mas cujo convite foi rejeitado.

Países Baixos
Os Países Baixos, país anfitrião do Festival Eurovisão 2021, também já confirmou a participação no concurso, sendo representado por Jeangu Macrooy. A canção que o cantor defenderá deverá ser escolhida internamente, tal como tem acontecido nos últimos anos.

República Checa
O cantor Benny Cristo, vencedor do Eurovision CZ, também já foi confirmado como representante checo no Festival Eurovisão 2021. No entanto, o formato da escolha da canção não foi revelado pela emissora checa CT.

Roménia
Escolhida internamente para o Festival Eurovisão 2020, a cantora Roxen foi anunciada como representante da Roménia em 2021. A TVR revelou também que renovou a parceria com a Global Records, uma das maiores gravadoras do país, para o concurso de 2021, ficando por revelar se a canção será escolhida internamente ou se será realizada uma nova gala de seleção.

São Marino
Durante a transmissão do Eurovision: Europe Shine a Light, a cantora Senhit, que já havia representado o país em 2011, revelou que foi escolhida internamente para representar São Marino em 2021. 

Suécia
Após o cancelamento do Festival Eurovisão 2020, a emissora sueca SVT revelou que usará o Melodifestivalen 2021, descartando a escolhida interna das The Mamas. Contudo, as cantoras ainda não decidiram sobre uma eventual participação no concurso.

Suíça
A Suíça também levará o artista escolhido para o Festival Eurovisão 2020: Gjon's Tears. No entanto, a emissora helvética descartou a realização de submissões públicas de temas, tendo confirmado a realização de sessões de composição com Gjon's Tears e compositores suíços e estrangeiros para a escolha do tema.
Ucrânia
Vencedores do Vidbir 2020, os GO_A foram escolhidos internamente para representar a Ucrânia no Festival Eurovisão 2021. O grupo revelou, nas redes sociais, que o tema será escolhido através de uma final nacional com 5 canções, algo que não foi ainda oficializado pela UA:PBC ou pela STB.


Países (quase) confirmados (4)

Croácia
Apesar de não ter confirmado oficialmente a participação, a emissora croata HRT já manifestou interesse em participar no Festival Eurovisão de 2021. O DORA 2021 foi também avançado, pela imprensa local, como o processo de seleção para 2021.

Irlanda
Após o cancelamento do Festival Eurovisão 2020, a RTÉ manifestou interesse em participar na edição do próximo ano, mas não confirmou oficialmente a participação.
 
Portugal
A RTP também não confirmou oficialmente a participação de Portugal no Festival Eurovisão 2021, mas a chefe de delegação Carla Bugalho a garantir que apesar de "nada está ainda decidido" sobre a realização do Festival da Canção em 2021, "não me parece que o Festival da Canção 2021 esteja fora de questão". A cantora Elisa também revelou que não será a representante de Portugal em 2021, informação que não foi confirmada pela RTP.

Sérvia
A emissora sérvia RTS também não decidiu oficialmente a sua participação em 2021, sendo que a mesma deverá ser tomada nas próximas semanas, segundo as Hurricane, representantes do país em 2020, e que foram apontadas como escolhidas da RTS para o Festival Eurovisão do próximo ano.


Sem nenhuma informação (12)

Albânia 
Alemanha
Arménia
Bielorrússia
França
Islândia
Itália
Macedónia do Norte
Moldávia
Polónia 
Reino Unido
Rússia

Países que não marcaram presença em 2020 (8)

Andorra - não participará em 2021
Eslováquia
Hungria
Luxemburgo
Marrocos 
Mónaco
Montenegro
Turquia

 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.