Slider

[Olhares sobre o Eesti Laul 2020] Quem representará a Estónia no Festival Eurovisão 2020?


A Estónia escolhe, esta noite, os seus representantes para o Festival Eurovisão 2020 através do Eesti Laul 2020. Saiba quem são os favoritos do painel do Olhares do ESCPORTUGAL.


Baseado no sucesso dos Olhares sobre o Festival Eurovisão, iniciativa criada em 2009, o ESCPortugal realiza, esta temporada, a quarta edição do Olhares sobre as finais nacionais, em colaboração com o painel do ESCPORTUGAL Regiões. Depois dos Olhares sobre a Albânia, República Checa, Moldávia, Austrália, Letónia, Itália, Arménia, Lituânia, Noruega, Ucrânia e Eslovénia e Bielorrússia, a Estónia é o próximo país na lista de Olhares sobre as Finais Nacionais.

Doze candidatos disputam a Final do Eesti Laul 2020 com a votação a cargo do júri e do televoto em duas rondas: na primeira, o júri e o televoto escolhem os 3 superfinalistas, com o vencedor da ronda, onde apenas votará o público, a representar a Estónia em Roterdão.

Conheça, de seguida, as preferências do painel de comentadores:

Adão Nogueira aposta em Jaagup Tuisk com "Beautiful Lie"
Uma das maiores desilusões até ao momento... o que se passa para a Estónia estar com uma final tão fraca?! Onde anda aqueles país inovador, alternativo e, mesmo podendo nem sempre ter a escolha mais acertada, nada era tão mau como o que nos oferece este ano. Com umas semifinais nada apelativas e músicas a soar quase tudo ao mesmo la se destacou uma ou outra devido à interpretação e/ou voz do intérprete. Assim, e sem muita certeza sobre quem poderá sair vencedor este ano, a minha escolha vai para Jaagup Tuisk e “Beautiful Lie”, pode ser que com os seus agudos consiga vencer a concorrência.
 


André Eric-Fernandes aposta em Uku Suviste com "What Love Is"
Mais uma boa seleção esta da Estónia. Das finalistas, a minha preferência vai para "What Love Is" do Uku Suviste. É uma boa balada pop rock em crescendo que culmina num final super potente. Uku tem uma bela voz e oferece-nos uma interpretação bastante sincera deste tema. Intemporal!



André Pereira aposta em Jaagup Tuisk com "Beautiful Lie"
A minha canção favorita do Eesti Laul é "Beautiful Lie", uma canção que, apesar de ter dúvidas que passe à Final da Eurovisão, tem potencial para uma excelente atuação. Destaco ainda a voz de Jaguup e a letra da canção, uma das suas qualidades.


André Moreira aposta em Anett x Fredi com "Write About Me"
Na sua final de 2020, Estónia assegura a presença de muitas caras já conhecidas do mundo Eurovisivo e presenteia-nos com novos talentos. Ao vislumbrar cada uma das performances das Semi-Finais das canções concorrentes, agora, na final, apercebi-me que muito do impacto de algumas versões estúdio acabou por decair. A minha aposta incidirá em "Write About Me", canção despretensiosa, calma e com fortes influências Soul que me agradam em pleno. Ao vivo Anett é extremamente competente, garantindo, com Fredi um momento muito intimista, onde emoções e palavras são calmamente exteriorizadas, atingindo o público presente, bem como o telespectador. É muito provável que não chegue longe, mas a sua presença nesta final é de enorme importância.


Cláudio Guerreiro aposta em Uku Suviste com "What Love Is"
A Estónia oferece-nos este ano uma das melhores finais nacionais da temporada, não só em termos de produção, mas também em termos musicais. Ao ouvir o leque dos finalistas, posso dizer que poucas foram as vezes que me senti aborrecido com alguma música. Apesar de ser da opinião que tinha melhor proposta no ano passado, acaba por ser Uku Suviste a apresentar a melhor opção novamente nesta edição. Com um timbre que não passa despercebido e uns graves profundos (claramente o seu ponto forte), Uku capta a atenção dos ouvintes logo na primeira nota. Contundo, creio que ficará mais uma vez perto da vitória e ainda não será este ano que levará as cores do país até à Eurovisão.


    
Fábio Ventura aposta em Traffic com "Üks kord veel"
O Eesti Laul é uma das poucas selecções nacionais que gosto imenso de acompanhar, dada a qualidade das canções e do espectáculo em si. A edição deste ano mantém essas características que aprecio mas, infelizmente, começa a ser cada vez mais difícil ver canções em estoniano na final do evento - impera que a língua nacional daquele país regresse depois da vergonhosa prestação em Israel. Ainda assim, são várias as canções que gostei bastante. Para este Olhares, destaco duas: "Only Dream" da INGER, repetente e a minha favorita da edição passada, é uma canção adorável e querida no registo fofo da cantora; já "Üks kord veel" dos Traffic é uma canção bonita, cantada de forma bonita e com uma apresentação em palco bonita. Uma vez que gosto bastante de ambas, escolho a última por felizmente ser cantada em estoniano.


Hugo Sepúlveda aposta em Jaagup Tuisk com "Beautiful Lie"
Estónia podia encontrar um caminho mais virtuoso no que toca ao Eesti Laul! Com uma melhoria em relação ao ano anterior, continua a faltar algo na generalidade das músicas. Entre aqueles que se destacam, estão Uku Suviste, Uudo Sepp, STEFAN e até Traffic, mas o topo do pódio é Jaagup Tuisk que ocupa. Beautiful Lie é uma forte balada contemporânea e, talvez, a escolha mais segura para Estónia. O ponte forte de todo este conjunto é mesmo a actuação, bem elaborada e consolidada, eleva a canção ao ponto de ser mais intensa. No entanto, talvez por ser tudo tão bem pensado, carece de um traço mais genuíno.


Nuno Carrilho aposta em Egert Milder com "Georgia (On My Mind)"
Outro dos países cuja final nacional não me cativou... No entanto, entre as 12 propostas finalistas, há algumas com bastante potencial para representar a Estónia na Eurovisão. Os meus doze pontos vão para Egert Milder com "Georgia (On My Mind)": uma canção animada e cativante, com uma mensagem subliminar... que poderá dar muita "dor de cabeça" nos próximos meses.


Rúben Ameixa aposta em Uudo Sepp com "I'm Sorry. I Messed Up"
Desde o timbre de voz, à letra e melodia, tudo combina. Um leque de canções fortes, mas creio que Uudo com um cenário intimista tem fortes possibilidades de conseguir um bom resultado para a Estónia.


Aceda, de seguida, aos resultados das votações dos 9 comentadores:



 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL /Imagem: Google / Vídeo: Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.