Slider

[Olhares sobre o DORA 2020] Quem representará a Croácia no Festival Eurovisão 2020?


A Croácia escolhe, esta noite, os seus representantes para o Festival Eurovisão 2020 através do DORA 2020. Saiba quem são os favoritos do painel do Olhares do ESCPORTUGAL.


Baseado no sucesso dos Olhares sobre o Festival Eurovisão, iniciativa criada em 2009, o ESCPortugal realiza, esta temporada, a quarta edição do Olhares sobre as finais nacionais, em colaboração com o painel do ESCPORTUGAL Regiões. Depois dos Olhares sobre a Albânia, República Checa, Moldávia, Austrália, Letónia, Itália, Arménia, Lituânia, Noruega, Ucrânia e Eslovénia, Bielorrússia e Estónia, eis chegado o momento da Croácia entrar no lote de países analisados.

Dezasseis candidatos disputam a Final do DORA 2020, com um júri regional e o televoto a serem os responsáveis pela escolha dos representantes da Croácia no Festival Eurovisão 2020 em  Roterdão.

Conheça, de seguida, as preferências do painel de comentadores:

Adão Nogueira aposta em Damir Kedzo com "Diivlji vjetre"
Tal como no ano passado a Croácia decide disponibilizar no dia anterior à sua final nacional uns pequenos snippets. Os apenas cerca de 25 segundos de cada música participante não dá para se perceber muita coisa, mas de salientar a variedade de músicas e o número de canções em croata. Assim de entre as músicas que me conseguiram chamar a atenção destaco Damir Kedzo, Colonia, Lorena, Mia, Inkira e Dana. Tudo dependerá das suas prestações ao vivo mas por mim venceria o Damir e (os seus ventos selvagens) “Divlji Vjetre”.


André Eric-Fernandes aposta em Aklea Neon com "Zovi ju mama"
Tendo em conta os breves excertos disponiveis, esta opinião é bastante subjetiva. Do lote, as que mais me interessa ouvir são as propostas de Aklea Neon, Indira, Mia Negovetić e Colonia. No entanto, fui à procura de outros temas destes artistas e o universo de Aklea Neon é o que mais me agrada. Ela explora a world music, tem uma boa presença em palco e "Zovi ju mama" promete uma batida afro electronica. Bastante curioso de ouvir na íntegra.

Cláudio Guerreiro aposta em Damir Kedzo com "Divlji vjetre"
Devido ao facto de terem apresentado os excertos das canções muito em cima do dia da final, acaba por se tornar um pouco difícil ganhar familiaridade com alguma das músicas em competição. No entanto, três delas acabaram por se destacar na minha opinião: “Divlji Vjetre”, “When It Comes to You” e “You Will Never Break My Heart”. A minha preferência vai para a primeira opção: uma canção muito na linha das baladas balcânicas que os países daquelas bandas nos têm habituado.

Fábio Ventura aposta em Zdenka Kovacicek com "Love Love Love"
É muito complicado avaliar dezasseis canções com base em excertos de poucos segundos revelados na véspera da final nacional croata. Tendo isso em mente, "Love, Love, Love", "Naivno", "Zovi ju mama", "You Will Never Break My Heart" e "Zidina" são aquelas que mais promissoras me parecem. Veremos ao vivo e na íntegra como será!
 
Hugo Sepúlveda aposta em Colonia com "Zidina"
Tal como aconteceu em 2019, a HRT optou por publicar apenas excertos das músicas! Apesar de ser pouco para ter uma boa percepção, até se encontra uma boa variedade musical. Entre as várias snippets, Aklea Neon, Mia Negovetić, Indira, Damir Kedžo e Colonia são algumas das que se destacaram! Apesar de algumas músicas em inglês ou com essa língua predominante serem boas, fica sempre aquela vontade de ver algo mais étnico e, por isso, espero que a Croácia escolha bem e de forma que se diferencie do resto.

Nuno Carrilho aposta em Damir Kedzo com "Divlji vjetre"
Dezasseis canções e pequenos excertos revelados na véspera da escolha: em suma, tarefa extremamente complicada. No entanto, consigo destacar "Divlji vjetre", interpretada por Damir Kedzo, cujo excerto deixa antever uma grande canção. Contudo, tudo dependerá dos 95% da canção que apenas conheceremos no direto. Porém, acho que a Croácia tem algumas propostas bem interessantes para Roterdão.

Aceda, de seguida, aos resultados das votações dos 6 comentadores:

1.º Damir Kedžo – "Divlji vjetre (Wild winds)" - 49 pontos
2.º Indira – "You Will Never Break My Heart" - 45 pontos
3.º Colonia – "Zidina (Walls)" - 42 pontos
4.º Mia Negovetić – "When it Comes to You" - 37 pontos
5.º Aklea Neon – "Zovi ju mama (Call her mama)" - 33 pontos
6.º Đana – "One" - 25 pontos
7.º Bojan Jambrošić – "Više od riječi (More than words)" - 24 pontos
8.º  Zdenka Kovačićek – "Love, Love, Love" - 18 pontos
9.º Marin Jurić Čivro – "Naivno (Naive)" - 15 pontos
10.º  Elis Lovrić – "Jušto" - 15 pontos
11.º Edi Abazi – "Coming home" - 13 pontos
12.º. Lorena Bućan – "Drowning" - 13 pontos
13.º  Jure Brkljača – "Hajde nazovi me! (Come on, call me!)" - 11 pontos
14.º Nikola Marjanović – "Let’s forgive" - 4 pontos
15.º Alen Vitasović & B. Matija Čerina – "Da se ne zatare (So as not to get old)" - 3 pontos
16.º Lorenzo feat Dino Purić & Reper iz sobe – "Vrati se iz Irske (Come back from Ireland)" - 1 ponto



 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL /Imagem: Google / Vídeo: Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.