Slider

[Olhares sobre o Depi Evratesil] Quem representará a Arménia no Festival Eurovisão 2020?


A Arménia escolhe, esta noite, os seus representantes para o Festival Eurovisão 2020 através do Depi Evratesil. Saiba quem são os favoritos do painel do Olhares do ESCPORTUGAL.


Baseado no sucesso dos Olhares sobre o Festival Eurovisão, iniciativa criada em 2009, o ESCPortugal realiza, esta temporada, a quarta edição do Olhares sobre as finais nacionais, em colaboração com o painel do ESCPORTUGAL Regiões. Depois dos Olhares sobre a Albânia, República Checa, Moldávia, Austrália, Letónia, Itália e Lituânia, a Arménia é o próximo país na lista de Olhares sobre as Finais Nacionais.

Doze candidatos disputam o Depi Evratesil sendo que o público e os dois júris (um nacional e um internacional) serão os responsáveis pela escolha dos representantes da Arménia no Festival Eurovisão 2020.

Conheça, de seguida, as preferências do painel de comentadores:

    
Adão Nogueira aposta em TOKIONINE com "Save Me"
A Arménia apresenta-nos este ano uma final muito morna. Com um lote de canções muito básico, as 3 principais propostas destacam-se em muito mesmo tendo ainda muito trabalho a fazer. De entre elas a que poderá levar mais alto, será Tokionine e “Save Me” uma vez que apresenta uma produção moderna encaixando-se na abordagem que o país tem apresentado nos últimos anos. Alem disso, apresenta potencial para criar uma encenação forte no palco do ESC.

      
André Eric-Fernandes aposta em Eva Rida com "No Love"
Sem grandes espectativas, acho esta final bastante chata, preguiçosa e com pouco a ver com os meus gostos. A proposta pela qual tenho maior simpatia é "No Love" da Eva Rida. A música sofre de algumas carências, não é a melhor, mas a Eva tem um vozeirão incrível. Até pode resultar em qualquer coisa de agradável. Do lote é realmente a única que me dá vontade de ouvir segunda vez.

  
André Moreira aposta em Athena Manoukian com "Chains on You"
Arménia oferece-nos a pior final nacional até ao momento. Considero o leque de canções muito pobre em qualidade. Há certas canções que se destacam pela negativa e, a grande maioria, acabou por me ser indiferente. No meio de todas elas a minha enorme favorita é a "Chains On You" de Athena. É uma canção moderna que funde as sonoridades pop de Ariana Grande e Rihanna com as do rap-comercial presentes nas canções de Nicki Minaj. Ainda assim é uma canção que precisa de muita presença de palco e atitude. Só com Athena capaz esta canção poderá ir longe.

     
Cláudio Guerreiro aposta em TOKIONINE com "Save Me"
Ai Arménia, Arménia… Não é por ficares uma vez pela semifinal depois de uma escolha interna que tens de mudar um método de seleção que até se tem revelado o mais eficaz. Infelizmente (e digo isto pelo facto da Arménia ser um dos meus países preferidos na Eurovisão), esta é a final nacional mais fraca da temporada. É que nem a Moldávia apresentou propostas tão desinspiradas. Os arranjos da maioria das canções são tão maus que até dói ter de fazer um top 10. Contudo, há uma música que consegue ser a mais profissional de todas e que com umas ligeiras melhorias poderá dar ao país a mínima hipótese de voltar à final. “Save Me” é uma canção pop que parece ter um cantor com uma voz perfeitamente à altura do tema e que com os devidos arranjos poderá aspirar a dar algum destaque à Arménia.

  
Diogo Cabral aposta em  Miriam Baghdasaryan com "Run Away"
Chegou o Depi Evratesil 2020, por parte da Arménia, sem grandes novidades e inovações. Sem algo de grande qualidade musical. De todas as canções nesta final europeia, destacaria Miriam Baghdasaryan e "Run away". Uma das poucas que acho que poderá alcançar sucesso se rumar até aos Países Baixos. A Arménia não traz nada de surpreendente como em outros anos (2008, 2014, por exemplo). A cantora tem um timbre interessante e uma canção que me prendeu. Boa sorte.

    
Fábio Ventura aposta em Miriam Baghdasaryan com "Run Away"
A Arménia, que conseguiu o top 10 da Final da Eurovisão em sete de treze participações, falhou porém o apuramento para a última gala já por dois anos consecutivos, obtendo inclusivamente o seu pior resultado de sempre em Israel. A decisão de retomar o Depi Evratesil surge com o intuito de voltar aos tops do festival mas, com este lote de doze canções em concurso, duvido que o consiga fazer. A maior parte das canções são genéricas e sem sal. A da Miriam Baghdassarian, "Run Away", canção extremamente mediana e um pouco datada, que só se constrói tardiamente, cresce com a talentosa voz da intérprete e artista. Acredito que fará uma boa actuação ao vivo e parece-me ser a única candidata com algum potencial para lutar pelo lugar na Final em Roterdão.

     
Hugo Sepúlveda aposta em TOKIONINE com "Save Me"
Arménia bateu no fundo e ainda não saiu.. Com o retorno de Depi Evratesil, seria de esperar que pudesse vir aquele que traria um bom resultado para a Arménia, mas não, visto que grande parte desta selecção parece muito amadora! No meu top 2, Vladimir Arzumanyan e TOKIONINE são os que me parecem ser as melhores apostas. Desses, Save Me, que não é uma obra-prima, traz modernidade, ritmo e aquele “I want you to save me” fica-me na cabeça! Caso ganhe, poderia dar uns retoques à música, nem que juntasse uns sons mais étnicos - mas isto já sou eu a sonhar demais.

    
Nuno Carrilho aposta em Athena Manoukian com "Chains on You"
Em tempos, a Arménia era considerada como uma das potências do Festival Eurovisão com grandes canções e atuações no palco eurovisivo. Contudo, ao longo dos últimos anos, a Arménia entrou numa crise de resultados e, pelos vistos, numa crise de originalidade e criatividade. Se a seleção interna de Telavive falhou... nem sei que dizer sobre o Depi Evratesil. Uma final nacional fraca (muito fraca mesmo) e com uma escassez enorme de talento e de criatividade. No meio de tanta canção fraca (algumas parecem autênticas demos), dou os meus 12 pontos a "Chains on You", uma canção que, apesar de ser a melhor (ou menos má) a concurso, não acredito que consiga um grande resultado em Roterdão. Vamos esperar para ver... Mas Boa Sorte Arménia (bem precisa!)!.
      
Aceda, de seguida, aos resultados das votações dos 8 comentadores:

1.º TOKIONINE - "Save Me" - 69 pontos
5.º EVA Rida - "No Love" - 37 pontos
6.º ERNA - "Life Faces" - 38 pontos
8.ºKarina EVN - "Why?"  - 32 pontos
9.º Agop - "Butterflies" - 20 pontos
10.º Gabriel Jeeg - "It's Your Turn"  - 15 pontos
11.º Hayk Music - "What it is to be in love" - 13 pontos
12.º Arthur Aleq - "Heaven" - 13 pontos
 

 
 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL /Imagem: Google / Vídeo: Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.