Itália: Como funciona a votação no 'Festival di Sanremo 2020'?


Depois da polémica em torno da votação na edição do ano passado, a emissora italiana RAI procedeu a inúmeras mudanças na votação do Festival di Sanremo 2020.

24 candidatos disputam, a partir de hoje, a 70.ª edição do Festival di Sanremo, evento que terá lugar no Teatro Ariston e contará com apresentação de Amadeus. O novo diretor artístico e apresentador do certame foi um dos impulsionadores das mudanças na votação do concurso deste ano, depois da polémica em torno da edição do ano passado. Além disso, ao contrário de 2019, a categoria Nuove Proposte está de regresso ao concurso, mas a decisão para o Festival Eurovisão 2020 estará restrita à categoria Campioni, sendo a mesma dependente da decisão preliminar dos artistas.

Aceda, de seguida, ao funcionamento das cinco galas do Festival di Sanremo 2020:

Primeira e Segunda Gala - 4 e 5 de fevereiro
As duas primeiras galas do Festival di Sanremo 2020 contarão com a apresentação das 24 canções participantes na categoria Campioni, com 12 canções em cada uma das galas. Por sua vez, os 8 artistas da Nuove Proposte serão divididos em duelos, com os derrotados a ficarem de fora da competição. A votação das galas estará a cargo de um júri demoscópico, formado por 300 entidades escolhidas pela RAI para representar a população italiana.

Terceira gala - 6 de fevereiro
Os 24 participantes da categoria Campioni subirão ao palco do concurso com artistas convidados, interpretando temas históricos do Festival di Sanremo, estando a votação a cargo dos elementos da orquestra do certame. Por sua vez, na categoria Nuove Proposte, os quatro candidatos estarão à votação do televoto, júri de imprensa e júri demoscópico, com os dois mais votados a apurarem-se para a Final da categoria.

Quarta Gala  - 7 de fevereiro
Os 24 participantes da categoria Campioni voltam a interpretar os seus temas, sendo que a votação estará a cargo do júri de imprensa, formado por jornalistas de rádio, televisão e internet. Por outro lado, o vencedor da categoria Nuove Proposte será decidido pelo público, júri de imprensa e júri demoscópico.

Quinta Gala - Grande Final  - 8 de fevereiro
Os 24 participantes da categoria Campioni voltam a interpretar os seus temas, sendo que a votação da gala estará a cargo do júri de imprensa (33%), júri demoscópico (33%) e televoto (34%). Contudo, os três superfinalistas serão escolhidos através da ponderação das votações das diferentes galas. Na SuperFinal, o vencedor será escolhido pela mesma ponderação mas, desta vez, os pontos serão redefinidos e apenas serão contabilizados os pontos/votos da SuperFinal.

   
Aceda, de seguida, à lista de candidatos do Festival di Sanremo 2020:
Achille Lauro - "Me ne frego"
Alberto Urso  - "Il sole ad est"
Anastasio - "Rosso di rabbia"
Bugo e Morgan - "Sincero"
Diodato - "Fai rumore"
Elettra Lamborghini - "Musica (E il resto scompare)"
Elodie - "Andromeda"
Enrico Nigiotti - "Baciami adesso"
Francesco Gabbani - "Viceversa"
Giordana Angi - "Come mia madre"
Irene Grandi - "Finalmente io"
Junior Cally - "No grazie"
Le Vibrazioni - "Dov'è"
Levante - "Tiki Bom Bom"
Marco Masini - "Il Confronto"
Michele Zarrillo - "Nell'estasi o nel fango"
Paolo Jannacci - "Voglio parlarti adesso"
Piero Pelù - "Gigante"
Pinguini Tattici Nucleari - "Ringo Starr"
Rancore - "Eden"
Raphael Gualazzi - "Carioca"
Rita Pavone - "Niente (Resilienza 74)"
Riki - "Lo sappiamo entrambi"
Tosca - "Ho amato tutto"
 
Estreante em 1956, a Itália conta com 45 participações no Festival Eurovisão, tendo estado fora do certame entre 1998 e 2010, apesar de ter triunfado em 1964 e 1990. Mahmood e "Soldi" foram os representantes italianos em Telavive, terminando em 2.º lugar com 472 pontos, menos 26 que o vencedor da edição, tendo recebido 13 pontos de Portugal (7 do televoto e 6 do júri). 


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: RAI/ESCPlus/Imagem/Vídeo: Eurovision.tv

2 comentários:

  1. Anónimo20:02

    A verdadeira questão é como se vê na net já que no serviço raiplay está bloqueado em Portugal? ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo21:38

      Já vai quase a meio, mas… https://www.youtube.com/watch?v=zr7ltdXSVC4

      Eliminar